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Repositório Institucional - UECE
Título:
O DIRETOR DE TURMA COMO MEDIADOR DE CONFLITOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE CAUCAIA - CEARÁ

Autor(es):
BARRETO, ASSIS ADAMS DA SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
O objetivo deste trabalho incide em analisar o Projeto Professor Diretor de Turma como política pública de mediação de conflitos, no contexto escolar de uma instituição de ensino do município de Caucaia, no estado do Ceará, nos períodos de 2017 a 2019. Projeto este implantado pelo Governo do Estado, em 2008, com o objetivo de elevar os índices educacionais de aprendizagem através do combate de uma séries de problemas que então assolavam o ensino médio estadual, dentre eles, a violência. Dentre os pressupostos teóricos que fundamentam essa dissertação estão autores como Foucault (1987), Bourdieu e Passeron (2009), Freire (2014), Secchi (2010), Rua (2009), Abramovay (2002) e Lascoux (2006). Do ponto de vista metodológico, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, com estudo de caso único. Para a construção dos dados fez-se uso de entrevistas de grupo focal. Os resultados da investigação apontam que, dentre os conflitos presentes na escola, os relacionados à questões sociofamiliares, ao bullying, ao uso de drogas ilícitas e às disputas de facções criminosas, são os mais frequentes, evidenciando, pois, uma complexidade de questões, muitas delas, inclusive, fora da alçada ou do alcance do diretor de turma. Para os professores entrevistados, as motivações dos conflitos escolares transcendem consideravelmente os muros da instituição, o que, decerto, dificulta as ações de mediação. Observou-se dificuldades advindas da Secretaria da Educação para a ampliação do projeto na escola, este contemplando apenas turmas da primeira série do ensino médio, bem como percebeu-se, também, uma considerável demanda dos professores por um maior acompanhamento da Seduc, através de capacitações, estas consideradas pelos diretores de turma, como insuficientes no momento da escrita desta pesquisa.
Palavras-chave: Projeto Professor Diretor de Turma. Mediação. Conflito. Violência

Abstract:
The objective of this paper is to analyze the Project Teacher Director of Class as a public policy of conflict mediation, in the school context of an educational institution of Caucaia, Ceará, from 2017 to 2019. This project was implemented by Government of the State, in 2008, with the objective of raising the educational indexes of learning by combating a series of problems that then plagued the state high school, among them, the violence. Among the theoretical assumptions that underlie this dissertation are authors such as Foucault (1987), Bourdieu and Passeron (2009), Freire (2014), Secchi (2010), Rua (2009), Abramovay (2002) and Lascoux (2006). From the methodological point of view, this work is characterized as a qualitative research, with a unique case study. For data construction, focus group interviews were used. The results of the investigation indicate that, among the conflicts present at school, those related to socio-family issues, bullying, illicit drug use and disputes of criminal factions are the most frequent, thus evidencing a complexity of issues, many even outside the purview of the class director. For the teachers interviewed, the motivations of school conflicts considerably transcend the walls of the institution, which certainly hinders mediation actions. Difficulties arising from the Department of Education for the expansion of the project in the school were observed, which included only the first grade classes of high school, as well as a considerable demand from teachers for a greater monitoring of Seduc, through qualifications, which are considered by the class directors as insufficient at the time of writing this research.
Keywords: Project Teacher Class Director. Mediation. Conflict. Violence.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BARRETO, ASSIS ADAMS DA SILVA. O DIRETOR DE TURMA COMO MEDIADOR DE CONFLITOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE CAUCAIA - CEARÁ . 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

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