AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE DISCENTES NO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Autor(es):
SOUSA, RÓGERES RODRIGUES DE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
Objetivou-se, em linhas gerais, discutir sobre o processo de avaliação da aprendizagem de alunos do ensino superior, na modalidade a distância. Especificamente, intentou-se buscar e avaliar as evidências disponíveis na literatura sobre esse processo avaliativo, bem como sintetizar o conhecimento produzido por docentes/pesquisadores da área de Educação. Trata-se de revisão integrativa da literatura, realizada a partir de publicações científicas indexadas nas seguintes bases de dados de acesso gratuito, da área de Educação: Portal Capes, Redalyc e Educ@ Scielo. Os artigos foram levantados por meio da utilização do operador “AND” para cruzamento das seguintes palavras-chave: Avaliação, Aprendizagem e Educação a Distância. Para coleta de dados, tomaram-se como base a questão norteadora, os critérios de inclusão e o instrumento previamente elaborado. Foram selecionados sete artigos produzidos e/ou publicados em periódicos da área de Educação: dois localizados no Portal Capes; três, na Redalyc; e três, no Educ@Scielo. Em relação ao delineamento de pesquisa, constataram-se investigações descritivas, analítica- descritiva e um relato de experiência. Deste modo, sobressaiu-se o delineamento qualitativo. Os achados destacaram que a avaliação da aprendizagem no ensino a distância, ainda, apresenta influências marcantes do ensino presencial, muitas vezes, voltado para avaliação tradicional, sinalizada pela mensuração quantitativa do conhecimento de discentes. Portanto, urge ponderar as peculiaridades do ensino a distância, tendo em vista o caráter não presencial, não anula a necessidade de avaliação da aprendizagem.
Palavras-chave: Avaliação. Aprendizagem. Educação a Distância.
Abstract:
The main objective was to discuss the process of evaluation of the learning of higher education students, in the distance modality. Specifically, we attempted to search for and evaluate the available evidence in the literature about this evaluation process, as well as to synthesize the knowledge produced by teachers / researchers in the area of Education. It is an integrative review of the literature, carried out from scientific publications indexed in the following databases of free access, from the area of Education: Portal Capes, Redalyc and Educ @ Scielo. The articles were collected through the use of the "AND" operator to cross the following keywords: Evaluation, Learning and Distance Education. For data collection, the guiding question, the inclusion criteria and the previously elaborated instrument were taken as a basis. Seven articles produced and / or published in periodicals of the Education area were selected: two located in Portal Capes; three at Redalyc; and three, in Educ @ Scielo. In relation to the research design, descriptive, descriptive and descriptive investigations and an experience report were verified. In this way, the qualitative design was emphasized. The findings pointed out that the evaluation of learning in distance education also shows marked influences of face-to-face teaching, often aimed at traditional assessment, signaled by the quantitative measurement of student knowledge. Therefore, it is urgent to consider the peculiarities of distance learning, considering the non-presential nature, does not negate the need to evaluate learning.
SOUSA, RÓGERES RODRIGUES DE. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE DISCENTES NO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1