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Repositório Institucional - UECE
Título:
POLITÍCAS PÚBLICAS PARA MULHERES: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE DA MULHER – UNIMULHER/UNIFAP

Autor(es):
SILVA, ISABELLA CRISTINA PAIVA DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
O objetivo geral dessa pesquisa foi pesquisar a percepção das alunas e ex alunas do Projeto de extensão Universidade da Mulher (UNIMULHER), no âmbito da Universidade Federal do Amapá, acerca da influência do curso sobre as dimensões: empoderamento feminino, trabalho/economia, educação e qualidade de vida. Como referencial teórico o estudo contextualiza gênero e empoderamento feminino, aborda o conceito e a importância do projeto de extensão para o acesso democrático à universidade e discute o conceito e as dimensões de políticas públicas voltadas para as mulheres. A pesquisa configurou-se, metodologicamente, em um desenho qualitativo e como instrumento de coleta de dados utilizou entrevistas semi-estruturada com 16 (dezesseis) mulheres concluintes do curso no período compreendido entre 2012 a 2017 e grupo focal realizado com 12 (doze)alunas da turma vigente (2018/2019). A fim de fazer uma melhor análise da percepção sobre as dimensões utilizou-se a técnica de análise de conteúdo e para complementar a análise fez-se uso do software NVivo. De modo geral os resultados indicam que, na percepção das alunas e ex alunas,o projeto apresentou influencia positiva nas dimensões empoderamento, educação e qualidade de vida, principalmente, sobre os aspectos: controle financeiro de gastos, estimulo para estudar, poder de decisão pessoal e elevação da autoestima.Entretanto em relação à dimensão trabalho, os resultados apontam uma percepção negativa, particularmente, nos aspectos: inserção ao mercado de trabalho e autonomia profissional. Desta forma, conclui-se que, apesar da necessidade de melhorias, o projeto tem cumprido um importante papel social no estado do Amapá ao proporcionar o acesso democrático aos conhecimentos gerados no âmbito da Universidade Federal do Amapá. Além disso, ao oferecer às suas alunas conhecimentos sobre seus direitos e deveres, empoderamento, empreendedorismo, equidade de gênero, saúde preventiva, educação financeira e políticas publicas direcionadas as mulheres, está contribuindo para o processo de empoderamento, diminuição da desigualdade de gênero, combate a violência domestica e aumento da autoestima e da autovalorização como pessoa.
Palavras-chave: UNIMULHER. Políticas Públicas. Empoderamento Feminino. Trabalho e Educação. Qualidade de Vida.

Abstract:
The main goal of this research was to investigate the perception of the students of the University of Women Extension Project (UNIMULHER), at the Federal University of Amapá, about the influence of this course on the dimensions: female empowerment, work / economy, education and quality of life. As a theoretical reference, the study contextualizes gender and female empowerment, it addresses the concept and importance of the extension project for democratic access to the university and discusses the concept and dimensions of public policies directed at women. The research was methodologically set up in a qualitative design and as a data collection instrument it used semi-structured interviews with 16 (sixteen) women who completed the course in the period between 2012 to 2017 and a focus group with 12 (twelve) students of the current class (2018/2019). In order to make a better analysis of the perception about the dimensions was used the technique of content analysis and to complement the analysis was made use of the software NVivo. In general, the results indicate that, in the perception of female students, the project had a positive influence on the dimensions of empowerment, education and quality of life, mainly on the following aspects: financial control of expenses, encouragement to study, personal decision-making power and elevated self-esteem. However, in relation to the work dimension, the results point to a negative perception, particularly in the aspects: insertion into the labor market and professional autonomy. In this way, it is concluded that, despite the need for improvements, the project has fulfilled an important social role in the state of Amapá by providing democratic access to the knowledge generated at the Federal University of Amapá. In addition, by providing girls with knowledge about their rights and duties, empowerment, entrepreneurship, gender equity, preventive health, financial education, and public policies directed at women, it is contributing to the process of empowerment, reduction of gender inequality, domestic violence and increased self-esteem and self-worth as a person.
Keywords: UNIMULHER. Public policy. Female Empowerment. Work and education. Quality of life.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, ISABELLA CRISTINA PAIVA DA. POLITÍCAS PÚBLICAS PARA MULHERES: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE DA MULHER – UNIMULHER/UNIFAP . 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

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