Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Gamification como estratégia metodológica para formação profissional

Autor(es):
Araújo, Caroline Cajazeiras Alves

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
Os avanços tecnológicos e a velocidade com que as informações são geradas influencia na mudanças na forma de aprender e no s antigos métodos educacionais, nos quais o discurso direto do professor para os alunos não é mais suficiente para auxiliá los na aprendizagem. Dessa forma, novas metodologias e tecnologias são apresentadas com o intuito de fomentar os estudos, reter a atenção dos discentes e proporcionar lhes maior interação com o objeto de estudo. Assim, esta pesquisa teve como objetivo apresentar a gamification como uma estratégia metodológica para formação profissional com binada com a metodologia dos Sete Passos adotada no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Para materializar est e estudo foi criado um protótipo de jogo digital chamado O Garçom para ser utilizado como ferramenta de apoio às aulas do curso de Garçom do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará. Para a validação desta pesquisa , foi utilizado o seguinte método: jogar o pro tótipo do jogo digital O Garçom e responder a um questionário sobre as metodologias, gamification e Sete Passos. Os resulta dos obtidos da aplicação do jogo e das respostas do questionário com os professores apontam que a gamification como estratégia metodológica contribui para a formação profissional do garçom de modo significativo. Palavras chave: Educação profissional. Estratégia metodológica. Gamification.

Abstract:
The technological advances and the speed of the information influence changes in the way of learning. The old educational methods, such as direct speech from teachers to students, are no longer appropriat e to help them learning. This way, new methods and technologies are presented here to foster the studies, keep the attention of the students and provide a better interaction among the students with the object of the study. So, this research aims to present a gamification as a methodology strategy in the professional training associated with the methodology of the seven steps used in Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Senac. Then it was created a prot otype of a digital game called Garçom in Senac C E . The  following method was used: Play the prototype of digital game Garçom , and answer a quiz about the methodologies, gamification and the seven steps. The results from the game and the quiz with the teachers suggests that the gamification contributes to the professional trai ning Garçom in a effective way. Keywords: Professional education Methodological strategy Gamification.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Araújo, Caroline Cajazeiras Alves. Gamification como estratégia metodológica para formação profissional. 2015. 81 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1