Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ E DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ ENTRE 2014 A 2018

Autor(es):
GUARDIA, MARCOS VINICIUS VISCAIA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo investigar, em duas instituições públicas de ensino superior, as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID - na formação de professores nos cursos de Química na cidade de Macapá-AP. O projeto foi executado na Universidade do Estado do Amapá - UEAP - e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP tendo em vista que são as únicas IES que possuem o programa PIBID com o subprojeto de Química. A natureza da pesquisa tem caráter qualitativo e quantitativo, uma vez que dessa abordagem tem-se a possibilidade de abarcar a realidade sobre várias dimensões a respeito do programa e assim contribuir com opiniões e contribuições para uma melhor avaliação da pesquisa. As coletas de dados constituíram-se em análise documental e em questionários com perguntas fechadas e abertas aplicados aos acadêmicos bolsistas do programa no qual expuseram suas opiniões a respeito do PIBID. Posteriormente, analisaram-se as respostas mais frequentes e significativas para o estudo. E se pode observar que o PIBID contribui significativamente para a formação de professores de Química do Estado do Amapá. Como resultado, percebeu-se que o programa influenciou uma parcela considerável dos participantes da pesquisa na decisão em seguir a carreira docente por parte do IFAP e da parte da UEAP. Para a maioria dos participantes, tanto da UEAP como do IFAP o programa contribuiu para a formação docente. De acordo com os bolsistas, os principais resultados alcançados pelo programa são: elaboração e publicações artigos/livros/projetos; prática docente e benfeitorias para as Escolas e instituições envolvidas. Com esse estudo avaliativo pode-se perceber que as políticas públicas têm um papel importante na sociedade e para vários setores, apesar do foco principal ser a educação, ela pode ser aplicada nas mais diversas áreas. A contribuição desse estudo é importante para vários sujeitos, dentre eles, pode-se destacar: as IES que possuem o programa e/ou até mesmo aquelas que não o possui, para os atores dessa pesquisa e para o próprio programa, os demais pesquisadores da área de formação de professores e educação, além de todos esses, ainda tem a maior beneficiada, a sociedade.
Palavras-chave: Formação de professores. Políticas Públicas. PIBID.

Abstract:
The present study aims to investigate the contributions of the Institutional Program of Initiation Scholarships to Teaching - PIBID - in two public institutions of higher education in the training of teachers in the courses of Chemistry in the city of Macapá-AP. The project was carried out at the State University of Amapá (UEAP) and at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá (IFAP), since they are the only he is that have the PIBID program with the Chemistry subproject. The nature of the research has a qualitative and quantitative character, since this approach has the possibility of embracing the reality on several dimensions regarding the program and thus contribute with opinions and contributions for a better evaluation of the research. Data collection consisted of documentary analysis and questionnaires with closed and open questions applied to the scholars of the program where they expressed their opinions about PIBID. Subsequently, the most frequent and significant responses to the study were analyzed. And it can be observed that the PIBID contributes significantly to the training of Chemistry teachers of the State of Amapá. As a result, it was perceived that the program influenced a substantial amount of the research participants in the decision to follow the teaching career by IFAP and by UEAP. For most of the participants, the PIBID contributed to their teacher training both for UEAP and IFAP. According to the scholars, the main results achieved by the program are: drafting and publications articles / books / projects; teaching practice and improvements to the schools and institutions involved. With this evaluative study, one can see that public policies have an important role in society and for several sectors, although the main focus is education, it can be applied in several areas. The contribution of this study is important for several subjects, among them, it is possible to emphasize: the high education instuty that have the program and/or even those that do not have it, for the actors of this research and for the program itself, the other researchers of the area of teacher training and education, in addition to all these, still has the greatest benefit: society. Keywords: Teacher training. Public policy. PIBID.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
GUARDIA, MARCOS VINICIUS VISCAIA. AVALIAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ E DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ ENTRE 2014 A 2018 . 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1