Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE DA FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA

Autor(es):
CAVALCANTE, JURANDIR FERNANDES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
A pesquisa busca verificar a formação do corpo docente que atua nos cursos da área da saúde da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO), e, através desta, analisar as influências pedagógicas, metodológicas e didáticas recebidas na sua formação. Tem-se como objetivo, desta forma, analisar que tipo de formação os professores dos cursos da área da saúde na FAMETRO tiveram para atuarem na docência. O cenário foi todos os cursos da área da saúde na instituição estudada. Participaram da pesquisa os professores dos cursos do cenário estudado. Para a coleta de dados, foram utilizados uma análise documental, uma análise do currículo lattes e um questionário misto. Os principais resultados apontam para uma titulação condizente com exigência mínima de órgão competente, necessidades de melhorias na formação continuada e percepção satisfatória de Andragogia. Conclui-se que, na sua maioria, os docentes dos cursos da área da saúde da instituição pesquisada não receberam em sua formação básica uma formação específica para atuar na docência, bem como há necessidade de enriquecer sua formação continuada em relação à parte pedagógica.
Palavras-chave: Formação pedagógica. Docente. Cursos da área da saúde.

Abstract:
The research aims to verify the formation of the teaching staff that works in the course of the health of the Metropolitan College of Greater Fortaleza, and through this analyze the pedagogical influences, methodological and didactic received in their training. It has been aimed, therefore, to analyze what kind of training teachers of healthcare courses at Metropolitan College of Greater Fortaleza had to work in teaching. The scene was all healthcare courses at Metropolitan College of Greater Fortaleza. The participants were teachers of the courses in the area of health of the Metropolitan College of Greater Fortaleza. For data collection was used documentary analysis, lattes curriculum analysis and mixed questionnaire Key findings point to a consistent titration with minimal body requirement competent, improvements needs in continuing education and satisfactory perception of andragogy. It is concluded that mostly teachers of the courses of the research institution health did not obtain in their studies specific training to work in teaching and there need to enrich their continuing education in relation to the educational part.
Keywords: Teacher Training, Teacher; Healthcare Courses.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CAVALCANTE, JURANDIR FERNANDES. FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE DA FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1