Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O PIBID SOB A PERSPECTIVA DE SEUS EGRESSOS: ESTUDO EXPLORATÓRIO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autor(es):
CUNHA, MARCIO MONTEIRO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
Este trabalho, intitulado “O PIBID sob a perspectiva de seus egressos: estudo exploratório de uma política pública de formação de professores” tem como objetivo central analisar, na compreensão dos seus sujeitos participantes, egressos do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Crateús do Instituto Federal do Ceará (IFCE), como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), uma política pública voltada para o estímulo e a valorização da formação de professores para a Educação básica tem contribuído na formação inicial dos estudantes nesta instituição. De forma específica, buscou-se verificar como o subprojeto do PIBID está estruturado no Curso da Licenciatura em Matemática e destacar as atividades desenvolvidas no Programa como política pública para a formação docente; investigar o entendimento dos estudantes egressos da Licenciatura em Matemática, ex-bolsistas do Programa, sobre a contribuição do PIBID na sua formação, e Identificar o diálogo estabelecido entre teoria e prática no Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE Campus Crateús e o subprojeto PIBID da Matemática. Sua efetivação foi baseada numa abordagem qualitativa, com o referencial teórico-metodológico no estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram: a observação participante, a aplicação de questionário online, e a pesquisa documental. Participaram como sujeitos cinco egressos do curso, estudantes da Licenciatura em Matemática ex-bolsistas do Programa. No intuito de contextualizar historicamente a trajetória da formação de professores no Brasil, foi utilizado como referencial teórico, autores como Gatti, Barreto e André (2011), Saviani (2009) e Tanuri (2000). Em seguida, na busca de ampliar o desenvolvimento e entendimento a respeito da criação e implantação do PIBID, foi discutido o papel do Estado e destacadas políticas públicas implementadas nos anos 1990 aos dias atuais tendo como base teórica Corragio (1996), Diniz-Pereira e Amaral (2010), Ramos (2005), Soares (2006), Tommasi, Warde e Hadadd (1996) e Torres (1996). Os resultados mostraram que o PIBID, apesar das suas limitações, apresenta-se como maior programa de bolsas da instituição, estimulando o desenvolvimento de novas práticas e metodologias e contribuindo, de acordo com seus objetivos de criação, para a formação inicial de professores, ao estabelecer o diálogo entre a teoria e a prática.
Palavras-chave: Políticas públicas; Formação docente; PIBID.

Abstract:
This work, entitled "The PIBID from the perspective of its graduates: an exploratory study of public policy for teacher education" was aimed at analyzing, understanding of its participating subjects, Bachelor of graduates in Mathematics Campus Crateús Institute Federal of Ceará (IFCE) as the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching (PIBID), a public policy for the stimulation and enhancement of teacher training for basic education has contributed to the initial training of students in this institution. Specifically, it sought to determine how the subproject PIBID is structured in the Course of Degree in Mathematics and highlight the activities in the program as public policy for teacher training; investigate the understanding of the graduating students of Degree in Mathematics, alumni of the program, on the contribution of PIBID in their training, and identify the dialogue between theory and practice in Mathematics Degree Course IFCE Campus Crateús and PIBID subproject of Mathematics. Its effectiveness was based on a qualitative approach with the theoretical and methodological framework in the case study. The instruments used for data collection were: participant observation, the online questionnaire, and documentary research. The subjects five graduates of the course, students of the degree in Mathematics alumni of the program. In order to historically contextualize the history of teacher education in Brazil, was used as a theoretical framework, authors like Gatti, Barreto and André (2011), Saviani (2009) and Tanuri (2000). Then, seeking to expand the development and understanding of the creation and implementation of PIBID, it discussed the role of the state and highlighted public policies implemented in the 1990s to the present day the theoretical ground Corragio (1996), Diniz-Pereira and Amaral (2010), Ramos (2005), Soares (2006), Tommasi, Warde e Hadadd (1996) and Torres (1996). The results showed that the PIBID, despite its limitations, is presented as a major institution scholarship program, encouraging the development of new practices and methodologies and contributing according to their creation targets for initial teacher training, to establishing a dialogue between theory and practice.
Keywords: Public policies; Teacher training; PIBID.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CUNHA, MARCIO MONTEIRO. O PIBID SOB A PERSPECTIVA DE SEUS EGRESSOS: ESTUDO EXPLORATÓRIO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1