DESAFIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
Autor(es):
MARTINS, NAUANNE RAYELLE VASCONCELOS
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
A principal causa da desmotivação dos estudantes muitas vezes é ocasionada pela metodologia utilizada pelo professor ao repassar os conteúdos. Vale destacar que no Ensino de Química para despertar o interesse do educando é de suma importância o uso de uma linguagem mais atraente, que relacione o conteúdo visto em sala de aula com o dia a dia do aluno e a inserção das Tecnologias Digitais proporciona essa contextualização. Porém, não podemos esquecer que nos cursos de licenciatura em Química durante a formação inicial dos professores, esses aspectos influenciam na prática do futuro educador. Diante do exposto, o presente trabalho teve como problema de pesquisa, quais as dificuldades enfrentadas na formação inicial dos professores recém-formados em Química na utilização das tecnologias digitais no contexto de sala de aula?, objetivo geral desse estudo é descrever as dificuldades enfrentadas na formação inicial dos professores de Química de um curso em Licenciatura em Química da cidade de Crateús no uso das tecnologias digitais educacionais, e os objetivos específicos apresentar pesquisas que denotem a eficácia da utilização das tecnologias digitais no Ensino de Química e caracterizar a formação docente na utilização das tecnologias digitais no Ensino da Química. A metodologia foi desenvolvida por meio do estudo de caso, que permite uma investigação detalhada da problemática procurando entender o seu porquê. Inicialmente foi feita uma entrevista semiestruturada com um total de oito recém-formados na licenciatura em Química, egressos de um curso de Licenciatura em Química da cidade de Crateús do ano de dois mil e dezessete e dois mil e dezoito abordando os questionamentos apresentados durante o desenvolvimento deste trabalho. Portanto, uma forma de contextualizar e trazer esta ciência para mais próximo dos estudantes seria por meio da inserção de ferramentas tecnológicas no Ensino de Química.
Palavras Chave: Ensino de Química. Tecnologias Digitais. Formação Inicial.
Abstract:
The main cause of students demotivation is often caused by the methodology used by the teacher when passing the contents. It is worth mentioning that in Teaching Chemistry to arouse the interest of the student is of utmost importance the use of a more attractive language, which relates the content seen in the classroom with the student's day to day and the insertion of the Digital Technologies provides this contextualization. However, we must not forget that in undergraduate courses in chemistry during the initial formation of teachers, these aspects influence the practice of the future educator. In view of the above, the present study had as a research problem, what’re the difficulties faced in the initial training of newly graduated professors in Chemistry in the use of digital technologies in the context of the classroom ?general objective of this study is to describe the difficulties faced in the initial training of Chemistry teachers of a course in Chemistry Degree in the city of Crateus in the use of digital educational technologies, and the specific objectives to present research that denote the effectiveness of the use of digital technologies in the Teaching of Chemistry and characterize teacher training in the use of digital technologies in Teaching Chemistry. The methodology was developed through the case study, which allows a detailed investigation of the problematic trying to understand its why. Initially, a semi-structured interview was conducted with a total of eight fresh graduates graduating in Chemistry, graduates of a Chemistry Degree course in the city of Crateus in the year two thousand and seventeen and two thousand and eighteen, addressing the questions raised during development this work. Therefore, one way of contextualizing and bringing this science closer to the students would be through the insertion of technological tools in the Teaching of Chemistry.
Keywords: Chemistry Teaching. Digital Technologies. Initial formation.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
MARTINS, NAUANNE RAYELLE VASCONCELOS. DESAFIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1