Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
DETECÇÃO PRECOCE DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA CARTILHA PARA PROFISSIONAIS E TRABALHADORES DE SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA

Autor(es):
VASCONCELOS, SAMILA SOUSA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
O autismo caracteriza-se pela presença da denominada díade diagnóstica, que consiste no déficit de comunicação social e em comportamentos e interesses restritos e repetitivos. Devido à heterogeneidade dos sintomas, o autismo passou a ser classificado, desde 2013, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), que inclui o transtorno autista, o de Asperger, o desintegrativo da infância e o transtorno global do desenvolvimento não especificado. A criança diagnosticada com TEA deverá ser incluída em um programa multi/interdisciplinar de reabilitação, que deve incluir profissionais da área da saúde como fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, serviço social, nutrição, entre outros. Cada profissional terá importância fundamental no processo de desenvolver as potencialidades da criança. O estudo teve como objetivo construir e validar uma cartilha educativa destinada aos profissionais e trabalhadores de saúde da Atenção Básica, que favoreça à detecção precoce da criança com autismo. Em termos metodológicos, este é um estudo de validação de tecnologia do tipo de pesquisa de desenvolvimento metodológico com abordagem qualitativa. A pesquisa, realizada em Sobral, cidade do interior do Ceará e em Fortaleza-CE, foi dividida em três momentos: construção da cartilha educativa, validação da mesma junto aos 13 juízes especialistas e elaboração da versão final da cartilha. A coleta de dados, que ocorreu entre os meses de julho a agosto de 2015, se deu através de uma ficha de avaliação em que os juízes avaliaram e fizeram correções e sugestões referentes à cartilha. Esses dados foram analisados pelo método de Análise de Conteúdo de Bardin. Os juízes avaliaram os itens conteúdo, ilustrações, aparência, organização e motivação da cartilha como adequados. As correções e sugestões feitas por eles foram incluídas na versão final da cartilha. A cartilha educativa “Detecção Precoce da Criança com Transtorno do Espectro Autista – TEA” mostrou-se um material educativo válido e confiável para ser utilizado a fim de favorecer o diagnóstico precoce do paciente com TEA.
Palavras-chave: Transtorno autístico. Diagnóstico precoce. Tecnologia educacional.

Abstract:
The autism is characterized by the presence of diagnostic dyad, that consisting of the deficit of social communication, restricted and repetitive of behaviors and interests. Due to the heterogeneity of symptoms, the autism has become classified, since 2013, as Autism Spectrum Disorder (ASD), which includes autistic disorder, Asperger's, childhood disintegrative and pervasive developmental disorder not specified. Due to the heterogeneity of symptoms, the autism has become classified, since 2013, as Autism Spectrum Disorder (ASD), which includes autistic disorder, Asperger's, the childhood's disintegrative and the pervasive's developmental disorder not specified. the child diagnosed with ASD should be included in a multidisciplinary and interdisciplinary rehabilitation program, which must include health professionals such as speech therapy, psychology, occupational therapy, physiotherapy, social work, nutrition, among others. Each professional has a fundamental importance in the process of developing child's strengths. The study aimed to construct and validate an educational booklet for professionals and health workers of Primary Care, which promotes early diagnosis of children with autism. In terms of methodology, this is a technology validation study of the kind of methodological development research with a qualitative approach. The research occurred in Sobral, interior city of Ceara and Fortaleza-Ce, which was divided into three phases: construction of the educational booklet, validation of the same along with 13 expert judges and drafting the final version of the booklet. Data collection, which took place between the months from July to August 2015, was made through an evaluation form in which the judges evaluated and made corrections and suggestions regarding the booklet. These data were analyzed by the method of Bardin Content Analysis. The judges evaluated the items: content, illustrations, appearance, organization and motivation of the booklet as appropriate. The corrections and the suggestions made by them were included in the final version of the booklet. Therefore, the educational booklet "Early Detection of Children with Autism Spectrum Disorder - ASD" proved to be a valid and reliable educational material to be used in order to facilitate the early diagnosis of patients with ASD. Keywords: Autistic disorder. Early diagnosis. Educational technology.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
VASCONCELOS, SAMILA SOUSA. DETECÇÃO PRECOCE DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA CARTILHA PARA PROFISSIONAIS E TRABALHADORES DE SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1