Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE DOS RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS COM CARDIOPATIA CONGÊNITA: TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E DO CUIDADO

Autor(es):
MENDES, CAMILA FERNANDES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
O estudo avaliou o Letramento Funcional em Saúde (LFS) de responsáveis por crianças com cardiopatias congênitas, a fim de aprimorar as ações de promoção da saúde e do cuidado a crianças cardiopatas. O estudo é metodológico, analítico, transversal, com abordagem quantitativa; foi realizado no Hospital de Messejana (HM), Dr. Carlos Alberto Studart Gomes Fortaleza-Ceará, no período de janeiro a maio de 2015, e submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Messejana. CAAE 38426914.3.0000.5039. A amostra foi constituída com base em uma população de 400 crianças operadas no ano de 2013, n = 194 estimando uma prevalência para baixo letramento = 0,52 e E = 5%. Foi utilized o Short Test of Functional Health Literacy in Adults -S-TOFHLA. A classificação da compreensão leitora com S-TOFHLA (versão curta do TOFHLA) foi: 0-22 (limitado); 23-36 (adequado). Foram levantados dados sociodemográficos de gênero, idade, escolaridade, conhecimento sobre a doença e dúvidas sobre o cuidado. Os dados foram tabulados para uma apresentação em frequência simples, percentual e médias. As relações entre as variáveis foram realizadas por meio do teste do qui-quadrado e exato de Fisher, considerando o nível de significância de 5%. A média de idade dos participantes foi 33,5 anos ± 9,35. As mães foram os principais participantes (80,9%). A maioria desconhece a doença (65,4%) e 55,2% são donas de casa ou desempregadas. A média de escores levantada pelo S-TOFHLA foi 19,9 pontos ± 10,704. O limitado LFS foi de 58,7% (S-TOFHLA), 60,9% (mulheres) e 33,3% (homens). Houve diferença entre os grupos com limitado e adequado LFS (S-TOFHLA) para gênero (p=0,037); idade (p=0,017); escolaridade, tipo de escola, hábito de leitura, ocupação (p=0,001). As mães relataram dúvidas sobre atividades físicas, direitos da criança cardiopata, cuidados na hora de uma crise, alimentação, medicações e cuidados pessoais e de higiene. Os achados levaram à construção de uma cartilha, avaliada como adequada pelo Suitability Assessment of Material (SAM). A leiturabilidade, medida pelo Simple Measure of Gobbeledygook (SMOG) corresponde à quinta série escolar. Espera-se que o estudo possa contribuir para o aperfeiçoamento das ações de educação em saúde e cuidado com a criança cardiopata.
Palavras-chave: Letramento funcional em saúde. Promoção da saúde. Criança. Cardiopatias.

Abstract:
The study evaluated the Functional Literacy for Health (LFS) of parents of children with congenital heart disease in order to improve the actions of promotion of health and the care of children with heart disease. The study is methodological, analytical, transversal, with a quantitative approach; It was conducted at Hospital Dr. Carlos Alberto Gomes Studart (HM) Fortaleza-Ceara, in the period from January to May 2015. The study was submitted to the Research Ethics Committee of the Messejana Hospital. CAAE 38426914.3.0000.5039. The sample was made based on a population of 400 children operated in 2013, n = 194 estimating a prevalence of low literacy = 0.52 and E = 5%. We used the Short Test of Functional Health Literacy in Adults -S-TOFHLA. The classification of reading comprehension with S-TOFHLA (short version of TOFHLA) was: 0-22 (limited); 23-36 (suitable). Sociodemographic data were raised sex, age, education, knowledge about the disease. Data were tabulated for presentation in simple frequency, percentage and averages. The relationships between variables were performed using the chi-square test and Fisher's exact test, considering the significance level of 5%. The average age of participants was 33.5 years ± 9.35. Mothers were the main participants (80.9%). Most unaware of the disease (65.4%) and 55.2% are housewives or unemployed. The average scores raised by S-TOFHLA was 19.9 ± 10.704 points. Limited LFS was 58.7% (S-TOFHLA), 60.9% (women) and 33.3% (men). There were differences between the groups with limited and appropriate LFS (S-TOFHLA) to sex (p = 0.037); age (p = 0.017); education, type of school, reading habits, occupation (p = 0.001). Mothers reported doubts about: physical activities, rights of cardiac child care at the time of a crisis, food, medications and personal care and hygiene. The findings led to the construction of a primer, assessed as adequate for the Suitability Assessment of Materials (SAM). The readability, measured by Simple Measure of Gobbeledygook (SMOG) corresponds to the fifth grade. It is hoped that the study will contribute to the improvement of education actions in health and care of children with heart disease.
Keywords: Functional literacy in health. Health promotion. Child. Heart diseases.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MENDES, CAMILA FERNANDES. LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE DOS RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS COM CARDIOPATIA CONGÊNITA: TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E DO CUIDADO. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1