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Repositório Institucional - UECE
Título:
SÍNDROME DE BURNOUT: UM ESTUDO DE CASO COM OS PROFESSORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA - CE

Autor(es):
FONTENELE, VITORIA MARIA DE MIRANDA SOUZA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Os objetivos da pesquisa consistiram em mensurar se existia a presença da Síndrome de Burnout em professores de uma escola da Rede Pública de Ensino do município de Fortaleza, CE, bem como analisar as características sociodemográficas e apontar os principais estressores que os professores julgavam acarretar o desenvolvimento da Síndrome de Burnout. A amostra foi composta por 14 docentes da referida escola. Foram empregados o Maslach Burnout Inventory para educadores, um questionário sociodemográfico e um questionário acerca dos estressores. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, sendo utilizado o programa SPSS 23.0 (Statistical Package for Social Sciences). Foram encontrados valores baixos das dimensões de Burnout. Os resultados mostraram que não existe a presença da Síndrome de Burnout nos docentes da escola, onde 97% dos docentes apresentaram ausência total da síndrome e apenas 3% apresentaram fatores de risco para o desenvolvimento da mesma. Os achados deste estudo podem contribuir para auxiliar as instituições de ensino, pesquisadores e gestores na busca de uma melhor qualidade de vida no trabalho.
Palavras-chave: Síndrome. Burnout. Professores.

Abstract:
The objectives of the research were to measure the presence of Burnout Syndrome in teachers of a Public School Network in the city of Fortaleza, CE, as well as to analyze the sociodemographic characteristics and to point out the main stressors that the teachers judged to be the development of Burnout Syndrome. The sample consisted of 14 teachers from the school. We used the Maslach Burnout Inventory for educators, a sociodemographic questionnaire and a questionnaire about stressors. The data were analyzed through descriptive statistics, using the program SPSS 23.0 (Statistical Package for Social Sciences). Low values of Burnout dimensions were found. The results showed that there is no presence of Burnout Syndrome in school teachers, where 97% of the teachers presented total absence of the syndrome and only 3% presented risk factors for its development. The findings of this study can contribute to help educational institutions, researchers and managers in the search for a better quality of life at work.
Keywords: Syndrome. Burnout. Teachers.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
FONTENELE, VITORIA MARIA DE MIRANDA SOUZA. SÍNDROME DE BURNOUT: UM ESTUDO DE CASO COM OS PROFESSORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA - CE. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2018) – Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024

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