Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO EM INFORMÁTICA EDUCATIVA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL USANDO A MODALIDADE EAD

Autor(es):
FREITAS, FLÁVIA MARIA AZEVEDO SANTIAGO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
Esta dissertação que tem como título “Desenvolvimento e Aplicação de um Curso de Formação em Informática Educativa para Professores do Ensino Fundamental usando a Modalidade Ead” visa apresentar um Curso de formação continuada em Informática Educativa na modalidade EaD, para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Inicialmente foi realizada uma pesquisa-diagnóstico inicial a fim de se identificar o nível de conhecimento e domínio do professor pedagogo quanto ao uso da Informática Educativa em sala de aula, procurando demonstrar e analisar o perfil e a atuação do professor nessa área. A população pesquisada foi de professores lotados nas escolas municipais que fazem parte do Distrito de Educação 2, da Secretaria Municipal da Educação – SME em Fortaleza. A amostra foi constituída por um grupo de trinta e seis (36) professores selecionados aleatoriamente, que foram convidados a responder o questionário. Todos os participantes convidados responderam o questionário de forma voluntária. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário composto por doze (12) questões que abordaram o perfil do professor, atuação docente em Informática Educativa e formação continuada e EaD. A análise dos dados confirmou a necessidade de uma formação continuada para os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Informática Educativa, tendo em vista que os cursos voltados nessa área não estavam sendo mais ofertados pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, dificultando o aprendizado do professor, bem como sua atuação dentro de sala de aula. No curso foi adotada uma abordagem Construtivista, de modo a propiciar o uso das tecnologias de Informação e Comunicação na prática educativa desses professores e a utilização do Laboratório de Informática Educativa como coadjuvante da aprendizagem dos alunos. Após seu desenvolvimento, o curso foi disponibilizado na internet e aplicado a uma amostra de cinco (5) professores retirados da amostra relativa ao estudo exploratório inicial. Os resultados obtidos com a aplicação do curso foram discutidos; assim como as conclusões que validaram a hipótese inicial e o alcance dos objetivos desta pesquisa foram apresentadas.
Palavras-Chaves: Educação a Distância, Escola, Informática Educativa, Tecnologias.

Abstract:
This dissertation is entitled "Development and Application of a Training Course on Computers in Education for Elementary School Teachers using Ead mode" aims to present, a continuing education course in Educational Computing in DE mode for Teachers of the Years Elementary School was developed. It was initially performed an initial exploratory study in order to identify the level of knowledge and teacher educator domain on the use of Computers in Education in the classroom, trying to demonstrate and analyze the profile and the performance of the teacher in this area. The selected population of the research formed by teachers of public schools from Education District 2, Municipal Education Secretary – SME - Fortaleza. The sample consisted of a group of thirty six (36) randomly selected teachers, who were asked to answer the questionnaire. All invited participants answered the questionnaire voluntarily. The questionnaire was by composed of twelve (12) questions that addressed the teacher's profile, teaching practice in Educational Computing and continuing distance education training. Data analysis confirmed the need for continuous training for teachers of (Years Basic Education in Initial Educational Informatics), given that the courses focused in this area were no longer being offered by the Municipality of Fortaleza, making it difficult to teacher learning, addition to their behavior within the classroom. In the course was used a Constructivist approach, in order to promote the use of new information and communication technologies in the educational practice of these teachers and the use of Educational Computer Laboratory supporting student learning. After development, the course was available on the internet and applied to a sample of five (5) teachers from the responders of the initial exploratory study. The results obtained with the application of the course were discussed as well as the conclusions which have validated the initial hypothesis and achieve the objectives of this research were presented. Key Words: Computers in Education, Technologies, School, Distance Education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FREITAS, FLÁVIA MARIA AZEVEDO SANTIAGO. DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO EM INFORMÁTICA EDUCATIVA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL USANDO A MODALIDADE EAD. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1