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Repositório Institucional - UECE
Título:
A GESTÃO POR RESULTADOS NA EDUCAÇÃO CEARENSE (2007- 2010): O PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PAIC)

Autor(es):
MAIA, JEFFERSON DE QUEIROZ

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
A Educação pública brasileira vem passando por um processo de transformação iniciado a
partir dos anos de 1990. Desde então, o Brasil vem desenvolvendo políticas voltadas para a
adequação dos sistemas de ensino aos interesses de agentes internacionais do capital
ligados ao Neoliberalismo, que influenciam e financiam a educação em vários países do
mundo. São exemplos desses agentes: o Banco Mundial, a Organização para a Cooperação
e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI). Com isso,
as políticas educacionais do Brasil buscaram a Universalização do Ensino Fundamental, o
aumento do capital privado no ensino superior, a maior presença do terceiro setor na
educação pública, a criação de fundos específicos para o financiamento da Educação, como
o FUNDEB e o FUNDEF, e a criação de sistemas de avaliações externas e em larga escala
para medir a qualidade da educação. No Ceará, esta prática foi iniciada ainda na Gestão de
Tasso Jereissati, em 1987, e teve sequência nos governos posteriores, chegando ao seu
ápice no governo de Cid Ferreira Gomes. Das principais mudanças ocorridas no processo, a
inserção da Gestão por Resultados é uma das mais evidentes. A pesquisa aqui
desenvolvida vem debater sobre a influência da Gestão por Resultados (GPR) na educação
cearense no governo de Cid Ferreira Gomes (2007-2010), analisando seus impactos no
principal programa educacional do mesmo, no caso, o Programa Alfabetização na Idade
Certa – PAIC. Na pesquisa, constatou-se que as principais inserções da GPR acontecem no
processo de gestão e avaliação da educação. Avaliações externas e em larga escala como
o SPAECE, o Prova Brasil e o SPAECE–Alfa, determinam boa parte das políticas
educacionais do governo cearense. Programas como a Aprender Pra Valer, o Prêmio
Computador por Aluno e o Escola Nota Dez são exemplos marcantes da Gestão por
Resultados. Ainda segundo a pesquisa, o PAIC prioriza a busca por metas de
aprendizagem, verificadas em testes padronizados conhecidos como SPAECE-Alfa, prioriza
também a política de premiação e ainda estabelece rankings de municípios e de escolas,
estimulando a competitividade e a cultura dos resultados dentro das instituições, enfatizando
a qualidade total em detrimento da qualidade social da educação no programa. No entanto
há um contraponto: foi possível observar que o PAIC promoveu o aumento nos índices de
aprovação e de permanência na escola, atestando que seus efeitos na educação vão além
dos resultados em testes padronizados e externos. É preciso então que o poder público
reveja esta questão e não deixe o PAIC ser subordinado aos resultados do SPAECE-Alfa.
Seu objetivo de alfabetizar com qualidade as crianças na idade certa e os avanços nos
índices internos da educação são bem mais relevantes que a priorização de resultados
externos. Por fim, a pesquisa apresenta um questionamento sobre o espaço da escola e o
caráter social que o PAIC possui dentro dela. A pesquisa deixa questões importantes e
inconclusas para a continuidade do debate, como a possibilidade de transformação do
programa na tentativa de libertá-lo da dependência da Gestão por Resultados, e finaliza
levantando a hipótese que a base para o início desta transformação pode estar dentro da
escola.
PALAVRAS – CHAVE: Educação. Neoliberalismo. Gestão por Resultados. Avaliação.

Abstract:
The Brazilian public education is undergoing a transformation process started from
1990s . Since then , Brazil has been developing policies for the adequacy of the
educational interests of international agents of capital linked to Neoliberalism,
influencing and finance education in countries around the world. Examples of these
agents , the World Bank , the Organization for Economic Cooperation and
Development (OCDE) and the International Monetary Fund (FMI) . Thus , educational
policies in Brazil sought to Universal Primary Education , the increase in private
equity in higher education , the greater presence of the third sector in public
education , the creation of specific funds to finance education , as FUNDEB and
Fundef and the creation of systems and external evaluations scale to measure the
quality of education . In Ceará , this practice was initiated in the Management Tasso
Jereissati in 1987 and had the following subsequent administrations , reaching its
apex in government Cid Ferreira Gomes. Major changes in the process , the insertion
of Managing for Results is one of the most obvious . The research has been
developed here discuss the influence of the Managing for Results (GPR) in education
in the government of Ceará Cid Ferreira Gomes (2007-2010) , analyzing their impact
on the main educational program of the same in case the Literacy Program at Age
One - PAIC . In the survey , it was found that the main inserts GPR happen in the
management and evaluation of education . External evaluations and scale as
SPAECE , Proof and Brazil SPAECE - Alfa determine much of the educational
policies of the government of Ceará. Programs such as Pra Valer Learning ,
Computer per Student Award and Ten School Note , are striking examples of
Managing for Results . According to the survey , the PAIC prioritizes the pursuit of
learning goals , recorded on standardized tests known as Alfa - SPAECE prioritizes
the policy of awards , and also provides rankings of municipalities and schools ,
encouraging competitiveness and culture of results within institutions . However there
is a contrast , we observed that the PAIC promoted increased rates of approval and
permanence in school , stating that its effects on education go beyond the results on
standardized tests and external . It is necessary then that the government review the
issue , and not let the PAIC be subordinated to the results SPAECE - Alpha . Its goal
of quality literacy children at the right age , and advances in internal indices of
education , are more relevant to the prioritization of external results . Finally , the
research presents a question on the space of the school and the social character that
has PAIC inside. The research is inconclusive and important issues for the continuing
debate , such as the possibility of transforming the program in an attempt to free him
from dependence on Managing for Results , and ends hypothesizing that the basis
for the beginning of this transformation may be within the school.
KEYWORDS : Education. Neoliberalism. Managing for Results. Evaluation.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MAIA, JEFFERSON DE QUEIROZ. A GESTÃO POR RESULTADOS NA EDUCAÇÃO CEARENSE (2007- 2010): O PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PAIC). 2013. 215 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

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