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Repositório Institucional - UECE
Título:
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA EaD: CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DA REDE E-TEC BRASIL DA ESP/CE

Autor(es):
CRUZ, GERMANA MARIA VIANA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
A Metodologia da Problematização (MP) vem se destacando no ensino de saúde por propiciar
a aprendizagem significativa, aproximando os estudantes à realidade prática por meio da
resolução de problemas. Em consonância com a MP, a Educação a distância (EaD) vem
expandindo as possibilidades de ensino no país, utilizando estratégias que estimulam a
autonomia dos estudantes, a troca de experiências e o estudo em grupo, além da ampliação da
oferta de cursos e capacitações. O objeto desse estudo foi a utilização da MP em projetos
pedagógicos na modalidade EaD, com o objetivo de compreender o processo de
implementação da MP no Curso Técnico em Enfermagem semipresencial da Rede E-Tec
Brasil desenvolvido na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). Foi adotada uma
abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, numa perspectiva compreensiva. O
cenário foi o Curso Técnico em Enfermagem semipresencial da Rede E-Tec Brasil
desenvolvido pela ESP/CE, o qual se desenvolveu em oito municípios do Estado do Ceará,
com encontros presenciais semanais e atividades e conteúdos disponibilizados por meio de
um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Para este estudo, foram considerados sujeitos os
membros da equipe técnica que participaram ativamente do processo de planejamento,
implementação e construção da MP no Curso. Os dados foram coletados e analisados no
período de fevereiro e maio de 2014. Como técnica de coleta, realizou-se a análise
documental dos instrumentos de regulamentação e registro do Curso (plano de curso, manual
do curso, AVA, relatórios gerais e de tutoria) e a entrevista semiestruturada com três
integrantes da equipe, mediada por um roteiro de tópicos de discussão. Os dados foram
analisados a partir do tipo ideal proposto pelos estudos de Weber, a partir de quatro categorias:
a capacitação pedagógica, a modelagem do AVA, o material didático e as estratégias de
ensino-aprendizagem. O Arco de Maguerez, descrito a partir dos trabalhos de Bordenave e
Pereira (2010) e os Referenciais de Qualidade para a modalidade de educação superior a
distância (BRASIL, 2007) nortearam a construção dos tipos ideais. Dentre os resultados,
destacam-se: revisões na capacitação pedagógica, de modo a incluir o Arco em seu
desenvolvimento, bem como torná-la processual em todo o curso; a inclusão de ferramentas
síncronas de aprendizagem no AVA, bem como a facilitação de acesso aos alunos a
declarações e solicitações pelo ambiente, sem necessidade de intermediação do tutor; o
material didático estava em acordo com os princípios da MP, incluindo estratégias que
instigaram os alunos no desenvolvimento de seus estudos e na interação com os colegas e
tutores. Com este estudo, espera-se contribuir para o estudo desta Metodologia, de forma a
validar sua aplicação em cursos à distância, bem como para ajudar à equipe técnica do
referido Curso na avaliação desta estratégia frente ao desafio de formar profissionais de saúde
de forma contextualizada, crítica e reflexiva.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problema. Metodologia da Problematização.
Educação à distância. Educação Técnica em Enfermagem.

Abstract:
The Problematization Methodology has been increasing in health education by providing
meaningful learning, students closer to reality through practical problem solving. According
to these Methodology, Distance Education (DE) is expanding the possibilities of education in
the country, using strategies that encourage students' autonomy, the exchange of experiences
and group study. The object of this study was the use of The Problematization Methodology
for educational projects in distance education mode, their goal being to understand the process
of implementation of the Methodology in the Nursing’s Technical Course developed in semipresencial
mode and by the Project E-Tec Brazil run on Public Health School of Ceará
(ESP/CE). A qualitative approach through a case study was adopted in a comprehensive
perspective. The scenario was the Nursing’s Technical Course developed by ESP/CE, which
has been developed in eight counties of Ceará, including weekly meetings and activities and
content made available through a virtual learning environment (AVA). For this study, were
considered subjects the members of the crew who actively participated in the planning,
implementation and construction of Methodology the in Travel Case . Data were collected and
analyzed between February and May 2014, after the approval of the Research Ethics
Committee, in compliance with the standards contained in Resolution 466/12 of the National
Committee of Ethics in Research. As collection technique, there was the documentary
analysis of regulatory instruments and recording of the Course (course syllabus , course
manual , AVA , general reports and mentoring) and semistructured interviews with three
members of the team, mediated by a script topics of discussion. Data were analyzed from the
ideal type of studies proposed by Weber, from four categories: pedagogical training, modeling
the AVA, teaching materials and strategies for teaching and learning. The Arc of Maguerez
described in the works of Bordenave and Pereira (2010) and Benchmarks for Quality modality
distance higher education (BRAZIL , 2007) guided the construction of ideal types . Among
the results are: revisions in educational training, to include the Arc in its development, as well
as procedural make it around the course; the inclusion of synchronous learning tools in the
AVA as well as the facilitation of access to students declarations and requests for the
environment , nor the tutor need for intermediation ; courseware was in accordance with the
principles of The Problematization Methodology, including strategies that instigated the
students to develop their studies and interaction with peers and tutors. This study is expected
to contribute to the methodology of this study in order to validate its application in distance
learning courses, as well as to help the crew of that course in the evaluation of this strategy to
the challenge of forming health professionals in context, critical and reflective.
Keywords: Problem-Based Learning. Methodology of Problem. Education, Distance.
Education, Nursing, Associate.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CRUZ, GERMANA MARIA VIANA. METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA EaD: CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DA REDE E-TEC BRASIL DA ESP/CE. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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