Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS NO TURISMO ENOGASTRONÔMICO BRASILEIRO: TURISMO NO PAÍS DAS IGUARIAS

Autor(es):
COSTA, EWERTON REUBENS COELHO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
Esta dissertação trata de indicações Geográficas (IGs) e turismo enogastronômico no Brasil, discute a inclusão das indicações geográficas no turismo, revelando os benefícios que as indicações geográficas oferecem para a atividade turística brasileira. Indicações geográficas (IGs) são formas de proteções legais que nomeiam e protegem lugares e produções procedentes. No Brasil há dois tipos de Indicação Geográfica: Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO), diferenciações oficialmente amparadas por lei. Os bens com registro de indicações geográficas tornam-se embaixadores de seus lugares de origem, tendo relevância cultural e econômica absorvida pelo mercado turístico. O Brasil possui 51 indicações geográficas. Apesar de as indicações geográficas serem mais aplicadas em produtos agroalimentares, observa-se que passam a ser incorporadas na atividade turística, principalmente no turismo enogastronômico. Segmento conceituado como deslocamento do lugar de residência a outro a fim de entender a cultura de um destino conhecido pela produção agroalimentar, entrar em contato direto com o produtor, visitar a área destinada à preparação da matéria-prima e embalagem posterior, degustar e, eventualmente, adquirir as especialidades. Considerando o contexto apresentado o objetivo geral da investigação é analisar o uso das indicações geográficas no turismo enogastronômico brasileiro. O percurso metodológico adotado se utilizou do método fenomenológico com coleta bibliográfica e documental. A análise realizada foi realizada com discussão e reflexão a luz de referenciais teóricos pertinentes ao tema e ao método utilizado. As IGs ainda são pouco conhecidas no Brasil, resultando na pouca quantidade de IGs presentes no País. O turismo enogastronômico é um dos segmentos mais adequados para a utilização de IGs em função da forma como valoriza os aspectos da cultura alimentar em todas as suas possibilidades. No Brasil duas regiões distintas se destacam com o uso de IGs: o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, e o Vale do São Francisco, no Nordeste brasileiro – ambas as regiões se destacam pela vitivinicultura, estimulada com a valorização das IGs existentes em cada região. Conclui-se que o uso das indicações geográficas no turismo dinamiza o crescimento para atividade turística e do lugar que as utilizam, valorizando a identidade e o desenvolvimento local.
Palavras-chave: Atividade turística, Desenvolvimento local, Indicações Geográficas, Terroir, Turismo Enogastronômico.

Abstract:
This Master's thesis deals with Geographical Indications (GIs) and eno-gastronomic tourism in Brazil, discusses the inclusion of geographical indications in tourism, revealing the benefits that geographical indications offer for Brazilian tourism. Geographical indications (GIs) are forms of legal protections that name and protect places and coming productions. In Brazil has two types of Geographical Indication: Indication of Origin (IP) and Designation of Origin (DO), differentiations officially supported by law. The consumer goods with geographical indications registry become ambassadors of their places of origin, and cultural and economic relevance absorbed by the tourist market. The Brazil has 51 geographical indications. Despite the geographical indications be more applied in agri-food products, it is observed that become incorporated into tourism, mainly in eno-gastronomic tourism. Conceptualized segment as the place of residence shift to another in order to understand the culture of a destination known for agrifood production, direct contact with the producer, visiting the area for preparation of raw materials and subsequent packaging, taste and eventually acquire specialties. Considering the context presented the overall objective of this investigation was to examine the use of geographical indications in the Brazilian eno-gastronomic tourism. The adopted methodological approach was used the phenomenological method with bibliographic and documentary collection. The analysis was performed with discussion and reflection light of theoretical references relevant to the topic and the method used. Geographical indications are still little known in Brazil, resulting in a small amount of geographical indications present in the country. The eno-gastronomic tourism is one of the most appropriate segments to implement the use of geographical indications depending on how valued aspects of food culture in all its possibilities. In Brazil two distinct regions stand out with the use of geographical indications: Vale dos Vinhedos in Rio Grande do Sul, and Vale do São Francisco, Northeast Brazil - both regions stand out for the wine industry, stimulated the appreciation of existing geographical indications in each region. We conclude that the use of geographical indications in tourism boosts growth for tourism and the place that the use, valuing the identity and local development.
Keywords: Tourist Activity, Local Development, Geographical Indications, Terroir, Eno-Gastronomic Tourism.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
COSTA, EWERTON REUBENS COELHO. INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS NO TURISMO ENOGASTRONÔMICO BRASILEIRO: TURISMO NO PAÍS DAS IGUARIAS. 2015. 223 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1