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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O EXERCÍCIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR NA SAÚDE

Autor(es):
VARELA, DANIELLE SANTIAGO DA SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
O ensino superior no Brasil se ampliou nos últimos anos e a docência se tornou uma atividade
extremamente atrativa. Historicamente tem se valorizado os cursos de pós-graduação e a
experiência profissional em área específica como pré-requisitos para o ensino. A formação em
área pedagógica para docentes do ensino superior é apontada como uma necessidade para o
estabelecimento de um bom processo de ensinagem. É objetivo geral desta pesquisa:
compreender as concepções de docentes acerca de sua prática pedagógica. Tratou-se de um
estudo qualitativo, realizado em uma faculdade privada localizada no interior do Ceará.
Foram sujeitos do estudo 10 professores bacharéis em área da saúde e docentes em seu curso
de graduação. A coleta de dados deu-se por meio de uma entrevista com roteiro semiestruturado
e em seguida foi realizada análise temática de Minayo para tratar os dados
obtidos. Encontrou-se, na primeira categoria, um perfil de docentes jovens com idade média
de 39,1 anos sendo a maioria do sexo feminino. Os docentes em estudo, 90%, têm formação
stricto sensu completa ou em andamento. A segunda categoria encontrada trata da
compreensão sobre o ser docente a partir da visão dos sujeitos em estudo. Contatou-se que a
docência é compreendida como o ato de ensinar, por vezes ainda conceituado como uma
transmissão ou repasse de conhecimentos. A identidade docente está marcada por um caráter
político e social de mudar realidades e impactar na cidadania. Docentes trouxeram em suas
falas a ideia do orgulho e do privilégio de ser professor universitário e a compreensão da
docência como um exercício prazeroso e uma realização profissional. A terceira categoria fala
sobre a prática pedagógica, esta é muitas vezes intuitiva e muito pouca embasada em
pressupostos teóricos da área da educação. Constatou-se também que a docência é um
processo em construção e que acontece na interação entre os agentes envolvidos. A quarta
categoria trouxe os desafios docentes que envolvem desde as dificuldades dos alunos em
relação aos conteúdos do ensino básico e a resistência que estes têm em relação a leitura ao
despreparo do professor no que tange a metodologias, ao processo avaliativo e a técnicas de
ensino. A não formação em área da educação se reflete em dificuldades inerentes ao processo
de ensinar e mediar o aprendizado do aluno bem como de avaliar a aprendizagem do mesmo.
A influência do mundo moderno no processo de ensino também foi apontada como um
desafio, pois traz consigo as questões tecnológicas e das realidades virtuais, e a sobrecarga de
trabalho docente que se expressa na falta de tempo. A última categoria encontrada diz respeito
a trajetória docente as vezes iniciada na ainda na graduação quando percebem o interesse pela
docência, na pós-graduação ou durante a prática de educação em saúde exercida na atenção
básica ou com a atividade de preceptoria. Outros apesar de não ter interesse pela docência
estiveram abertos as oportunidades profissionais quando estas surgiram. Aponta-se a
necessidade de formação pedagógica para professores universitários em cursos da área da
saúde a fim de encontrar subsídios para uma formação que atenda as necessidades do mundo
na atualidade.
Palavras-chave: Educação Superior. Docentes. Ensino.

Abstract:
Higher education in Brazil has widened itself and teaching profession has become an
extremely attractive activity. Postgraduate courses and professional experience as
precondition for teaching have been historically valued. Formation on a pedagogical area for
higher education professors is pointed out as a need for the establishment of a good education
process. It is the aim of this research: to understand the conceptions of professors about their
pedagogical practice. It circles around a qualitative study carried out at a college in the
countryside of the state of Ceará. 10 bachelor professor on the field of health and active as
instructor in their respective graduation course. The gathering of data was made based on an
interview with semi-structured script and after that a Minayo’s thematic analysis was made to
deal with the collected data. As a result it was found, of first category, a profile of young
instructors at the average age of 39.1 years old, being most of them females. From the
instructor who are studying, 90%, have a fulfilled or in-progress stricto sensu formation. The
second category found deals with the comprehension about the “teaching being” from the
perspective of the analyzed subjects. It was found that the teaching profession is understood
as the teaching act itself, being it sometimes conceptualized as a transmission or passage of
knowledge. The instructor’s identity is marked by a political and social character of changing
realities and impacting citizenship. Instructors have brought up the idea of pride and privilege
of being university professors in theirs speech and the understanding of the teaching career as
a delightful exercise and a professional accomplishment. The third category talks about a
pedagogical practice, being it, for many times, intuitive and little based on theoretical
assumptions in the field of education. It was also found that the teaching career is a process in
the make and that it happens through the interaction of the agents involved. The fourth
category came with the teaching challenges which surrounds the hindrances of the
undergraduate related to the content of basic education and the resistance that they have in
relation to the analysis of the professor’s unpreparedness concerning methodologies, to the
evaluative process and teaching techniques. The non-formation in the field of education
reflects on inherent hardships in the process of teaching and mediating the students’ learning
as well as evaluate their apprenticeship. The weight of the modern world on the teaching
process was too appointed as a challenge, for it brings technology questions and virtual
realities, alongside with the professor’s overload of work, culminating in their lack of time.
The last category found regards the professor’s trajectory, which is sometimes initiated during
undergraduate studies, when they realize the interest for the instruction career, during
postgraduate education or even during the practice of education in the area of health exercised
on basic care or preceptor activity. Other ones, although not being interested in the teaching
career, were given the professional opportunity when possible. It aims to the need of a
pedagogical shaping for professors in courses in the field of health in order to find subsidies
towards an academic formation that answers the necessities of the present world.
Keywords: Higher Education. Faculty. Teaching.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
VARELA, DANIELLE SANTIAGO DA SILVA. CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O EXERCÍCIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR NA SAÚDE. 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

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