Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Sequências didáticas utilizando softwares intuitivos para o ensino de matemática do 9º ano do fundamental

Autor(es):
Oliveira Neto, José Alves de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
Esta dissertação trata da customização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, voltado para a construção de sequências didáticas para o ensino de Matemática com foco nos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. As avaliações externas, como SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação Básica do Ceará), SAEB (Sistema Brasileiro de Avaliação da Educação Básica) e PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), têm evidenciado, em cada aplicação de suas avaliações diagnósticas, a situação crítica ou muito crítica dos alunos, em especial do 9º ano do Ensino Fundamental, no que concerne ao nível de proficiência na Disciplina de Matemática. Busca-se desenvolver uma proposta metodológica que contribua para o desenvolvimento das habilidades necessárias a essa etapa do Ensino Básico. Nessa proposta, os alunos poderão ter acesso a uma plataforma customizada, em que utilizarão objetos de aprendizagem intuitivos, em especial voltados para a Geometria Dinâmica, como o GeoGebra. Trata-se de uma integração do MOODLE com ferramentas multiplataforma para aplicação em sala de aula. Para tanto, pesquisou-se sobre o assunto em publicações nacionais e internacionais, e, a partir dos elementos discutidos, foram elaboradas sequências didáticas, utilizando os recursos citados. Os elementos analisados permitem concluir que se deve, sempre, direcionar esforços para explorar ao máximo as diversas ferramentas disponíveis, quando o objetivo é melhorar o nível de proficiência de nossas crianças em qualquer que seja a disciplina abordada. Permitem concluir, ainda, que, dentre os softwares analisados, o GeoGebra se configura como o “melhor software” a ser utilizado nessa estrutura. Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); Ensino de Matemática; Sequências Didáticas; Proposta Metodológica

Abstract:
This study deals with the customization of a Virtual Learning Environment facing the construction of didactic sequences for the teaching of mathematics with a focus on students from 9th grade of elementary school. External evaluations as SPAECE (Permanent System of Basic Evaluation of Ceará), SAEB (Brazilian System for Basic Education Evaluation) and PISA (Programme for International Student Assessment), has shown in each application of its diagnostic assessments, the critical situation of the students, especially the 9th grade of elementary school, regarding the level of proficiency in mathematics discipline. We seek to develop a methodology to contribute effectively to the development of the skills required for this stage of basic education. In this proposal, students will have access to a customized platform where use intuitive learning objects, especially focused on the dynamic geometry with Geogebra. It is an integration of Moodle with multiplatform tools for use in the classroom. Therefore, it was researched on the subject in national and international publications, and from the elements discussed, didactic sequences were prepared using the above resources. The elements analyzed lead to the conclusion that we must always make efforts to exploit the various tools available when the goal is to improve the level of proficiency of our children in whatever addressed discipline. They also allow the conclusion that, from the software analyzed, GeoGebra is configured as the "best software" to be used in this structure. Keywords: Virtual Learning Environment (VLE); Mathematics Teaching; Didactic sequences; Methodological proposal

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Oliveira Neto, José Alves de. Sequências didáticas utilizando softwares intuitivos para o ensino de matemática do 9º ano do fundamental. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1