As políticas formuladas pela implantação do Programa de Alfabetização na Idade
Certa (PAIC), pelo governo do Estado do Ceará, têm como meta a alfabetização em
um curto espaço de tempo das crianças da rede pública de ensino. A educação é
uma das principais ferramentas para o desenvolvimento adequado do indivíduo à
sociedade. O período de alfabetização é a fase principal do ensino escolar. A
relação entre professor e aluno tem que ser satisfatória; compensatória e afetiva,
para que haja resultados positivo e qualificativo. O objeto da investigação é a
utilização do PAIC, suas práticas pedagógicas dentro da escola municipal de
Fortaleza. A demarcação temporal estabelecida nesta pesquisa representa os anos
de iniciação do PAIC até os tempos atuais. O objetivo geral da dissertação é de
descrever a implantação do eixo de alfabetização no Programa de Alfabetização na
Idade Certa (PAIC) em uma escola municipal de Fortaleza. A metodologia dessa
pesquisa é bibliográfica e estudo de caso. Como fundamentação teórica destaca-se:
Azibeiro (2002); Becker (2000); Castro (1998); Freire (1996); Pires (2001); Souza
(2003) entre outros. O estudo de caso em relação à técnica de coleta de dados foi
realizado em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental,
situada na Aerolândia no Município de Fortaleza. As professoras não tiveram
dificuldades em reconhecer o objetivo das atividades alfabetizadoras, diante as
repercussões da proposta do programa PAIC “Alfabetizar letrando”, pois o programa
já estava sendo utilizado pelas professoras, diante da ida da supervisora a Sobral,
para melhor conhecimento do PAIC, e dito como positivo para a prática pedagógica
das alfabetizadoras, como informou a vice-diretora. Informou ainda que, as
consequências esperadas das ações do programa começaram a ser percebidas,
devido ao grande compromisso e envolvimento das professoras no decorrer de todo
o processo de avaliação. Algumas práticas pedagógicas da formação do PAIC são
voltadas ainda para a instrução, embora seja compreendida pela profissional
questionada como práticas inovadoras, por valorizarem o diálogo e a partilha de
ideias. Conclui-se que a pesquisa aponta uma luz da mudança pedagógica, e que
constata uma prática inovadora, que fez com que a escola pesquisada tivesse um
excelente desempenho, diante da mudança das práticas realizadas pelos
professores em sala de aula.
Palavras-chave: Alfabetização. PAIC. Mudança pedagógica.