Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC): A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA DO CEARÁ – IFCE

Autor(es):
COSTA, JUCÉLIA FERREIRA DA SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Esta dissertação apresenta uma análise sobre a Política de Educação Profissional brasileira a partir da análise do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), executado no âmbito do Instituto Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Ceará – IFCE. O presente trabalho se justifica pela necessidade de compreender a política pública de educação profissional à luz dos resultados do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) no IFCE. A análise do objeto apresentado se faz importante para os estudos da formação profissional no Brasil, uma vez que possibilita averiguar a influência das políticas públicas na conduta das ações do governo. Assim, com base nos dados coletados junto ao site do IFCE em números sobre o programa, foi possível compilar as informações referentes ao período em que o programa foi executado. O PRONATEC, na modalidade Bolsa-Formação teve início efetivamente no IFCE,em 2012, período em que ofertou 55 cursos com 1.175 alunos capacitados somente em 2013.A metodologia empregada contemplou a pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque na legislação atribuída ao PRONATEC, bem como nos documentos institucionais do Programa. Realizou-se entrevistas com os gestores que participaram da implementação na condição de ofertantes dos cursos, o tratamento dos dados das entrevistas foi por meio de análise de conteúdo, a partir de Bardin (1977). Identificou-se, que na implementação faltou informações detalhadas sobre os processos a serem adotados pelo ofertante. Observou-se, que parte das dificuldades encontradas pelos gestores do programa deve-se ao fato da demora do repasse dos recursos financeiros por parte do Governo Federal. Contudo, ressalta-se, que a implementação trouxe aspectos positivos, como o aproveitamento da expertise da instituição na conduta dos cursos já existentes e a possibilidade de aumentar a procura pelos cursos regulares ofertados pelo IFCE, além de incentivar a população para retomar os estudos. A intenção é de que a pesquisa realizada possa contribuir com o diálogo de novas perspectivas e novas reflexões sobre a política de educação profissional.
Palavras-chave: Políticas Públicas. Educação Profissional. O Programa Nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC). Instituto Federal de Educação Básica. Técnica e Tecnológica do Ceará (IFCE).

Abstract:
This thesis presents an analysis of the Brazilian Professional Education Politics based on the analysis of PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) – Portuguese for National Program for Access to Technical Education and Employment – realized at the IFCE (Instituto Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Ceará) – Portuguese for Federal Basic, Technic and Technological Education Institute. It is justified by the relevance of studying the public policy on professional education after the results of PRONATEC on IFCE. The object analysis is important for the studies about profession in Brazil since it makes possible to verify the public policy influence on the government’s actions. Based on the data collection realized on the IFCE website about PRONATEC’s numbers it was possible to congregate information about the program’s cycle. PRONATEC started at IFCE in 2012, on the modality Formation-Scholarship and it offered 55 courses that showed as result 1.175 graduated students in 2013. The method was a bibliographic and documental research, with focus on the law attributed to PRONATEC and program’s institutional documents. It was realized an interview with the managers that worked on the courses’ implementation and it was realized a content analysis based on Bardin (1977). The results showed a lack of detailed information about the processes to be adopted by the offerer. It was observed that part of the management difficulties are results of a government’s financial resources transferring delay. However, it is important to observe that PRONATEC’s implementation leaded to positive aspects like the institution’s expertise exploitation on conducting the previously existing courses and the possibility of increasing the demand for the regular courses offered by IFCE, besides the incentive for the population to look for education. Our intention is to contribute to the dialogue about new perspectives and thoughts about the national politics for vocational education.
Keywords: Public Policy. Vocational education. National Program of access to technical education and employment (PRONATEC). Federal Institute of Basic, Technical and Technological Education of Ceará (IFCE).

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
COSTA, JUCÉLIA FERREIRA DA SILVA. O PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC): A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA DO CEARÁ – IFCE. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1