Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O ENSINO DE HUMANIZAÇÃO NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA: AGIR PEDAGÓGICO E INTERLOCUÇÃO COM AS PRÁTICAS DE SAÚDE

Autor(es):
ARAÚJO, ARETHA FEITOSA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
A discussão sobre a humanização no ensino médico no cenário brasileiro vem ocorrendo de modo gradual, em consonância com as propostas de reorientação do ensino na saúde, desde as proposições das Diretrizes Curriculares Nacionais e as reivindicações pelas mudanças no modelo de atenção à saúde, oriundas dos movimentos sociais na saúde e da implantação do Sistema Único de Saúde. As contribuições das ciências humanas e sociais, por meio da Saúde Coletiva, na busca de adequar a atuação dos profissionais para o atendimento às necessidades de saúde da população, podem potencializar a reflexões no ensino médico direcionando-o para práticas humanísticas. Nesse contexto, é preciso, portanto, que o currículo do ensino médico privilegie dimensões da humanização, articulada com ética e técnica. Esse estudo teve como objetivo analisar a inserção da humanização em saúde na formação médica em Instituição de Ensino Superior situada na região do Cariri, interior do Ceará. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. O cenário de estudo é o curso de Medicina de uma Instituição de Ensino Superior privada, situada em Juazeiro do Norte, Ceará. A amostra qualitativa foi composta por cinco docentes e 12 discentes do referido curso. Os dados foram coletados por meio de análise documental, entrevistas e grupo focal. Os resultados foram analisados com base na análise de conteúdo temática, o que originou as seguintes categorias empíricas: 1.A Humanização na Graduação em Medicina: Análise da proposta pedagógica; 2.O ensino de humanização: Práticas pedagógicas e articulação com as práticas de saúde; E, 3. A humanização como dispositivo nas relações estabelecidas nos espaços de ensino da medicina. Os resultados evidenciam a inexistência de temas, conteúdos e/ou disciplinas voltadas à humanização no desenho curricular do curso. Por outro lado, os participantes apontam o eixo da Medicina de Família e Comunidade como espaço privilegiado de discussão e práticas de humanização, mas centralizam na relação médico-paciente, desconsiderando outros aspectos da humanização, sobretudo aqueles relacionados à organização da atenção à saúde. Em relação ao cenário do internato, sinalizam o desenvolvimento de práticas médicas orientadas pela humanização, mas entendem que estas não são possíveis em alguns cenários, a exemplo do centro cirúrgico. Por fim, considera-se que é imperativo efetivar a inserção da humanização de modo transversal no currículo do curso médico, como requisito necessário à reflexão e ao
desenvolvimento de práticas humanísticas, numa perspectiva de reorientação da formação médica, consoante às Diretrizes Nacionais e às demandas do sistema de saúde brasileiro, de modo a articular ética e técnica, considerando a humanização com balizadoras das relações e práticas de ensino e cuidado em saúde. Palavras-chave: Ensino superior. Educação médica. Humanização.

Abstract:
The discussion about humanization in medical education in the Brazilian scenario has been occurring in a gradual way, in line with the proposals for reorientation of health education, from the proposals of the National Curricular Guidelines and the demands for changes in the model of health care from the Social movements in health and the implementation of the Unified Health System - SUS. The contributions of the human and social sciences, through Collective Health, in the quest to adapt the work of the professionals to the health needs of the population, can potentiate the reflections in the medical teaching, directing it to humanistic practices. In this context, it is necessary, therefore, that the curriculum of medical education privilege dimensions of humanization, articulated with ethics and technique. This study aimed to analyze the insertion of humanization in health in medical education in a Higher Education Institution located in the region of Cariri, interior of Ceará. This is a case study with a qualitative approach. The study scenario is the medical course of a Private Higher Education Institution located in Juazeiro do Norte, Ceará. The qualitative sample was composed of five teachers and 12 students of the mentioned course. Data were collected through documentary analysis, interviews and focus group. The results were analyzed based on the thematic content analysis, which gave rise to the following empirical categories: 1. Humanization in the Medical Graduation: Analysis of the pedagogical proposal; 2. The teaching of humanization: Pedagogical practices and articulation with health practices; E, 3. Humanization as a device in the relations established in the medical teaching spaces. The results evidenced the lack of themes, contents and / or disciplines focused on humanization in the curricular design of the course. On the other hand, the participants point to the axis of Family and Community Medicine as a privileged space for discussion and humanization practices, but centralize the doctor-patient relationship, disregarding other aspects of humanization, especially those related to the organization of health care. Regarding the internship scenario, they point to the development of human-oriented medical practices, but understand that these are not possible in some settings, such as the surgical center. Finally, it is considered that it is imperative to implement the insertion of humanization in a transversal way in the curriculum of the medical course, as a necessary requisite for the reflection and development of humanistic practices, with a view to reorientation of medical training, according to the
National Guidelines and the demands Of the Brazilian health system, in order to articulate ethics and technique, considering humanization with beacons of relationships and practices of teaching and health care. Keywords: Higher education. Medical education. Humanization.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ARAÚJO, ARETHA FEITOSA DE. O ENSINO DE HUMANIZAÇÃO NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA: AGIR PEDAGÓGICO E INTERLOCUÇÃO COM AS PRÁTICAS DE SAÚDE. 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1