Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERSPECTIVAS E REALIDADE NA UNIFAP/ CAMPUS BINACIONAL DE OIAPOQUE (2017-2019)

Autor(es):
LUZ, SUELEN DO SOCORRO MELO DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) especifica que o movimento mundial em prol da educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. Em consonância com este princípio inclusivo, este trabalho elencou como objetivo geral: verificar o desenvolvimento de políticas públicas para inclusão de pessoas com deficiência na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, realizando para isso, a análise das condições para a efetiva inclusão desses sujeitos sociais, em relação às condições metodológicas, didáticas, acessibilidade e formação de professores. Foram propostos como objetivos específicos: (i) identificar as dificuldades encontradas no contexto universitário para a inclusão de pessoas com deficiência; (ii) verificar as práticas inclusivas desenvolvidas na universidade no atendimento tanto de acadêmicos como de servidores com deficiência e (iii) averiguar os documentos institucionais da universidade, no sentido de identificar quais são as concepções e práticas inclusivas destinadas às pessoas com deficiência na instituição. Nesse sentido, buscou-se investigar as condições não somente de acesso, mas também de permanência na universidade, observando a acessibilidade física e arquitetônica, comunicacional, atitudinal e pedagógica, proporcionada a estes sujeitos sociais. Trata-se de uma pesquisa de campo que foi desenvolvida na UNIFAP, no Campus Binacional de Oiapoque, através de uma abordagem qualitativa, com suporte da pesquisa bibliográfica e documental, que possibilitaram uma aproximação com a teoria e legislações concernentes à temática proposta. Foram utilizados como técnica de coleta de dados, a entrevista individual com roteiro semiestruturado e a observação. As entrevistas foram realizadas com 4 (quatro) pessoas com deficiência, sendo 2 (dois) acadêmicos com baixa visão, 1 (uma) acadêmica com mobilidade reduzida e 1 (uma) docente surda, e com 8 (oito) servidores sem deficiência, entre técnicos e docentes, que atuam em cargos de chefia, coordenação e direção, no intuito de averiguar o posicionamento da comunidade acadêmica sobre o processo de inclusão das pessoas com deficiência no local pesquisado. Para analisar os dados coletados na pesquisa de campo, utilizou-se a análise de conteúdo, por se tratar de uma metodologia de tratamento e análise de informações que busca compreender criticamente o sentido manifesto ou oculto das comunicações, haja vista que um texto possui sentidos e significados, patentes ou ocultos, podendo ser percebidos pelo leitor que interpreta a mensagem, através de técnicas apropriadas (SEVERINO, 2007; CHIZZOTTI, 2014). Os resultados apontaram que a instituição pesquisada atualmente apenas cumpre o previsto na lei, em relação ao recebimento de pessoas com deficiência, porém, não possui um
planejamento ou política pública com foco na inclusão de pessoas com deficiência, dificultando o desenvolvimento de ações com este viés inclusivo, haja vista que o movimento de inclusão vai muito além da mera inserção dessas pessoas no âmbito acadêmico, as pessoas com deficiência precisam de fato ser incluídas, mediante ações que lhes proporcionem qualidade em todos os aspectos.
Palavras-chave: Políticas Públicas. Inclusão. Deficiência. Ensino Superior.

Abstract:
La Politique nationale sur l'éducation spéciale dans la perspective de l'éducation inclusive (2008) précise que le mouvement mondial pour l'éducation inclusive est une action politique, culturelle, sociale et pédagogique, lancée pour défendre le droit de tous les élèves d'être ensemble, en apprenant et en participant sans aucune chance de discrimination. En ligne avec ce principe inclusif, ce travail présente l’ objectif général de vérifier l'élaboration de politiques publiques que favorise l'inclusion des personnes handicapées dans l'Université Fédérale de l’Amapá – UNIFAP. Ainsi, on va analyser les conditions d'une inclusion effective de ces sujets sociaux en relation avec les conditions méthodologiques, la didactique, l’accessibilité et la formation des enseignants. Les objectifs spécifiques de cette recherche sont: (i) identifier les difficultés rencontrées dans le contexte universitaire pour l'inclusion des personnes handicapées; (ii) vérifier les pratiques inclusives développées à l'université par les universitaires et les employés handicapés et (iii) vérifier les documents institutionnels de l'université, afin d'identifier les conceptions et pratiques inclusives pour les personnes handicapées dans l'institution. De cette forme, nous avons cherché étudier les conditions d'accès et également de permanence des personnes handicapées dans l'université, en observant l'accessibilité architecturale, communicationnelle, attitudinale et pédagogique offerte à ces sujets sociaux. Ainsi, on part d’une étude de terrain développée à l’UNIFAP, sur le campus binational d’Oiapoque, selon une approche qualitative, étayée par des recherches bibliographiques et documentaires, qui a permis un rapprochement de la théorie et de la législation concernant le thème proposé. La technique de collecte de données a été utilisée comme entretien individuel avec script semi-structuré et observation. Les entretiens ont été menés avec quatre (4) personnes handicapées, deux (2) universitaires malvoyants, un (1) universitaire à mobilité réduite et un (1) enseignant sourd et huit (8) non handicapés, des techniciens et des enseignants qui occupent des postes de leadership, de coordination et de direction afin de déterminer la position de la communauté universitaire en ce qui concerne le processus d'intégration des personnes handicapées dans le lieu recherché. L’analyse du contenu a été utilisée pour analyser les données recueillies dans le cadre de la recherche sur le terrain car il s’agit d’une méthodologie de traitement et d’analyse d’informations qui cherche à comprendre de manière critique le sens manifeste ou caché des communications, puisqu’un texte a un sens et une signification. significations, brevets ou cachés, et peuvent être perçus par le lecteur qui interprète le message, à travers des techniques appropriées (SEVERINO, 2007; CHIZZOTTI, 2014). Les résultats ont montré que l'institution actuellement interrogée ne respecte que la loi, en ce qui concerne l'accueil des personnes handicapées. Cependant, elle
n'a pas de politique publique ni de plan axé sur l'inclusion des personnes handicapées, ce qui rend difficile le développement d'actions avec ce biais. Inclusive, le mouvement pour l'inclusion allant bien au-delà de la simple insertion de ces personnes dans le monde universitaire, les personnes handicapées doivent être incluses, par le biais d'actions qui leur fournissent une qualité à tous égards.
Mots-clés:

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LUZ, SUELEN DO SOCORRO MELO DA. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERSPECTIVAS E REALIDADE NA UNIFAP/ CAMPUS BINACIONAL DE OIAPOQUE (2017-2019). 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1