A televisão digital (TVD) proporciona uma melhoria na qualidade de som e imagem
transmitidos, além de oferecer interatividade ao usuário. A interatividade pode contribuir na
formação de pessoas por meio do T-learning, serviços educacionais fornecidos através da
TVD. O uso de T-learning junto com a acessibilidade pode favorecer alunos com deficiência
visual no ensino a distância ou presencial, complementando suas atividades curriculares.
Poucos são os trabalhos relacionados à acessibilidade na TVD, principalmente quando o foco
é a educação inclusiva. Este trabalho apresenta o Teleduca, um sistema interativo de baixo
custo para deficientes visuais baseado no Ginga, middleware brasileiro de TVD. O Teleduca
foi desenvolvido com o objetivo de fornecer um sistema interativo de aprendizagem para
deficientes visuais por meio de questionários objetivos de múltipla escolha, elaborados pelo
professor, como um apoio na avaliação educacional. O Teleduca pode ser utilizado em três
abordagens: banco de questões, um programa educativo do tipo PED (programas educativos
que utilizam avaliações com seus usuários para medir o conhecimento), a criação ou
modificação de um programa educativo para a utilização do Teleduca. Um protótipo do
Teleduca foi implementado como prova de conceito da proposta deste trabalho. Entre as
tecnologias estudadas, sintetizadores de voz foram utilizados para realizar a leitura dos dados
dispostos na tela durante a navegação e a interação do usuário, oferecendo ao usuário o
retorno sonoro por meio da síntese de voz do E-speak ou Google. O resultado deste trabalho
poderá auxiliar profissionais na área de TI em diversas atividades do desenvolvimento de
aplicações baseadas na acessibilidade para a TVDI. Por fim, espera-se que o maior
beneficiado seja o deficiente visual com a utilização de novos sistemas acessíveis na TVD.
Palavras-chave:Televisão Digital. T-learning. Tecnologias Assistivas. Deficientes Visuais.
Síntese de Voz.