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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS: COMPREENSÃO DOS SABERES E PRÁTICAS PROFISSIONAIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE

Autor(es):
XAVIER, LAUDICÉIA NORONHA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
É grande desafio para a formação de profissionais da saúde, o exercício de práticas educativas
que possibilitem uma aprendizagem efetiva e transformadora que tenha uma concepção
ampliada de cuidado de saúde em uma perspectiva e concretização de políticas públicas
saudáveis, com a participação do usuário na mobilização, capacitação e desenvolvimento de
aprendizagem de habilidades individuais e sociais para lidar com os processos de saúdedoença
na população idosa. O estudo objetiva compreender os saberes e práticas dos
profissionais da saúde na perspectiva da qualidade de vida dos idosos, bem como refletir
sobre os significados de qualidade de vida na velhice pelos profissionais; identificar as
percepções dos profissionais sobre seus saberes e práticas de saúde; discutir sobre as ações e
estratégias empregadas pelos profissionais de saúde na promoção da qualidade de vida dos
idosos atendidos na Estratégia Saúde da Família. Este é um estudo de natureza qualitativa,
tendo como cenário as unidades básicas de saúde pertencentes ao município de Sobral. Os
sujeitos participantes foram 32 profissionais que atuam na ESF, NASF e residentes da
Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Utilizando como método para coleta de
dados o Grupo Focal-GF. Para a discussão dos dados, foi utilizada a Técnica de Análise
Temática, de Minayo. O fenômeno descoberto está representado por seis unidades temáticas,
com suas respectivas categorias: Caracterização dos sujeitos da pesquisa; Percepções da
equipe sobre qualidade de vida na velhice: concepções e características; A necessidade da
Educação Permanente para a qualificação dos profissionais na atuação com os idosos; Do
repasse de informações para a conversa compartilhada nas ações educativas; Ações
desenvolvidas pelos profissionais visando à promoção da qualidade de vida dos idosos; Como
promover a qualidade de vida dos idosos? - elementos-chave na Estratégia Saúde da Família.
A investigação possibilitou concluir que os profissionais da saúde proporcionam os direitos
dos idosos nas unidades de saúde por meio de um acesso universal, igualitário e uma
assistência a saúde de maneira integral. A educação permanente se faz necessária para que os
profissionais sejam qualificados para o desenvolvimento de suas práticas no cotidiano do
trabalho a fim de lidarem com essa nova realidade - a população de idosos que aumenta a
cada ano nas UBS. O modelo tradicional de educação é referido pelos profissionais
majoritariamente em suas práticas. As atividades educativas não são sistematizadas para todo
o Município. O trabalho em equipe multiprofissional com profissionais da ESF, NASF e
Residência é um processo ainda em elaboração. Faz-se necessário o desenvolvimento de
políticas mais intensivas de formação de profissionais de saúde, que considere o uso de
metodologias ativas de ensino como método nas suas formações. Este estudo poderá
contribuir para uma reflexão a respeito do tema na prática, podendo assim constituir nova
perspectiva, no sentido de atender as demandas de satisfação dos usuários idosos para o
compartilhamento e no desenvolvimento de potencialidades, na tentativa de ultrapassar
limites na busca de uma melhor qualidade de vida.
Palavras-chave: Profissional da Saúde. Prática. Saberes. Idosos.

Abstract:
There is a great challenge for the training of health professionals, the exercise of educational
practices that allow for an effective and transforming learning that has an expanded concept
of health care in a perspective and implementation of healthy public policies with the
participation of the user in the mobilization, training, and development of learning both
individual and social skills to deal with the processes of health - disease in the elderly
population. The study aims to understand knowledge and practices of health professionals in
the perspective of the quality of life of the elderly, as well as reflect on the meanings of
quality of life in old age by professionals; to identify the perceptions of professionals about
their knowledge and practices of health; discuss the actions and strategies employed by health
professionals in promoting the quality of life of elderly patients in the Family Health Strategy.
This is a study of qualitative order, taking place on the basic health units belonging to the
municipality of Sobral. The participants were 32 professionals who work in the ESF, NASF
and residents of Multiprofessional Residency in Family Health. Using as a method for data
collection the Focal Group-GF. For discussion of the data, we used a Thematic Analysis
Technique, by Minayo. The phenomenon discovered is represented by six thematic units, with
their respective categories: Characterization of research subjects; Perceptions of the team on
the quality of life in old age: concepts and characteristics; The need for Continuing Education
for the qualification of professionals in treating elderly people; the passing on of information
to the conversation shared in educational actions; Actions developed by professionals in order
to promote the quality of life for the elderly; How to promote the quality of life for the
elderly? Key-elements in the Family Health Strategy. The research made it possible to
conclude that the professionals provide the rights of older people in the health units by means
of a universal access, egalitarian and a health care in an integrated manner. Continuing
education is necessary to ensure that the professionals are eligible for the development of their
practices in the daily work in order to deal with this new reality - the elderly population that
increases each year in the BHU (Basic Health Unit). The traditional model of education is
referred by professionals mostly in their practices. The educational activities are not
systematized for the entire municipality. It is necessary the development of more intensive
training policies of health professionals, who consider the use of active teaching
methodologies teaching as a method in their formations. This study may contribute to the
debate on the issue in practice, and may thus be a new perspective, in order to meet the
demands of elderly’s satisfaction as users for the sharing and development of potential, in an
attempt to exceed limits in search of a better quality of life.
Key-words: Health Professional. Practice. Knowledges. Elderly.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
XAVIER, LAUDICÉIA NORONHA. QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS: COMPREENSÃO DOS SABERES E PRÁTICAS PROFISSIONAIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE. 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

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