Esta pesquisa tem por objetivo analisar o humor como expressão da cultura e seu
papel estratégico na formulação de políticas públicas para o turismo cultural no
Ceará. Para tanto, reflete sobre os significados do riso e do humor, identificando,
especificamente, as suas raízes no Estado. Através da pesquisa de campo, e da
utilização de métodos quantitativos e qualitativos, apresenta uma mostra
representativa dos espetáculos de humor em Fortaleza, coletando através dos
turistas, que são o seu público majoritário, suas impressões acerca dos mesmos.
Analisa, ainda, as contribuições do humor para o turismo cultural cearense, a partir
do relato de artistas, gestores culturais, produtores e demais profissionais do campo
cultural e turístico da capital. Por último, a pesquisa confirma suas hipóteses iniciais:
o humor pode e deve ser considerado um produto turístico cultural do Ceará;
os shows de humor são bem avaliados pelos turistas, contribuindo na sua tomada de
decisão em visitar o Estado. A investigação objetiva, enfim, trazer luzes às
necessárias conexões entre cultura e turismo, sugerindo integrações entre essas
pastas para o desenvolvimento, respectivamente, do campo das artes cênicas e da
cidade como um destino importante do turismo cultural no país.
Palavras-chaves: Turismo Cultural. Humor. Produto Turístico. Políticas Públicas