O presente estudo seguiu método
direto, transversal, observacional e descritivo, constituindo se em
um estudo de caso, no qual se utilizou uma abordagem qualiquantitativa de análise acerca do
processo de aprendizagem de obesos que se submeteram a tratamento de obesidade por método
cirúrg ico, partindo da análise das ações de ensino na saúde fomentadas por equipe interdisciplinar,
as quais contemplaram as prerrogativas da aprendizagem significativa sob os princípios
andragógicos. Outros objetivos delineados foram: identificar o perfil socio econômico e
sociodemográfico dos pacientes, descrever as estratégias educativas facilitadoras de perda de peso
ponderal, relacionando as com os fatores socioeconômicos e sociodemográficos. A pesquisa foi
realizada no Núcleo do Obeso do Ceará, local de refe rência para tratamento de obesidade. Os
instrumentos utilizados foram: um diário de campo, uma entrevista semiestruturada com os
profissionais da equipe interdisciplinar, um questionário aplicado com os acompanhantes dos
pacientes e uma entrevista semiestr uturada com os pacientes, além de uma escala de aferição para
quantificar a sensação subjetiva de apetite, usada em dois momentos do tratamento (primeiro e
terceiro mês pós operatório). Os profissionais entrevistados afirmaram basear suas condutas nas
nece ssidades dos clientes, por meio de estratégias que emanaram d as dú vidas dos pacientes . As
técnicas utilizadas n as orientações facilitaram o processo de educação em saúde. Entretanto, é
necessário ter atenção à idade, ao nível social, à percepção e ao perfi l psicológico de cada paciente,
pois esses fatores influenciam na formação do conhecimento. A relação triangular , entre pr ofissional,
familiar e paciente, é de cooperação e confiabilidade para a garantia do sucesso da intervenção,
possibilitando aos pacien tes serem sujeitos ativos no processo de aprendizagem. A utilização das
estratégias educativas media a interação de alimentação e retroalimentação no processo do cuidado,
fatores fundamentais para desenvolvimento da atenção à saúde que fomente a autonomia do obeso
para as efetivas mudanças no estilo de vida, advindas com a inserção de hábitos mais saudáveis.
Concluiu se que os profissionais utilizaram metodologias ativas facilitadoras da aprendizagem de
adultos obesos, reconheceram os conhecimentos prévios dos obesos, no que diz respeito à
obesidade e ao emagrecimento, e desenvolveram estratégias de abordagem a partir de ações
conjuntas de forma interdisciplinar, demonstrando que transcenderam os limites do serviço, ao
buscarem novos caminhos para gerar apre ndizagem significativa e facilitar a inserção da prática de
hábitos de vida saudáveis, assim dificultando o reganho de peso, ao abrangerem as dimensões
compreensivas e ao perceberem a inserção do paciente em um contexto de interação dos aspectos
familiares , socioeconômicos e sociodemográficos. Os pacientes, por sua vez, responderam
satisfatoriamente à metodologia de ensino na saúde aplicada, com perda efetiva de peso ponderal,
necessitando, entretanto, de aporte no que concerne os aspectos relacionados à au topercepção das
sensações alimentares. Portanto, a cirurgia bariátrica depende fundamentalmente da intervenção nas
questões relacionadas à educação em saúde e às mudanças dos hábitos de vida do obeso em
tratamento, por parte de uma equipe interdisciplinar, especializada nos aspectos da obesidade e do
emagrecimento, como medida profilática e terapêutica.
Palavras
chave: A ndragogia ; A prendi zagem na saúde ; G astroplastia ; O besidade