A Metodologia da Problematização (MP) vem se destacando no ensino de saúde por propiciar
a aprendizagem significativa, aproximando os estudantes à realidade prática por meio da
resolução de problemas. Em consonância com a MP, a Educação a distância (EaD) vem
expandindo as possibilidades de ensino no país, utilizando estratégias que estimulam a
autonomia dos estudantes, a troca de experiências e o estudo em grupo, além da ampliação da
oferta de cursos e capacitações. O objeto desse estudo foi a utilização da MP em projetos
pedagógicos na modalidade EaD, com o objetivo de compreender o processo de
implementação da MP no Curso Técnico em Enfermagem semipresencial da Rede E-Tec
Brasil desenvolvido na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). Foi adotada uma
abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, numa perspectiva compreensiva. O
cenário foi o Curso Técnico em Enfermagem semipresencial da Rede E-Tec Brasil
desenvolvido pela ESP/CE, o qual se desenvolveu em oito municípios do Estado do Ceará,
com encontros presenciais semanais e atividades e conteúdos disponibilizados por meio de
um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Para este estudo, foram considerados sujeitos os
membros da equipe técnica que participaram ativamente do processo de planejamento,
implementação e construção da MP no Curso. Os dados foram coletados e analisados no
período de fevereiro e maio de 2014. Como técnica de coleta, realizou-se a análise
documental dos instrumentos de regulamentação e registro do Curso (plano de curso, manual
do curso, AVA, relatórios gerais e de tutoria) e a entrevista semiestruturada com três
integrantes da equipe, mediada por um roteiro de tópicos de discussão. Os dados foram
analisados a partir do tipo ideal proposto pelos estudos de Weber, a partir de quatro categorias:
a capacitação pedagógica, a modelagem do AVA, o material didático e as estratégias de
ensino-aprendizagem. O Arco de Maguerez, descrito a partir dos trabalhos de Bordenave e
Pereira (2010) e os Referenciais de Qualidade para a modalidade de educação superior a
distância (BRASIL, 2007) nortearam a construção dos tipos ideais. Dentre os resultados,
destacam-se: revisões na capacitação pedagógica, de modo a incluir o Arco em seu
desenvolvimento, bem como torná-la processual em todo o curso; a inclusão de ferramentas
síncronas de aprendizagem no AVA, bem como a facilitação de acesso aos alunos a
declarações e solicitações pelo ambiente, sem necessidade de intermediação do tutor; o
material didático estava em acordo com os princípios da MP, incluindo estratégias que
instigaram os alunos no desenvolvimento de seus estudos e na interação com os colegas e
tutores. Com este estudo, espera-se contribuir para o estudo desta Metodologia, de forma a
validar sua aplicação em cursos à distância, bem como para ajudar à equipe técnica do
referido Curso na avaliação desta estratégia frente ao desafio de formar profissionais de saúde
de forma contextualizada, crítica e reflexiva.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problema. Metodologia da Problematização.
Educação à distância. Educação Técnica em Enfermagem.