DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE FISIOTERAPEUTAS PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Autor(es):
BARBOSA, MARIA UDETE FACUNDO
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2016
Resumo:
O presente trabalho teve como objeto de estudo a formação de fisioterapeutas e sua interlocução com as Diretrizes Curriculares Nacionais e a integralidade no Sistema Único de Saúde no sertão central cearense. A formação profissional em saúde tem se tornado palco de discussões desde a 8ª Conferência Nacional de Saúde. Portanto fazem-se necessárias rupturas do paradigma biomédico, traduzido pelo modelo médico-centrado, que ainda sustenta as práticas em saúde e parte dos currículos da área de saúde no Brasil. O estudo possui como objetivo, compreender os desafios na formação de Fisioterapeutas para atender as necessidades do Sistema Único de Saúde de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais e a integralidade assistencial de uma Instituição de Ensino Superior privada do município de Quixadá. Participaram da pesquisa 16 sujeitos, entre docentes, acadêmicos e egressos. A coleta de dados foi realizada em quatro fases: na primeira foi feita uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso, na segunda foi feito uma entrevista com os docentes do curso de Fisioterapia a terceira e quarta fase, foi realizado uma entrevista com os acadêmicos do terceiro do décimo semestre e os egressos do curso. Utilizou análise temática de Minayo e os principais resultados apontam que o curso apresenta uma matriz consolidada com seus objetivos de preparar os egressos para o Sistema Único de Saúde. No que diz respeito à conformação do curso, ao tipo de abordagem pedagógica predominantemente utilizada nas aulas, é possível identificar a separação entre conteúdos teóricos e momentos práticos, sendo que a teoria aparece soberana desde o início do curso até mais da metade, reservando os últimos semestres da formação para a introdução dos estágios e práticas direcionadas. Conclui-se que a matriz do curso de Fisioterapia está de acordo com as DCN não deixando de pontuar a importância de uma reestruturação dessas DCN de acordo com as necessidades atuais relacionando o conhecimento teórico prático dos acadêmicos. Palavras – chave: Formação. Diretrizes Curriculares Nacionais. Sistema Único de Saúde.
Abstract:
The following paper had as an objective the study of physiotherapists and their relation to the National Curricular Guidelines and their integration in the Unique Health System in Ceara’s Backlands. The professional formation in health became a stage for discussions since the 8th National Heath Conference. Therefore, making it necessary for the rupture of the biomedical paradigm, brought by the physiciancentered model, that still supports the health practice and part of the health resumes in Brazil. This study has as an objective understanding the challenges in the formation of physiotherapists to uphold the necessities of the Unique Health System in according to the National Curricular Guidelines and the assistential integrality with a private higher education institution in the city of Quixadá. 16 subjects took part in the research, including professors, academicians and egress students. The data was collected in four steps: In the first one, it was conduced an analysis of the courses’ pedagogic project, in the second one, the physiotherapy courses’ professors took part in an interview, while the third and fourth phases were realized with academics ranging from the third to the tenth semester and the courses’ egress students. The Minayo thematic analysis was used and the main results lead to believe that the course uses a solid curricular matrix by keeping in mind the objective of preparing its egresses for the Unique Health System’s standards. Regarding the courses’ conformation, about which kind of pedagogical approach predominantly used in lessons, it’s possible to identify the split between theorical moments and practical moments, while the theory shows dominant from the start up until the later half, reserving the last semesters of formation for introducing internships and directed practices. The conclusion is that the Physiotherapy course is in accordance with the National Curricular Guidelines, however the National Curricular Guidelines must be reestructured in accordance to current needs relating the theorical practical academic knowledge. Keywords: Formation; National Curricular Guidelines; Unique Health System.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
BARBOSA, MARIA UDETE FACUNDO. DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE FISIOTERAPEUTAS PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. 2016. 87 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024
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