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Repositório Institucional - UECE
Título:
PROVIMENTO E FIXAÇÃO DE PROFISSIONAIS MÉDICOS NO ESTADO DO AMAPÁ: UMA ANÁLISE DOS EGRESSOS DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Autor(es):
GOMES, VAGNO MOURA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Analisar a influência do Curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá (Unifap) como política pública provedora de recursos humanos para o sistema de saúde do estado do Amapá constitui o escopo desta pesquisa. Esta se caracteriza por ser descritiva com métodos quantitativos e qualitativos, tendo como universo os alunos que concluíram o Curso de Medicina da Unifap até o ano de 2018. Realizou-se inicialmente a pesquisa bibliográfica e documental tendo como foco abordar alguns aspectos referentes às políticas públicas, tais como: surgimento das políticas públicas no Brasil sua definição, tipos e os aspectos relacionados à avaliação de políticas públicas. Também foi abordada uma síntese da história dos Cursos de Medicina no Brasil, da profissão médica e da demografia médica no Brasil. Ainda foi feito uma contextualização histórica da Unifap e seu Curso de Medicina, evidenciando sua inserção regional. Para coleta de dado dos alunos egressos do Curso de Medicina da Unifap, foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: Sistema Integrado de Gestão de Atividade Acadêmica (SIGAA) da Unifap; banco de dados público do Conselho Federal de Medicina (CFM); banco de dados público do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde (CNES); Aplicação de questionários com os alunos egressos. Dos resultados obtidos, inferiu-se que a Unifap tem cumprido o seu objetivo de prover profissionais médicos para o sistema de saúde do Amapá, pois, por mais que a maioria dos médicos formados na Unifap não exerçam a profissão no estado, um número significativo atuam no Amapá, onde foi notada à fixação desses profissionais no estado e suas contribuições para o sistema de saúde do Amapá.
Palavras-cheve: Políticas Públicas. Avaliação. Curso de Medicina. Egresso.

Abstract:
To analyze the influence of the medical course of the Federal University of Amapá (Unifap) as public policy provider of human resources for the health system of Amapá state is the scope of this research. This one is characterized by being descriptive with quantitative and qualitative methods, having as universe the students who completed the course of Medicine of the Unifap until the year of 2018. Initially the bibliographical and documentary research was carried out having as focus to approach some aspects referring to the public politics , such as: emergence of public policies in Brazil its definition, types and aspects related to the evaluation of Public policies. A summary of the history of medical courses in Brazil, the medical profession and medical demography in Brazil was also discussed. A historical contextualization of Unifap and its medical course was also made, evidencing its regional insertion. The following research instruments were used to collect the data of students graduating from the Unifap medical course: Unifap Academic Activity Management System (SIGAA) from Unifap; Public Database of the Federal Medical Council (CFM); Public Database of the National Registry of Health Establishments of the Ministry of Health (CNES); Application of questionnaires with graduating students From the results obtained, it was inferred that Unifap has fulfilled its objective of providing medical professionals to the health system of Amapá, since, even though most physicians trained at Unifap do not practice the profession in the state, a significant number work in Amapá, where it was noticed the fixation of these professionals in the state and their contributions to the health system of Amapá.
Keywords: Public policy. Evaluation. Medicine course. Egress.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
GOMES, VAGNO MOURA. PROVIMENTO E FIXAÇÃO DE PROFISSIONAIS MÉDICOS NO ESTADO DO AMAPÁ: UMA ANÁLISE DOS EGRESSOS DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ . 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

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