Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Concepção do glossário hipertextual colaborativo LV

Autor(es):
Marinho, Maria Jucilene Freire Lopes

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
Este trabalho apresenta uma aplicação de uma métrica não-linear de avaliação à ferramenta Glossário do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle a ser utilizada durante o processo avaliativo das definições e comentários produzidos com o uso de hipertextos e mídias digitais. A metodologia de avaliação tradicional é seletiva, centrada no professor e faz do aluno um sujeito passivo na absorção do conhecimento. Dessa forma, ressalta-se a pertinência tanto das ações colaborativas, quanto da utilização da avaliação formativa, associando-a a parâmetros quali-quantitativos em cursos disponíveis em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, favorecendo os processos de ensino e de aprendizagem. Em EaD, busca-se a redução da distância através da concepção de salas de aula virtuais e feedback em tempo hábil, com o objetivo de proporcionar a sensação de presencialidade. Portanto, busca-se o alcance deste cenário pelo uso de uma linguagem iconográfica associada a menções qualitativas e, para isto, utilizou-se do Modelo LV, que tem a representação de suas notas através das componentes do Vetor-Aprendizagem, permitindo, assim, uma esfera de avaliação quali-quantitativa. O resultado desta pesquisa foi a concepção da ferramenta Glossário Hipertextual Colaborativo LV, ou Glossário LV, representando um modelo avaliativo não-linear, fundamentada no Modelo LV, o qual foi inicialmente planejado e estudados suas funcionalidades em uma disciplina a distância e posteriormente aplicado e avaliado por meio de uma pesquisa de satisfação numa disciplina presencial, suportada pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, apresentando uma ampla aceitação. Palavras-Chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem, Educação a Distância, Avaliação Formativa, Modelo LV, Glossário LV

Abstract:
This dissertation presents an application of a nonlinear metric evaluation of the Moodle Learning Management System glossary tool, that will being used during the evaluation process of the definitions and comments produced with the use of hypertext and digital media. The traditional assessment methodology is selective, focus on the teacher and the student became a passive person in the knowledge absorption. Thus, it emphasizes the relevance of both the collaborative actions, as the use of formative assessment associating it with the quali-quantatives parameters used in available courses in Learning Management System, promoting the teaching and learning process. In The Distance Education, seeking to distance reduction through the design of virtual classrooms and comments in due time, with the goal of providing a sense of presentiality. Therefore, we seek to achieve this scenario by use an iconographic language associated to qualitative mentions and, to it achieve this, it used the LV Model, representes its grades through the Vector-Learning components, allowing, thus, a sphere assessment quali-quantitative. The result this research was the Glossary Collaborative Hipertextual LV, or Glossary LV, conception evaluative nonlinear model tool, based on the LV Model. It was initially planned and studied its features in a distance discipline and subsequently applied and evaluated through a Satisfaction Survey in a classroom (presence) discipline, that used Learning Management System as support. It presented a wide acceptance. Key-words: Learning Management System, Distance Education, Formative Assessment, LV Model, LV Glossary

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Marinho, Maria Jucilene Freire Lopes. Concepção do glossário hipertextual colaborativo LV. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1