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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
POLÍTICA PÚBLICA DO DEFICIENTE VISUAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autor(es):
SOUTO, ANA PAULA BRANDÃO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
A sociedade desse século ainda está aprendendo a lidar com as pessoas diferentes,
existem dessa forma milhares de excluídos em nosso meio, entre esses temos o
deficiente visual. Essa pesquisa abordou a inclusão do deficiente visual no ensino
superior, com o objetivo geral de descrever a aplicabilidade das normas constitucionais
da inclusão do deficiente visual na prática em Instituição Pública de Ensino Superior e
com objetivos específicos de identificar os princípios jurídicos na inclusão desta
população e apontar os avanços e desafios da inclusão do deficiente visual. Foi
realizada uma pesquisa bibliográfica mediante explicações embasadas em trabalhos
publicados sob a forma de livros, revistas, artigos, enfim, publicações especializadas,
imprensa escrita e dados oficiais publicados na Internet, que abordem direta ou
indiretamente o tema servindo de suporte para a realização de um estudo de caso
descritivo na Universidade Federal do Ceará-UFC. O recorte descritivo visou oferecer
um panorama de uma determinada situação. Sua natureza foi documental, oferecendo
um documento próprio de ocorrências de um fenômeno específico, ligado ao problema
da pesquisa. De acordo com o estudo de caso foi observado os seguintes resultados: as
ações inclusivas na UFC são realizadas de forma pouco sistemática, contingente e
emergencial, ocorrendo quase que exclusivamente sob a demanda daquelas pessoas
com deficiência que nela ingressam, na condição de aluno ou servidor. Em
atendimento à legislação brasileira, foi criada a Comissão Especial de Educação
Inclusiva (CEIn), responsável pela proposição de políticas voltadas para a inclusão de
pessoas com deficiência na UFC. Este ato, foi efetivado pela Portaria nº 3268. A, de 25
de novembro de 2009. Dentre as ações realizadas, destacam-se: adaptações na
estrutura física de algumas áreas da UFC; discussões quanto a ações pedagógicas que
favoreçam a inclusão e equiparação de oportunidades de alunos com deficiência;
formação para acessibilidade; reflexões sobre a educação de alunos com deficiência,
estimulando a criação de uma cultura inclusiva e implantação do Centro Digital de
Apoio ao Aluno com Deficiência no Centro de Humanidades.
Palavras-chave: Deficiente visual. Inclusão social. Exclusão. Legislação. Ensino
superior.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOUTO, ANA PAULA BRANDÃO. POLÍTICA PÚBLICA DO DEFICIENTE VISUAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. 2014. 80 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

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