Formação pedagógica de docentes nos cursos da área da saúde da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza
Autor(es):
Cavalcante, Jurandir Fernandes
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2015
Resumo:
CAVALCANTE, Jurandir Fernandes. Formação pedagógica de docentes nos
cursos da área da saúde da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.
Dissertação (Mestrado Profissional Ensino na Saúde – Universidade Estadual do
Ceará, Fortaleza, 2015.
A pesquisa busca verificar a formação do corpo docente que atua nos cursos da
área da saúde da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO), e,
através desta, analisar as influências pedagógicas, metodológicas e didáticas
recebidas na sua formação. Tem-se como objetivo, desta forma, analisar que tipo de
formação os professores dos cursos da área da saúde na FAMETRO tiveram para
atuarem na docência. O cenário foi todos os cursos da área da saúde na instituição
estudada. Participaram da pesquisa os professores dos cursos do cenário estudado.
Para a coleta de dados, foram utilizados uma análise documental, uma análise
do currículo lattes e um questionário misto. Os principais resultados apontam para
uma titulação condizente com exigência mínima de órgão competente, necessidades
de melhorias na formação continuada e percepção satisfatória de Andragogia.
Conclui-se que, na sua maioria, os docentes dos cursos da área da saúde da
instituição pesquisada não receberam em sua formação básica uma formação
específica para atuar na docência, bem como há necessidade de enriquecer sua
formação continuada em relação à parte pedagógica.
Palavras-chave: Formação pedagógica. Docente. Cursos da área da saúde.
Abstract:
CAVALCANTE, Jurandir Fernandes. Teacher Training in healthcare: an analysis of
the teacher training faculty of the courses in the health area of the Metropolitan
College of Greater Fortaleza. Dissertation (Master Professional Education in Health)
– State University of Ceará, Fortaleza, 2015.
The research aims to verify the formation of the teaching staff that works in the
course of the health of the Metropolitan College of Greater Fortaleza, and through
this analyze the pedagogical influences, methodological and didactic received in their
training. It has been aimed, therefore, to analyze what kind of training teachers of
healthcare courses at Metropolitan College of Greater Fortaleza had to work in
teaching. The scene was all healthcare courses at Metropolitan College of Greater
Fortaleza. The participants were teachers of the courses in the area of health of the
Metropolitan College of Greater Fortaleza. For data collection was used documentary
analysis, lattes curriculum analysis and mixed questionnaire Key findings point to a
consistent titration with minimal body requirement competent, improvements needs in
continuing education and satisfactory perception of andragogy. It is concluded that
mostly teachers of the courses of the research institution health did not obtain in their
studies specific training to work in teaching and there need to enrich their continuing
education in relation to the educational part.
Cavalcante, Jurandir Fernandes. Formação pedagógica de docentes nos cursos da área da saúde da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 17 de junho de 2025
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1