É grande desafio para a formação de profissionais da saúde, o exercício de práticas educativas
que possibilitem uma aprendizagem efetiva e transformadora que tenha uma concepção
ampliada de cuidado de saúde em uma perspectiva e concretização de políticas públicas
saudáveis, com a participação do usuário na mobilização, capacitação e desenvolvimento de
aprendizagem de habilidades individuais e sociais para lidar com os processos de saúdedoença
na população idosa. O estudo objetiva compreender os saberes e práticas dos
profissionais da saúde na perspectiva da qualidade de vida dos idosos, bem como refletir
sobre os significados de qualidade de vida na velhice pelos profissionais; identificar as
percepções dos profissionais sobre seus saberes e práticas de saúde; discutir sobre as ações e
estratégias empregadas pelos profissionais de saúde na promoção da qualidade de vida dos
idosos atendidos na Estratégia Saúde da Família. Este é um estudo de natureza qualitativa,
tendo como cenário as unidades básicas de saúde pertencentes ao município de Sobral. Os
sujeitos participantes foram 32 profissionais que atuam na ESF, NASF e residentes da
Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Utilizando como método para coleta de
dados o Grupo Focal-GF. Para a discussão dos dados, foi utilizada a Técnica de Análise
Temática, de Minayo. O fenômeno descoberto está representado por seis unidades temáticas,
com suas respectivas categorias: Caracterização dos sujeitos da pesquisa; Percepções da
equipe sobre qualidade de vida na velhice: concepções e características; A necessidade da
Educação Permanente para a qualificação dos profissionais na atuação com os idosos; Do
repasse de informações para a conversa compartilhada nas ações educativas; Ações
desenvolvidas pelos profissionais visando à promoção da qualidade de vida dos idosos; Como
promover a qualidade de vida dos idosos? - elementos-chave na Estratégia Saúde da Família.
A investigação possibilitou concluir que os profissionais da saúde proporcionam os direitos
dos idosos nas unidades de saúde por meio de um acesso universal, igualitário e uma
assistência a saúde de maneira integral. A educação permanente se faz necessária para que os
profissionais sejam qualificados para o desenvolvimento de suas práticas no cotidiano do
trabalho a fim de lidarem com essa nova realidade - a população de idosos que aumenta a
cada ano nas UBS. O modelo tradicional de educação é referido pelos profissionais
majoritariamente em suas práticas. As atividades educativas não são sistematizadas para todo
o Município. O trabalho em equipe multiprofissional com profissionais da ESF, NASF e
Residência é um processo ainda em elaboração. Faz-se necessário o desenvolvimento de
políticas mais intensivas de formação de profissionais de saúde, que considere o uso de
metodologias ativas de ensino como método nas suas formações. Este estudo poderá
contribuir para uma reflexão a respeito do tema na prática, podendo assim constituir nova
perspectiva, no sentido de atender as demandas de satisfação dos usuários idosos para o
compartilhamento e no desenvolvimento de potencialidades, na tentativa de ultrapassar
limites na busca de uma melhor qualidade de vida.
Palavras-chave: Profissional da Saúde. Prática. Saberes. Idosos.