A INTELIGÊNCIA DE MERCADO COMO ESTRATÉGIA
COMPETITIVA EM GRANDES EMPRESAS
Autor(es):
JARDIM, ALEX CESAR RODRIGUES
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
Em um mercado sem fronteiras caracterizado pela acirrada competição entre as empresas, as organizações devem tomar decisões mais pensadas estrategicamente, pois a economia globalizada demanda mais competência e profissionalização. Diante disto indaga-se: como o estudo de inteligência de mercado (IM) pode ser um diferencial competitivo para grandes empresas? Será apresentado os conceitos de inteligência de mercado e planejamento estratégico, junto com toda a evolução que estes assuntos vêm ganhando e suas importâncias no cenário global. Trata-se de um estudo exploratório, apoiado com base em fontes secundárias. A investigação se deu mediante pesquisa qualitativa, iniciada através de pesquisa bibliográfica que culminou em pesquisa documental, onde se investigou em quatro estudos de casos diferentes, exemplos de práticas adotadas por quatro empresas. As empresas investigadas foram: Cavalcante Carvalho, a Embraer S.A., o C.E.S.A.R. e a GNC Cinemas. Conclui-se que, de uma maneira geral, é possível perceber a influência que a Inteligência de Mercado exerce sobre o planejamento estratégico nas organizações. Sendo, portanto, uma ferramenta obrigatória para que as empresas possam se manter competitivas no mercado atual.
Palavras-Chave: Inteligência de Mercado; Planejamento Estratégico, Business Intelligence,
Abstract:
In a borderless market characterized by fierce competition among companies, organizations must make more strategically-minded decisions, as the globalized economy demands more competence and professionalism. In view of this, ask: how can the intelligence market (IM) study be a competitive differential for large companies? The concepts of market intelligence and strategic planning will be presented along with all the evolution that these subjects are gaining and their importance in the global scenario. It is an exploratory study, supported by secondary sources. The research was carried out through a qualitative research, initiated through bibliographical research that culminated in documentary research, where four different case studies, examples of practices adopted by four companies were investigated. The companies investigated were: Cavalcante Carvalho, Embraer S.A., C.E.S.A.R. and GNC Cinemas. It is concluded that, in a general way, it is possible to perceive the influence that the Market Intelligence exerts on the strategic planning in the organizations. Therefore, it is a mandatory tool for companies to remain competitive in the current market.
Keywords: Market intelligence. Strategic planning. Business Intelligence.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
JARDIM, ALEX CESAR RODRIGUES. A INTELIGÊNCIA DE MERCADO COMO ESTRATÉGIA
COMPETITIVA EM GRANDES EMPRESAS. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2018) – Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 28 de março de 2024
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