Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
MATRIZ ACEF9: MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO COGNITIVA EM LARGA ESCALA DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL (9º ANO).

Autor(es):
PONTES JUNIOR, JOSÉ AIRTON DE FREITAS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
A Educação Física na escola possibilita a contextualização das práticas corporais com temas
relacionados aos objetivos de aprendizagem discente nos aspectos físico-esportivos,
socioafetivos e cognitivos. No entanto, para este último aspecto há carência de uma matriz de
referência para uma avaliação de cunho cognitiva em larga escala que possibilite identificar os
conhecimentos dos alunos em relação aos conteúdos da disciplina de Educação Física. Neste
sentido, o presente estudo teve como objetivo desenvolver e validar uma matriz de referência
para avaliação cognitiva em larga escala dos conteúdos da Educação Física na escola. A
matriz foi elaborada com base nos objetivos de aprendizagem dos Parâmetros Curriculares da
Educação Física para o Ensino Fundamental. Participaram deste estudo 232 professores e
investigadores de Educação Física no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) das 5 regiões do
Brasil, sendo 57,3% mestres e doutores e 42,7% graduados e especialistas. Recorreu-se ao uso
de um questionário com 38 descritores em escala. Realizamos a análise fatorial exploratória e
os resultados indicam que três fatores foram extraídos, a saber: 1) Dimensão Sociocultural das
Práticas Corporais; 2) Dimensão Biológico-Funcional da Atividade Física; e 3) Dimensão
Técnico-Competitiva dos Esportes. A amostra foi adequada ao estudo (KMO = 0,923, χ² =
7644,440, gl = 703, p ≤ 0,001), obteve satisfatória variância total explicada (57,2%) e a
consistência interna dos descritores nestas três dimensões situou-se acima de 0,90, atestando a
precisão dos resultados. Consideramos que a matriz de referência é adequada para fornecer
aos professores e pesquisadores indicativos de dimensões dos conteúdos da Educação Física
no Ensino Fundamental, que podem ser avaliados cognitivamente em larga escala.
Palavras-chave: Avaliação Educacional; Educação Física; Mensuração cognitiva.

Abstract:
Physical Education in school enables contextualization of physical exercise with themes
related to student learning objectives for physical sports, as well as socio - affective and
cognitive aspects. However, for this last point, there is lack of a reference matrix for large
scale cognitive evaluation which allows for identification of students’ knowledge in relation
to the content of Physical Education Therefore, this study aims to develop and validate a
reference matrix (model) for large scale cognitive evaluation of physical education in school.
The matrix was developed based on the learning objectives of the Curriculum Standards of
Physical Education for Elementary School. A total of 232 teachers and researchers of Physical
Education in Elementary School (6th to 9th grade) from 5 regions of Brazil participated in the
study which was conducted through a questionnaire, with closed questions and answers and
38 items on scale. Of the participants, 57,3% were Master’s Degree or PHD holders and
42,7% were graduates and specialists. We performed exploratory factor analysis and the
results show three factors that were extracted namely: 1) Socio-cultural Dimension of Body
Practices, 2) Bio-Functional Dimension of Physical Activity, and 3) Technical Dimension of
Competitive Sports. The sample was adequate for the study (KMO = 0,923, χ² = 7644,440, gl
= 703, p ≤ 0,001), satisfactory and explicable total variance was obtained (57,2%) and the
internal consistency of the items in these three dimensions was above 0,90, suggesting the
accuracy of the results. We consider the reference matrix suitable for use as a tool to provide
teachers and researchers with indicative dimensions for large-scale cognitive evaluation of the
content of Physical Education in Elementary School.
KEYWORDS: Educational Assessment; Physical Education; Cognitive Measurement.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
PONTES JUNIOR, JOSÉ AIRTON DE FREITAS. MATRIZ ACEF9: MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO COGNITIVA EM LARGA ESCALA DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL (9º ANO).. 2014. 128 f. Tese (Doutorado em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1