Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM TANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: INDICADORES PARA POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E DE SAÚDE

Autor(es):
Souza, Marcelo Franco e

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos diagnósticos que mais vem ganhando importância e promovido debates acerca da necessidade de inclusão de crianças e jovens com TDAH no ambiente escolar. Se caracteriza por níveis inadequados de atenção, levando a distúrbios motores, perceptivos, cognitivos e comportamentais. De epidemiologia crescente (prevalência entre 3% e 6% em todo o mundo e no Brasil) e etiologia complexa (multifatorial, combinando componentes biológicos e sociais). Apesar de ser considerado por muitos como transtorno do neurodesenvolvimento, de origem biológica, há uma discussão crescente sobre seus aspectos culturais e sociais. O objetivo foi mostrar como o TDAH está contemplado nas políticas públicas de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, mapeando esses sujeitos e suas características e discutindo se essas políticas de fato estão sendo eficazes e eficientes. A pesquisa propõe o diálogo da epidemiologia clínica com a antropologia médica, que contemple os conhecimentos sociológicos, psicológicos e educacionais e também ciências biomédicas, no intuito de subsidiar as políticas existentes, contribuindo no âmbito local, com dados acerca do TDAH em Fortaleza. A taxa de prevalência foi obtida através de avaliação cognitiva com alunos e alunas não-diagnosticados, com suspeita de transtornos de aprendizagem, advindos de escolas públicas e privadas. Os estudantes foram avaliados através de testes neuropsicológicos em seu contexto social e familiar e nos marcadores do neurodesenvolvimento, implicados na fisiopatologia do TDAH, através de anamnese. Os dados obtidos foram discutidos à luz das políticas de inclusão e da literatura especializada, promovendo o debate entre os campos da educação, da saúde e das políticas públicas.
Palavras-Chave: TDAH. Inclusão. Políticas Públicas. Educação, Saúde.

Abstract:
Attention deficit/hyperactivity disorder (ADHD) is one of the diagnoses that comes more gaining importance and promoted discussions about the need of inclusion of children and young people with ADHD in the school environment. It is characterized by inadequate levels of care, leading to motor disorders, perceptual, cognitive and behavioral. Increasingly epidemiology (prevalence between 3% and 6% throughout the world and in Brazil) and etiology complex (multifactorial, combining biological and social components). Although considered by many as neurodevelopmental disorder of biological origin, there is increasing discussion of their cultural and social aspects. The objective was to show how ADHD is included in public policy of inclusion of people with special educational needs, mapping these subjects and their characteristics and discussing whether these policies are actually being effective and efficient. The research proposes the clinical epidemiology dialogue with medical anthropology, covering the sociological, psychological and educational knowledge and also biomedical sciences in order to support existing policies, contributing at the local level, with information about ADHD in Fortaleza. The prevalence rate was obtained through cognitive assessment with students and not diagnosed with suspected learning disorders, comes from public and private schools. Students were assessed by neuropsychological tests in their social and family context and neurodevelopmental markers implicated in the pathophysiology of ADHD through anamnese. The data were discussed in the light of inclusion and literature policies, promoting debate between the fields of education, health and public policy.
Keywords: ADHD. Inclusion. Public Policy. Education. Health.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Souza, Marcelo Franco e. A INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM TANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: INDICADORES PARA POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E DE SAÚDE. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1