Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO CEARÁ: AS EEEPS DE REDENÇÃO E ARACOIABA

Autor(es):
OLIVEIRA, SULAMITA TORRES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
O objeto de investigação deste trabalho é a política pública de ensino médio
integrado à educação profissional. A temporalidade estabelecida para este estudo é
um recorte a partir da Lei de Diretrizes e Bases Nacional – LDB nº 9394/96 até o ano
de 2014. Nesse recorte, contextualizamos o Decreto nº 2.208/97 à lógica da
produção e o Decreto nº 5.154/04 à lógica da educação. O objetivo é compreender
como se deu o processo de implantação e desenvolvimento dessa política em duas
escolas profissionais no Maciço de Baturité. As fontes utilizadas são as entrevistas
realizadas com os gestores, a coordenadora de estágio, os alunos, o
superintendente, o orientador da CEDEA8 e o representante da COEDEP; todos
atuam no campo da educação profissional e concordaram em participar do presente
estudo. Utilizamos os documentos das instituições SEDUC e EEEP. Da SEDUC, o
relatório de gestão “O pensar e o fazer da educação profissional no Ceará – 2008 a
2014” e da EEEP o Currículo Escolar “Integração entre as disciplinas do ensino
médio e dos cursos técnicos” e o Regimento Interno; todos possuem relação com
essa modalidade de ensino. Para essa análise, o referencial teórico-metodológico se
compõe dos estudos de Gaudêncio Frigotto (2005), Maria Ciavatta (2005), Marise
Ramos (2005) e Acácia Kuenzer (2003), com reconhecida contribuição no que se
refere à trajetória da educação profissional no Brasil. Contudo, delineamos esta
pesquisa na perspectiva do direcionamento que essa política contribuiu e vem
contribuindo para que a juventude cearense seja inserida no mercado de trabalho ou
para dar prosseguimento aos seus estudos em nível superior.

Abstract:
The research object of this work is the public policy of integrated high school
vocational education. The temporality established for this study is an excerpt from the
Guidelines and National Framework Law - LDB n. 9394/96 by the year 2014. In that
contextualize cut Decree 2.208/97 will logic of production and Decree 5.154/04, will
logical education. The goal is to understand how was the process of implementation
and development of this policy in two vocational schools in the Massif Baturité. The
sources used are the interviews with managers, internship coordinator, students,
superintendent, supervisor of CEDEA8 and representative COEDEP, all work in the
field of education and agreed to participate in this study. We use the documents of
the institutions, and SEDUC EEEP. The SEDUC, the management "Thinking and
doing vocational education in Ceará - 2008-2014" report and EEEP the School
Curriculum "Integration of high school courses and technical courses" and the Rules
of Procedure that are related to this type of education. For this analysis, the
theoretical framework is composed of studies Gaudêncio Frigotto (2005), Maria
Ciavatta (2005), Marise Ramos (2005) and Acacia Kuenzer (2009) with recognized
contribution as regards the history of education in Brazil. However we outlined this
research in view of the direction that the policy has contributed and is contributing to
the Ceará youth to be inserted in the labor market or to continue their studies at a
higher level.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
OLIVEIRA, SULAMITA TORRES DE. ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO CEARÁ: AS EEEPS DE REDENÇÃO E ARACOIABA. 2016. 156 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1