Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
TELEDUCA: UM SISTEMA INTERATIVO DE APRENDIZAGEM PARA DEFICIENTES VISUAIS BASEADO NO MIDDLEWARE GINGA

Autor(es):
ALMEIDA, MARCELO LIMA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
A televisão digital (TVD) proporciona uma melhoria na qualidade de som e imagem
transmitidos, além de oferecer interatividade ao usuário. A interatividade pode contribuir na
formação de pessoas por meio do T-learning, serviços educacionais fornecidos através da
TVD. O uso de T-learning junto com a acessibilidade pode favorecer alunos com deficiência
visual no ensino a distância ou presencial, complementando suas atividades curriculares.
Poucos são os trabalhos relacionados à acessibilidade na TVD, principalmente quando o foco
é a educação inclusiva. Este trabalho apresenta o Teleduca, um sistema interativo de baixo
custo para deficientes visuais baseado no Ginga, middleware brasileiro de TVD. O Teleduca
foi desenvolvido com o objetivo de fornecer um sistema interativo de aprendizagem para
deficientes visuais por meio de questionários objetivos de múltipla escolha, elaborados pelo
professor, como um apoio na avaliação educacional. O Teleduca pode ser utilizado em três
abordagens: banco de questões, um programa educativo do tipo PED (programas educativos
que utilizam avaliações com seus usuários para medir o conhecimento), a criação ou
modificação de um programa educativo para a utilização do Teleduca. Um protótipo do
Teleduca foi implementado como prova de conceito da proposta deste trabalho. Entre as
tecnologias estudadas, sintetizadores de voz foram utilizados para realizar a leitura dos dados
dispostos na tela durante a navegação e a interação do usuário, oferecendo ao usuário o
retorno sonoro por meio da síntese de voz do E-speak ou Google. O resultado deste trabalho
poderá auxiliar profissionais na área de TI em diversas atividades do desenvolvimento de
aplicações baseadas na acessibilidade para a TVDI. Por fim, espera-se que o maior
beneficiado seja o deficiente visual com a utilização de novos sistemas acessíveis na TVD.
Palavras-chave:Televisão Digital. T-learning. Tecnologias Assistivas. Deficientes Visuais.
Síntese de Voz.

Abstract:
Digital television (DTV) provides a better quality of sound and image transmitted, besides
offering interactivity to the user. Interactivity can contribute to people formation through the
T-learning, which provides educational services through the DTV. The use of an accessible Tlearning
may help visually impaired students in distance learning or in the classroom,
complementing their curricular activities. There are few studies related to DTV accessibility,
especially when the focus is the inclusive education. This work presents Teleduca, a low-cost
interactive system for the visually impaired based on Ginga, the Brazilian DTV middleware.
Teleduca was developed with the goal of providing an interactive evaluation system for the
visually impaired through multiple choice objective quizzes, elaborated by the teacher, as a
support in educational assessment. Teleduca can be used in three approaches: the question
database, an PED educational program (educational programs using evaluations with its users
to measure theirs knowledge), the creation or modification of an educational program for the
use of Teleduca. A prototype of Teleduca was implemented as proof of concept of the
proposal of this work. Among the studied technologies, speech synthesizers were used for
reading data arranged on the screen during navigation and user interaction, providing them the
voiced feedback through a speech synthesis tool such as E-speak or Google’s synthesizer. The
result of this study may help IT professionals in their various application development
activities based on accessibility for iDTV. Finally, it is expected that the greatest benefit is
visually impaired users with the use of the new accessible DTV systems.
Keywords:Digital Television. T-learning. Assistive Technologies. Visually Impaired. Speech
synthesis.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ALMEIDA, MARCELO LIMA DE. TELEDUCA: UM SISTEMA INTERATIVO DE APRENDIZAGEM PARA DEFICIENTES VISUAIS BASEADO NO MIDDLEWARE GINGA. 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1