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Repositório Institucional - UECE
Título:
POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ: A PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO NO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Autor(es):
CASTRO, AMÁLIA PATRÍCIA PARAFITA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
O objetivo geral deste estudo visou identificar a influência da produção de material didático no processo ensino-aprendizagem da educação a distância (EaD) do curso de Administração Pública da Universidade Federal do Amapá, turma 2013. A busca incessante pelo conhecimento e a necessidade de contínuo aperfeiçoamento por intermédio da educação, reforçam o redesenho de processos formativos planejados e sincronizados com o aparato tecnológico que permeia o cotidiano social. Neste contexto, a educação a distância (EaD) surgiu como oportunidade de transportar o ensino até o aluno e adequá-lo as suas necessidades, utilizando-se de meios tecnológicos em plataformas digitais, proporcionando novas alternativas de acesso à educação superior, com maior dinamismo, flexibilidade, autonomia, dentre outros aspectos peculiares desta modalidade de ensino, que tem contribuído para o avanço educacional do país. O planejamento metodológico desta pesquisa se baseou em abordagem qualitativa, para subsidiar a captação de dados em fontes primárias, que refletissem informações dos documentos selecionados e opiniões dos sujeitos da pesquisa, de tipagem descritiva, que sustentou o processo de análise de dados e discussão dos resultados. A pesquisa foi dividida em duas etapas: pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas envolvendo gestores, alunos e diagramador. Os resultados da pesquisa apontaram que a instituição pesquisada teve papel fundamental para inserção de uma nova modalidade de ensino em seu rol de cursos ofertados, disponibilizando uma equipe engajada e disposta a desenvolver um material didático com traços mais regionalizados para auxiliar os cursos em EaD, reunindo experiências e exemplos que refletem o cotidiano peculiar do norte da região amazônica, no Estado do Amapá. Identificou-se também, que os modelos de materiais didáticos produzidos influenciaram positivamente no processo de formação acadêmica dos alunos entrevistados, demonstrando que a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) envidou esforços para atender, majoritariamente, as orientações do Ministério da Educação (MEC), especialmente no sentido de assegurar condições básicas para o desenvolvimento do curso com qualidade.
Palavras-chave: Políticas públicas. Educação a distância. Material didático. Processo ensino-aprendizagem.

Abstract:
The main goal of this study was to identify the influence of the production of courseware in the teaching-learning process of distance education (EaD) of the Public Administration course of the Federal University of Amapá, class 2013. The incessant search for knowledge and the need for continuous improvement through education, reinforce the redesign of formative processes planned and synchronized with the technological apparatus that permeates social everyday life. In this context, distance education (EaD) emerged as an opportunity to transport education to the student and adapt it to their needs, using technological means in digital platforms, providing new alternatives for access to higher education, with greater dynamism, flexibility, autonomy, among other peculiar aspects of this modality of education, which has contributed to the educational progress of the country. The methodological planning of this research was based on a qualitative approach, to subsidize data capture in primary sources, reflecting information from the selected documents and opinions of the subjects of the research, of descriptive typing, which supported the process of data analysis and discussion of the results. The research was divided into two stages: documentary research and semistructured interviews involving managers, students and the designer. The research results pointed out that the institution studied played a fundamental role in the insertion of a new teaching modality in its list of offered courses, providing a team engaged and willing to develop a didactic material with more regional features to assist the courses in EaD, experiences and examples that reflect the peculiar daily life of the north of the Amazon region, in the State of Amapá. It was also identified that the didactic materials produced positively influenced the academic formation process of the students interviewed, demonstrating that the Federal University of Amapá (UNIFAP) has made efforts to meet the Ministry of Education (MEC) guidelines, especially in the sense of ensuring basic conditions for the development of the course with quality.
Keywords: Public policies. Distance education. Courseware. Teaching-learning process.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CASTRO, AMÁLIA PATRÍCIA PARAFITA. POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ: A PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO NO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

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