Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
UMA ABORDAGEM DE ACOMPANHAMENTO DAS ATRIBUIÇÕES DE TUTORES A DISTÂNCIA

Autor(es):
CAVALCANTE, CARLOS HENRIQUE LEITÃO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
Entre os diversos atores da Educação a Distância, destaca-se o papel desempenhado pelo tutor a distância, responsável por realizar o acompanhamento acadêmico, por reforçar o conteúdo e tirar dúvidas dos alunos na disciplina. Dessa forma, é de grande importância para a qualidade do ensino a distância o monitoramento, o controle e o acompanhamento de suas atribuições. Esse trabalho de supervisão da tutoria é necessário, pois visa corrigir problemas inerentes ao papel dos tutores, evitando prejuízos ao processo de ensino e aprendizagem nos cursos a distância. O estudo aqui apresentado foi aplicado em 81 tutorias no curso de Tecnologia em Hotelaria do programa UAB em uma Instituição de Ensino Superior (IES), o IFCE. Nesse sentido, esta pesquisa possibilitou a classificação das atribuições de um tutor a distância, a delimitação de quais seriam monitoradas e um processo de definição de premissas e métricas de desempenho para cada uma dessas atribuições. Esse processo serviu de base para a criação de um mecanismo computacional, denominado MDTMoodle, que proporcionou a visualização do desempenho dos tutores a distância através de semáforos.
Palavras chaves: Tutor a distância. Educação a Distância. Desempenho de Tutoria. UAB.

Abstract:
Among the several actors of Distance Education, it´s highlighted the role played by the distance tutor who is responsible for performing academic monitoring, by enhancing the content and removing the questions of the students in the discipline. Thus, it is very important to the quality of distance education, the monitoring, the control and the supervising of their assignments. This work of tutorial supervising is necessary, because it seeks to correct problems inherent to the role of tutors, avoiding damage to the process teaching and learning in distance courses. This study was implemented in 81 tutorials at Technology in Hospitality course of UAB program at a Higher Education Institution. In this sense, this work allows the classification of its attributes, the delimitation of which ones would be monitored and a process of assumptions setting and performance metrics for each ones. This process formed the basis for the creation of a computational mechanism called MDTMoodle that provided the visualization of the distance tutors performance through traffic lights.
Keywords: Tutor distance. Distance Education. Tutor Performance. UAB.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CAVALCANTE, CARLOS HENRIQUE LEITÃO. UMA ABORDAGEM DE ACOMPANHAMENTO DAS ATRIBUIÇÕES DE TUTORES A DISTÂNCIA. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1