A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO NA E.E.F.M. JOAO MATOS
Autor(es):
CASTRO, ANTÔNIO EDGLEUTON SILVA DE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
Este artigo traz uma visão acerca da Educação Física no Ensino Médio na Escola de Ensino Fundamental e Médio João Matos. Para tanto, este trabalho tem como objetivos observar como as aulas de educação física são ministradas na escola da rede estadual João Matos; tal como perceber a visão que a escola, professores e alunos têm em relação à disciplina de educação física; bem como entender a relação escola-professor-aluno; além de conhecer a realidade e as dificuldades enfrentadas pela disciplina na escola Joao Matos; e finalmente, verificar como a educação física entra no projeto político-pedagógico (PPP) da escola. Ao observar o dia a dia da professora de educação física, que é concursada do estado e, também, servidora municipal, percebe-se o quão difícil é ministrar aulas em uma escola de periferia, uma vez que há poucos recursos disponibilizados pela escola, porém, mesmo com tantos desafios, a docente tenta trazer às aulas práticas e teóricas os conteúdos básicos necessários aos alunos do Ensino Médio. Metodologicamente, nos valemos de um estudo descritivo e exploratório, com uma abordagem qualitativa para analisar a pesquisa experimental realizada nessa escola. Assim, além das observações e coleta de dados feita através de um questionário aplicado aos professores e alunos, todo arcabouço teórico se encontra em livros, artigos científicos, monografias, dissertações e periódicos eletrônicos de autores como Araújo (1998), Barni e Schneider (2003), Brasil (1961, 1996, 2017), Gil (2002), Goldemberg (1993), Manoel e Carvalho (2011), Marçal Ribeiro (1993), Ribeiro (2015), Silva e Coffani (2013), Silva (2010) etc. Dessa forma, portanto, esta pesquisa nos permite compreender a relevância que a disciplina de Educação Física tem, e como ela é ministrada pela professora aos alunos do ensino médio em meio a tantas dificuldades.
Palavras-chave: Educação física. Ensino médio. João Matos.
Abstract:
This article presents a vision about Physical Education in High School in the Elementary and Middle School João Matos. Therefore, this study aims to observe how physical education classes are taught at the state school João Matos; such as perceiving the vision that the school, teachers and students have in relation to the discipline of physical education; as well as understanding the school-teacher-student relationship; besides knowing the reality and the difficulties faced by the discipline in the school Joao Matos; and finally, to verify how the physical education enters the political-pedagogical project (PPP) of the school. When observing the day-to-day physical education teacher, who is a state banker, and also a municipal servant, one can see how difficult it is to teach classes in a peripheral school, since there are few resources made available by the school, even with so many challenges, the teacher tries to bring to practical and theoretical classes the basic contents needed for high school students. Methodologically, we use a descriptive and exploratory study, with a qualitative approach to analyze the experimental research carried out at this school. In addition to the observations and data collected through a questionnaire applied to teachers and students, any theoretical framework is found in books, scientific articles, monographs, dissertations and electronic journals of authors such as Araújo (1998), Barni and Schneider (2003), Brazil (Gil, 2002), Goldemberg (1993), Manoel and Carvalho (2011), Marçal Ribeiro (1993), Ribeiro (2015), Silva and Coffani (2013), Silva (2010) etc. Therefore, this research allows us to understand the relevance that the discipline of Physical Education has, and how it is taught by the teacher to high school students in the midst of so many difficulties.
Keywords: Physical education. High school. João Matos.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
CASTRO, ANTÔNIO EDGLEUTON SILVA DE. A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO NA E.E.F.M. JOAO MATOS . 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1