Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UMA EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA EM FORTALEZA

Autor(es):
SILVA, EMANUELA QUEIROZ DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
As políticas formuladas pela implantação do Programa de Alfabetização na Idade
Certa (PAIC), pelo governo do Estado do Ceará, têm como meta a alfabetização em
um curto espaço de tempo das crianças da rede pública de ensino. A educação é
uma das principais ferramentas para o desenvolvimento adequado do indivíduo à
sociedade. O período de alfabetização é a fase principal do ensino escolar. A
relação entre professor e aluno tem que ser satisfatória; compensatória e afetiva,
para que haja resultados positivo e qualificativo. O objeto da investigação é a
utilização do PAIC, suas práticas pedagógicas dentro da escola municipal de
Fortaleza. A demarcação temporal estabelecida nesta pesquisa representa os anos
de iniciação do PAIC até os tempos atuais. O objetivo geral da dissertação é de
descrever a implantação do eixo de alfabetização no Programa de Alfabetização na
Idade Certa (PAIC) em uma escola municipal de Fortaleza. A metodologia dessa
pesquisa é bibliográfica e estudo de caso. Como fundamentação teórica destaca-se:
Azibeiro (2002); Becker (2000); Castro (1998); Freire (1996); Pires (2001); Souza
(2003) entre outros. O estudo de caso em relação à técnica de coleta de dados foi
realizado em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental,
situada na Aerolândia no Município de Fortaleza. As professoras não tiveram
dificuldades em reconhecer o objetivo das atividades alfabetizadoras, diante as
repercussões da proposta do programa PAIC “Alfabetizar letrando”, pois o programa
já estava sendo utilizado pelas professoras, diante da ida da supervisora a Sobral,
para melhor conhecimento do PAIC, e dito como positivo para a prática pedagógica
das alfabetizadoras, como informou a vice-diretora. Informou ainda que, as
consequências esperadas das ações do programa começaram a ser percebidas,
devido ao grande compromisso e envolvimento das professoras no decorrer de todo
o processo de avaliação. Algumas práticas pedagógicas da formação do PAIC são
voltadas ainda para a instrução, embora seja compreendida pela profissional
questionada como práticas inovadoras, por valorizarem o diálogo e a partilha de
ideias. Conclui-se que a pesquisa aponta uma luz da mudança pedagógica, e que
constata uma prática inovadora, que fez com que a escola pesquisada tivesse um
excelente desempenho, diante da mudança das práticas realizadas pelos
professores em sala de aula.
Palavras-chave: Alfabetização. PAIC. Mudança pedagógica.

Abstract:
The policies formulated by the implementation of the literacy programmed in the
Right Age (PAICE), by the Government of the State of Ceará in the Northeast region,
have as goal to literacy in a short period of public school children. Education is one of
the main tools for the proper development of the individual to society. The period of
literacy is the main stage of school education. The relationship between teacher and
student have to be satisfactory; affective and compensatory, so that there are
positive results and adjective. The object of research is the use of PAICE, their
pedagogical practices within the municipal school of Fortaleza. The temporal
demarcation established in this research represents the years PAICE initiation until
the present times. The overall objective of the dissertation is to describe the
implementation of literacy in the literacy programmed in the Right Age (PAICE) in a
municipal school in Fortaleza. As theoretical foundation stands out: Azibeiro (2002);
Becker (2000); Castro (1998); Freire (1996); Pires (2001); Souza (2003) among
others. The case study in relation to the technique of data collection was carried out
in a Municipal School of early childhood education and elementary school, located in
Aerolândia in the city of Fortaleza. The teachers did not have difficulties to recognize
the purpose of the literacy trainer activities, on the repercussions of the program
proposal PAIC "Literacy Train" because the program was already being used by
teachers, the goes of the supervisory to Sobral, for better understanding of PAICE,
and said as positive for the pedagogical practice of literacy trainer, as informed the
Deputy Director. Informed that the expected consequences of the actions of the
program began to be perceived, due to the great commitment and involvement of
teachers in the course of the entire evaluation process. Some pedagogical practices
of formation of PAICE are tuned to the statement, although it is understood by
professional questioned how innovative practices, by teaching them the dialogue and
sharing of ideas. It is concluded that the research points a pedagogical shift light, and
innovative practice notes which the searched school had an excellent performance,
in the face of change of practices carried out by teachers in the classroom.
Keywords: Literacy. PAIC. Educational change.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, EMANUELA QUEIROZ DA. PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UMA EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA EM FORTALEZA. 2013. 145 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1