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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE FISIOTERAPEUTAS PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Autor(es):
BARBOSA, MARIA UDETE FACUNDO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
O presente trabalho teve como objeto de estudo a formação de fisioterapeutas e sua
interlocução com as Diretrizes Curriculares Nacionais e a integralidade no Sistema
Único de Saúde no sertão central cearense. A formação profissional em saúde tem
se tornado palco de discussões desde a 8ª Conferência Nacional de Saúde. Portanto
fazem-se necessárias rupturas do paradigma biomédico, traduzido pelo modelo
médico-centrado, que ainda sustenta as práticas em saúde e parte dos currículos da
área de saúde no Brasil. O estudo possui como objetivo, compreender os desafios
na formação de Fisioterapeutas para atender as necessidades do Sistema Único de
Saúde de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais e a integralidade
assistencial de uma Instituição de Ensino Superior privada do município de Quixadá.
Participaram da pesquisa 16 sujeitos, entre docentes, acadêmicos e egressos. A
coleta de dados foi realizada em quatro fases: na primeira foi feita uma análise
documental do Projeto Pedagógico do Curso, na segunda foi feito uma entrevista
com os docentes do curso de Fisioterapia a terceira e quarta fase, foi realizado uma
entrevista com os acadêmicos do terceiro do décimo semestre e os egressos do
curso. Utilizou análise temática de Minayo e os principais resultados apontam que o
curso apresenta uma matriz consolidada com seus objetivos de preparar os
egressos para o Sistema Único de Saúde. No que diz respeito à conformação do
curso, ao tipo de abordagem pedagógica predominantemente utilizada nas aulas, é
possível identificar a separação entre conteúdos teóricos e momentos práticos,
sendo que a teoria aparece soberana desde o início do curso até mais da metade,
reservando os últimos semestres da formação para a introdução dos estágios e
práticas direcionadas. Conclui-se que a matriz do curso de Fisioterapia está de
acordo com as DCN não deixando de pontuar a importância de uma reestruturação
dessas DCN de acordo com as necessidades atuais relacionando o conhecimento
teórico prático dos acadêmicos.
Palavras – chave: Formação. Diretrizes Curriculares Nacionais. Sistema Único de
Saúde.

Abstract:
The following paper had as an objective the study of physiotherapists and their
relation to the National Curricular Guidelines and their integration in the Unique
Health System in Ceara’s Backlands. The professional formation in health became a
stage for discussions since the 8th National Heath Conference. Therefore, making it
necessary for the rupture of the biomedical paradigm, brought by the physiciancentered
model, that still supports the health practice and part of the health resumes
in Brazil. This study has as an objective understanding the challenges in the
formation of physiotherapists to uphold the necessities of the Unique Health System
in according to the National Curricular Guidelines and the assistential integrality with
a private higher education institution in the city of Quixadá. 16 subjects took part in
the research, including professors, academicians and egress students. The data was
collected in four steps: In the first one, it was conduced an analysis of the courses’
pedagogic project, in the second one, the physiotherapy courses’ professors took
part in an interview, while the third and fourth phases were realized with academics
ranging from the third to the tenth semester and the courses’ egress students. The
Minayo thematic analysis was used and the main results lead to believe that the
course uses a solid curricular matrix by keeping in mind the objective of preparing its
egresses for the Unique Health System’s standards. Regarding the courses’
conformation, about which kind of pedagogical approach predominantly used in
lessons, it’s possible to identify the split between theorical moments and practical
moments, while the theory shows dominant from the start up until the later half,
reserving the last semesters of formation for introducing internships and directed
practices. The conclusion is that the Physiotherapy course is in accordance with the
National Curricular Guidelines, however the National Curricular Guidelines must be
reestructured in accordance to current needs relating the theorical practical academic
knowledge.
Keywords: Formation; National Curricular Guidelines; Unique Health System.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BARBOSA, MARIA UDETE FACUNDO. DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE FISIOTERAPEUTAS PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. 2016. 87 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

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