O presente estudo teve como objetivo refletir acerca do modelo de gestão de pessoas na
Secretaria Municipal da Educação de Granja em função dos novos parâmetros gerenciais da
administração pública contemporânea, traçou-se um perfil do servidor Público Municipal,
especificamente, os técnicos responsáveis pelo desenvolvimento e execução dos programas
educacionais. Para tanto, buscou-se, por meio de uma pesquisa bibliográfica apresentar um
histórico da evolução da gestão pública no Brasil, em especial sobre as ações na área da gestão
de pessoas que favoreçam o desenvolvimento do servidor em suas habilidades e que venha a
contribuir para a prestação de um serviço público de qualidade. Utilizou-se como metodologia
para esse estudo de caso, a abordagem quantitativa, onde o método escolhido para a coleta e
análise das informações se deu através de questionário, com perguntas fechadas. Os resultados
da pesquisa mostram que o servidor municipal apresenta um perfil que faz frente as exigências
da nova administração pública, como boa escolaridade, experiência no serviço público, domínio
das tecnologias, mantem-se atualizado, sente-se valorizado, motivado e parte integrante da
gestão. Com esses resultados fica evidente que a gestão de pessoas na Secretaria Municipal de
Educação, ainda não é a ideal. Pois gerir pessoas significa além do envolvimento e o
desenvolvimento delas, tendo como meta propiciam a ofertar de serviços públicos de qualidade,
e o que espera o cidadão.
Palavras-chave: Perfil do servidor público. Gestão de pessoas. Secretaria municipal de
educação.