Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO DOS ENFERMEIROS E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: ESTADO DA QUESTÃO

Autor(es):
GOMES, CLÁUDIA DA CUNHA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
Realizar o Estado da Questão sobre a formação do enfermeiro e as Diretrizes
Curriculares Nacionais para o curso de Enfermagem foi o objetivo principal deste
estudo qualitativo, indireto e documental apoiado na metodologia do Estado da
Questão. Com este objetivo foi realizada a investigação nas bases de dados da
Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde - LILACS, Scientific
Eletronic Library Online - SCIELO e Base de dados em Enfermagem- BDENF, base
de dados temática que faz parte do Sistema LILACS, no período de janeiro 2009 a
julho de 2015. A pesquisa ocorre a partir da análise dos marcos legais da educação
superior no Brasil e da compreensão da formação do enfermeiro com ênfase nas
Diretrizes Curriculares Nacionais, foco do estudo. A seguir, identificam-se as
produções científicas que abordam a temática nos últimos seis anos; faz-se o
mapeamento e descrição dos estudos encontrados quanto ao tipo, ao ano de
publicação, ao local, ao título e ao autor. A análise dos dados deu-se com a
sistematização dos conteúdos das diferentes fontes através de categorias
elencadas: os objetivos, percurso metodológico, resultados e conclusões,
encontradas nos estudos apontaram para a crescente investigação do tema pela
comunidade acadêmica, que busca conhecer a formação do enfermeiro a partir da
percepção dos estudantes acerca do perfil do egresso e fragilidades na
concretização dos ideais expressos no PPP, a aproximação das concepções e
orientações das Diretrizes Curriculares e do SUS, a pouca valorização da
participação popular e controle social, as fragilidades permeadas por posturas dos
docentes e dos discentes frente à proposta do currículo, a filosofia inovadora do
currículo, a experiência e preparo do docente, desenvolvimento de competências e
estratégias de ensino do pensamento crítico e prática reflexiva e inserção do
egresso no mercado de trabalho. Conclui-se que as mudanças já se vislumbram e
fazem parte da ruptura de valores e concepções da prática docente, elemento
fundamental no atendimento às exigências contemporâneas da educação em
Enfermagem.
Palavras - chave: Formação profissional. Ensino superior. Educação em
Enfermagem.

Abstract:
Performing the State of Survey methodology on the professional qualification of new
nurses and on the National Curriculum Guidelines for the Nursing course was my
main goal on this qualitative, indirect and documental study, based on the State of
Survey methodology. On this focus, an investigation was made over the database of
LILACS (Latin-American and Caribbean Literature on Sciences of Health), SCIELO
(Scientific Eletronic Library Online) and BDENF (Nursery Database), themed
database which is part of LILACS system, from January 2009 to July 2015. The
research is elaborated from the analyses of the legal landmarks of higher education
in Brazil and the understanding of the professional qualification of the nurses,
emphasizing the National Curriculum Guidelines, focus of the study. Following that,
the scientific productions which approach this theme within the last six years are
identified; The mapping and description of the studies found are done, according to
the type, the year of publishing, the place, the title and the author. The data analyses
occurred through the systematization of the contents of the different sources through
the categories given: the goals, methodological sequence, results and conclusions
found in the studies, reveal the growing investigation of the theme, by the academic
community, aiming to know the professional qualification of the nurse from different
perspectives, from the perception of the students about the one who left and
fragilities related to the applying of the ideals which state on the Pedagogical and
Political Project, the approach on the concepts and guidance of the Curriculum
Guidelines and of SUS (Common Health System), the fragilities alongside with the
posture of the professors and the students on the curriculum proposition,
development of abilities and strategies of teaching over analytic thought and reflexive
practices and insertion of the student in the marketplace. It may be concluded that
the changes can already be seen and they are part of the breaking with values and
concepts of the professor, fundamental element to solve the nowadays demands of
education in Nursery.
Keywords: Professional qualification. Higher education. Education in Nursery.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
GOMES, CLÁUDIA DA CUNHA. FORMAÇÃO DOS ENFERMEIROS E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: ESTADO DA QUESTÃO. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1