Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
DESAFIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

Autor(es):
MARTINS, NAUANNE RAYELLE VASCONCELOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
A principal causa da desmotivação dos estudantes muitas vezes é ocasionada pela
metodologia utilizada pelo professor ao repassar os conteúdos. Vale destacar que no
Ensino de Química para despertar o interesse do educando é de suma importância o
uso de uma linguagem mais atraente, que relacione o conteúdo visto em sala de aula
com o dia a dia do aluno e a inserção das Tecnologias Digitais proporciona essa
contextualização. Porém, não podemos esquecer que nos cursos de licenciatura em
Química durante a formação inicial dos professores, esses aspectos influenciam na
prática do futuro educador. Diante do exposto, o presente trabalho teve como
problema de pesquisa, quais as dificuldades enfrentadas na formação inicial dos
professores recém-formados em Química na utilização das tecnologias digitais no
contexto de sala de aula?, objetivo geral desse estudo é descrever as dificuldades
enfrentadas na formação inicial dos professores de Química de um curso em
Licenciatura em Química da cidade de Crateús no uso das tecnologias digitais
educacionais, e os objetivos específicos apresentar pesquisas que denotem a eficácia
da utilização das tecnologias digitais no Ensino de Química e caracterizar a formação
docente na utilização das tecnologias digitais no Ensino da Química. A metodologia
foi desenvolvida por meio do estudo de caso, que permite uma investigação detalhada
da problemática procurando entender o seu porquê. Inicialmente foi feita uma
entrevista semiestruturada com um total de oito recém-formados na licenciatura em
Química, egressos de um curso de Licenciatura em Química da cidade de Crateús do
ano de dois mil e dezessete e dois mil e dezoito abordando os questionamentos
apresentados durante o desenvolvimento deste trabalho. Portanto, uma forma de
contextualizar e trazer esta ciência para mais próximo dos estudantes seria por meio
da inserção de ferramentas tecnológicas no Ensino de Química.  

 

Palavras Chave: Ensino de Química. Tecnologias Digitais. Formação Inicial.

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 



Abstract:
The main cause of students demotivation is often caused by the methodology used by
the teacher when passing the contents. It is worth mentioning that in Teaching
Chemistry to arouse the interest of the student is of utmost importance the use of a
more attractive language, which relates the content seen in the classroom with the
student's day to day and the insertion of the Digital Technologies provides this
contextualization. However, we must not forget that in undergraduate courses in
chemistry during the initial formation of teachers, these aspects influence the practice
of the future educator. In view of the above, the present study had as a research
problem, what’re the difficulties faced in the initial training of newly graduated
professors in Chemistry in the use of digital technologies in the context of the
classroom ?general objective of this study is to describe the difficulties faced in the
initial training of Chemistry teachers of a course in Chemistry Degree in the city of
Crateus in the use of digital educational technologies, and the specific objectives to
present research that denote the effectiveness of the use of digital technologies in the
Teaching of Chemistry and characterize teacher training in the use of digital
technologies in Teaching Chemistry. The methodology was developed through the
case study, which allows a detailed investigation of the problematic trying to
understand its why. Initially, a semi-structured interview was conducted with a total of
eight fresh graduates graduating in Chemistry, graduates of a Chemistry Degree
course in the city of Crateus in the year two thousand and seventeen and two thousand
and eighteen, addressing the questions raised during development this work.
Therefore, one way of contextualizing and bringing this science closer to the students
would be through the insertion of technological tools in the Teaching of Chemistry.

 

Keywords: Chemistry Teaching. Digital Technologies. Initial formation.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
MARTINS, NAUANNE RAYELLE VASCONCELOS. DESAFIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1