Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O PROCESSO HISTORICO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): 2ª E 3ª GERAÇÕES DA INTERNET

Autor(es):
CARVALHO, MARIA EUNICE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Este artigo de conclusão da Especialização em Educação a Distância: fundamentos e ferramentas visa compreender o processo histórico de e-Learning através das ferramentas web 2.0 e 3.0. Nossa pesquisa enfatiza o processo histórico da Educação a Distância através das ferramentas da web utilizadas como ferramentas para avaliar a aprendizagem. Destacamos as principais ferramentas de avaliação de aprendizado: fórum, chat, questionários, atividades em grupo, portfólio e artigo. Para tecer essa discussão, utilizamos pesquisadores como Pimentel (1995), Preti e Oreste (2009), Moran (2013), Kneller (1980), Silva (2011), Libâneo (1994) e Quintana (2003). Apresentou-se então os resultados da pesquisa bibliográfica. No final, concluímos que a educação e avaliação de aprendizagem evoluíram através do progresso das gerações da Internet. A educação na modalidade (EaD) e consequentemente a avaliação da aprendizagem está em divida em antes da internet e após a internet. Antes da internet o ensino a distância era lento e trabalhoso, pois a comunicação dependia unicamente dos Correios esse fato trazia lentidão na troca de materiais entre o estudante e o seu professor/tutor e era limitada o dialógo entre os alunos da turma que era praticmanete inexistente. Após a chegada da internet e o desevolvimento das tecnologias da informação e comunicação (tics) trouxeram um grande avaço nessa modalidade de ensino, criando um novo paradigma de ensino, aprendizagem e avaliação na modalidade a distância. O Ambiente Virtual de Aprendizagem foi criado graças as tics e trouxe uma verdadeira inovação na avaliação e na aprendizagem. Tanto para o estudante como para o professor/tutor. Ao final de nossa pesquisa podemos afirmar que a envolução da modalidade passou pelos processos de comunicação e das tecnologias que deslocou a estrutura formal tradicional para especificidade e necessidade de cada estudante. Personalizando e individualizando as necessidades pedagógicas de cada estudante. Essa necessidade acabou influindo na concepção da ação docente. Palavras-chave: Processo histórico. Avaliação. Modalidade ead. Aprendizagem.

Abstract:
This article completes the Specialization in Distance Education: Fundamentals and Tools aims to understand the historical process of e-Learning through web 2.0 and 3.0 tools. Our research emphasizes the historical process of Distance Education through the web tools used as tools to evaluate learning. We highlight the main learning assessment tools: forum, chat, questionnaires, group activities, portfolio and article. To make this discussion, we used researchers such as Pimentel (1995), Preti and Oreste (2009), Moran (2013), Kneller (1980), Silva (2011), Libâneo (1994) and Quintana (2003). We presented the results of the bibliographic research. In the end, we conclude that education and evaluation of learning evolved through the progress of the generations of the Internet. The education in the modality (EaD) and consequently the evaluation of the learning is in debt in before the internet and after the internet. Before the internet distance learning was slow and laborious. Because communication depended solely on the Post Office, this fact was slow in the exchange of materials between the student and his teacher / tutor, and the dialogue between the students in the class that was practically non-existent was limited. After the arrival of the internet and the development of information and communication technologies (tics), they brought a great improvement in this type of teaching, creating a new paradigm of teaching, learning and evaluation in the distance modality. The Virtual Learning Environment was created thanks to the tics and brought an innovation harness in evaluation and learning. Both for the student and for the teacher / tutor. At the end of our research we can affirm that the involvement of the modality passed through the communication processes and the technologies that shifted the traditional formal structure to specificity and necessity of each student. Customizing and individualizing the pedagogical needs of each student. This need ended up influencing the conception of teaching action. Keywords: Historical process. Evaluation. Ead mode. Learning.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
CARVALHO, MARIA EUNICE. O PROCESSO HISTORICO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): 2ª E 3ª GERAÇÕES DA INTERNET . 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1