Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PRINCÍPIO DA INDUÇÃO FINITA EM CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO

Autor(es):
DUARTE, EDÍLSON ABREU

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
Nesse trabalho, tentaremos estimular a ideia de como o princípio da indução matemática, um dos métodos de demonstrações da matemática, pode ser usado no ensino médio. Para isso, mostramos alguns tipos de demonstrações mais utilizadas na matemática: a demonstração direta, demonstração indireta, demonstração por absurdo e, por fim, a demonstração por indução. E, assim, mostrar várias provas de teoremas que estão em conteúdos do ensino médio por meio da indução. Mas não apenas mostrando o usual da indução, e sim o passo a passo do raciocínio indutivo, desde a conjectura ao processo algébrico das fórmulas. Sempre enfatizando que a formação da conjectura, observando os padrões que surgem, é parte essencial para a formação matemática do aluno. Sendo o diferencial desse trabalho, a tentativa de trazer o raciocínio indutivo por essência, fazendo com que os professores de ensino médio tenham uma visão diferente das demonstrações, principalmente da indução, na sala de aula.
Palavras chave: Demonstrações. Indução. Ensino médio.

Abstract:
In this work, we will try to encourage the idea of how the principle of mathematical induction, one of the methods of mathematical statements, can be used in high school. For this, we show some types of frequently used statements in mathematics, direct, indirect demonstration, demonstration by absurd and, finally, the proof by induction. And so, show several proofs of theorems that are in high school content through induction. But not just showing the usual induction, and the step by step of inductive reasoning, Since the algebraic process conjecture of formulas. Always emphasizing that the formation of the conjecture, noting patterns that arise, is an essential part of student training. Being the difference of this work, this attempt to bring inductive reasoning by essence, making the high school teachers have a different view of the demonstrations, mainly of induction, in the classroom.
Keywords: Statements. Induction. High school.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
DUARTE, EDÍLSON ABREU. PRINCÍPIO DA INDUÇÃO FINITA EM CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO. 2015. 72 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1