Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A COMPREENSÃO DA DINÂMICA DA APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE EMAGRECIMENTO DE OBESOS SUBMETIDOS À GASTROPLASTIA

Autor(es):
RODRIGUES, GERUZA BAIMA DE OLIVEIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
O presente estudo seguiu método
direto, transversal, observacional e descritivo, constituindo se em
um estudo de caso, no qual se utilizou uma abordagem qualiquantitativa de análise acerca do
processo de aprendizagem de obesos que se submeteram a tratamento de obesidade por método
cirúrg ico, partindo da análise das ações de ensino na saúde fomentadas por equipe interdisciplinar,
as quais contemplaram as prerrogativas da aprendizagem significativa sob os princípios
andragógicos. Outros objetivos delineados foram: identificar o perfil socio econômico e
sociodemográfico dos pacientes, descrever as estratégias educativas facilitadoras de perda de peso
ponderal, relacionando as com os fatores socioeconômicos e sociodemográficos. A pesquisa foi
realizada no Núcleo do Obeso do Ceará, local de refe rência para tratamento de obesidade. Os
instrumentos utilizados foram: um diário de campo, uma entrevista semiestruturada com os
profissionais da equipe interdisciplinar, um questionário aplicado com os acompanhantes dos
pacientes e uma entrevista semiestr uturada com os pacientes, além de uma escala de aferição para
quantificar a sensação subjetiva de apetite, usada em dois momentos do tratamento (primeiro e
terceiro mês pós operatório). Os profissionais entrevistados afirmaram basear suas condutas nas
nece ssidades dos clientes, por meio de estratégias que emanaram d as dú vidas dos pacientes . As
técnicas utilizadas n as orientações facilitaram o processo de educação em saúde. Entretanto, é
necessário ter atenção à idade, ao nível social, à percepção e ao perfi l psicológico de cada paciente,
pois esses fatores influenciam na formação do conhecimento. A relação triangular , entre pr ofissional,
familiar e paciente, é de cooperação e confiabilidade para a garantia do sucesso da intervenção,
possibilitando aos pacien tes serem sujeitos ativos no processo de aprendizagem. A utilização das
estratégias educativas media a interação de alimentação e retroalimentação no processo do cuidado,
fatores fundamentais para desenvolvimento da atenção à saúde que fomente a autonomia do obeso
para as efetivas mudanças no estilo de vida, advindas com a inserção de hábitos mais saudáveis.
Concluiu se que os profissionais utilizaram metodologias ativas facilitadoras da aprendizagem de
adultos obesos, reconheceram os conhecimentos prévios dos obesos, no que diz respeito à
obesidade e ao emagrecimento, e desenvolveram estratégias de abordagem a partir de ações
conjuntas de forma interdisciplinar, demonstrando que transcenderam os limites do serviço, ao
buscarem novos caminhos para gerar apre ndizagem significativa e facilitar a inserção da prática de
hábitos de vida saudáveis, assim dificultando o reganho de peso, ao abrangerem as dimensões
compreensivas e ao perceberem a inserção do paciente em um contexto de interação dos aspectos
familiares , socioeconômicos e sociodemográficos. Os pacientes, por sua vez, responderam
satisfatoriamente à metodologia de ensino na saúde aplicada, com perda efetiva de peso ponderal,
necessitando, entretanto, de aporte no que concerne os aspectos relacionados à au topercepção das
sensações alimentares. Portanto, a cirurgia bariátrica depende fundamentalmente da intervenção nas
questões relacionadas à educação em saúde e às mudanças dos hábitos de vida do obeso em
tratamento, por parte de uma equipe interdisciplinar, especializada nos aspectos da obesidade e do
emagrecimento, como medida profilática e terapêutica.
Palavras
chave: A ndragogia ; A prendi zagem na saúde ; G astroplastia ; O besidade

Abstract:
This study followed a direct,
transversal , observational and descriptive design, and constitutes a case
study, in which it was used a qualitative quantitative approach to the analysis of the learning process
of obese people that underwent obesity treatment with surgical method, taking as a starti ng point the
analysis of health education actions, fostered by an interdisciplinary team, that contemplated the
prerogatives of meaningful learning under andragogical principles. Other outlined objectives were to
identify the socioeconomic and demographic profile of the patients, describe the educational strategies
favoring ponderal weight loss, and relate these strategies to socioeconomic and sociodemographic
factors. The research was carried out at the Núcleo do Obeso do Ceará, a place of reference for th e
treatment of obesity. The instruments used were: a field diary, a semi structured interview with each of
the professionals of the interdisciplinary team, a questionnaire administered to each of the patients’
accompanying persons, and a semi structured in terview with each individual patient, besides a
measurement scale to quantify the subjective sensation of appetite, which was used at two moments
of the treatment (first and third postoperative months). The interviewed professionals said that their
procedu res were based on the clients’ needs, thus contemplating the strategies which were originated
from the doubts of the patients. The techniques used in the guidelines facilitated the health education
process. However, attention must be paid to age, social le vel, perception, and psychological profile of
each patient, as these factors influence the formation of the knowledge. The triangular relationship,
between professional, family and patient, is based on cooperation and trustfulness to guarantee the
success of the intervention, allowing the patients to be active subjects in the learning process. The use
of educational strategies mediates the interaction of supply and feedback in the care process,
fundamental factors for the development of health care that fos ters autonomy of the obese patient for
effective changes in lifestyle, stemming from the inclusion of healthier habits . It was concluded that the
professionals used active methodologies to facilitate the learning process of obese adults, recognized
the kno wledge background of obese patient, with regard to obesity and weight loss, and developed
strategies to address from joint actions in an interdisciplinary way, demonstrating that they
transcended the limits of the service, while seeking new ways to generat e meaningful learning and
facilitate the insertion of the practice of healthy lifestyles and thus hinder the regained weight, covering
comprehensive dimensions, and realizing the inclusion of the patient in a context of interaction of
familial, socioeconom ic and sociodemographic aspects. The patients, in turn, satisfactorily responded
to the applied methodology of health teaching, with an effective ponderal weight loss, requiring,
however, aid in regard to aspects related to the perception of alimentary sen sations. Therefore,
bariatric surgery is crucially dependent on the intervention in issues related to health education and to
changes in the lifestyle habits of the obese patient in treatment by an interdisciplinary team (experts in
the aspects of obesity and weight loss) as a prophylactic and therapeutic measure.
Keywords:
A ndragogy ; H ealth learning ; G astroplasty ; O besity.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
RODRIGUES, GERUZA BAIMA DE OLIVEIRA. A COMPREENSÃO DA DINÂMICA DA APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE EMAGRECIMENTO DE OBESOS SUBMETIDOS À GASTROPLASTIA. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1