Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL: OS LAÇOS FORMATIVOS ENTRE ESTAGIÁRIO E ESCOLA

Autor(es):
EUGÊNIO, KÍLVIA SOARES DE OLIVEIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
O estágio curricular supervisionado na formação inicial de professores ocupa espaço central neste trabalho, que teve como foco de investigação os laços formativos entre estagiários e escola. A pesquisa teve como objetivo geral compreender e analisar fatores de influência do estágio na formação docente, a partir da relação entre estagiário e escola. A investigação teve como suporte metodológico os princípios da pesquisa qualitativa e do estudo de caso e utilizou como campo de pesquisa uma escola pública de ensino médio da rede de educação básica do estado do Ceará, situada no município de Quixadá-CE, com a participação de três estagiárias, estudantes do curso de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), unidade da Universidade Estadual do Ceará (UECE), nessa mesma cidade. Utilizou-se como principais aportes teóricos: Fazenda (1991), Pimenta e Lima (2011), Lima (2012) e Tardif (2012), que abordam sobre o estágio supervisionado no contexto da formação docente. Como resultados, constatou-se que: a interação formativa do estagiário no espaço escolar ficou limitada à sala de aula, na interação com o professor regente e com os alunos; a relação de aproximação e participação das estagiárias nas atividades da escola foi restrita; a ausência de acompanhamento da instituição formadora e da escola recebedora das estagiárias foi apontada pelas licenciandas como aspecto negativo no desenvolvimento dessa etapa de formação. Esses fatores comprometeram a interação das estagiárias no espaço escolar, fazendo com que essa atividade formativa ficasse limitada à concepção de estágio associada apenas à parte prática do curso, com finalidade específica de aprender como ensinar, reduzida à dimensão técnica de ensino. Essa constatação sinaliza para a necessidade de uma discussão mais ampla acerca da influência que a escola recebedora de estagiários tem na formação dos futuros professores.
Palavras-chave: Formação Docente. Estágio Curricular Supervisionado. Prática de Ensino. Saberes Docentes.

Abstract:
The curricular supervised training in initial teacher education takes center stage in this work, which was to focus the formative research links between trainees and school. The research aimed to understand and analyze stage of influential factors in teacher education, from the relationship between trainee and school. The investigation was methodological support the principles of qualitative research and case study and used as a research field a public high school in the basic education system in the state of Ceará, located in the municipality of Quixadá-CE, with the participation of three trainees, Letters course students of the School of Education, Sciences and Letters of the Central Wilderness (FECLESC) unit of the State University of Ceará (UECE), in the same city. Was used as the main theoretical contributions: Fazenda (1991), Pimenta and Lima (2011), Lima (2012) and Tardif (2012), which deal on the supervised training in the context of teacher training. As a result, it was found that the formative interaction intern at school was limited to the classroom, in the interaction with the classroom teacher and the students; there was a limited relationship of closeness and participation of trainees in school activities; there was a lack of monitoring of the educational institution and the receiving school of trainees, appointed by licenciandas as a negative aspect in the development of this stage of formation. These factors compromised the interaction of the trainings at school, making this training activity to stay limited to the stage of conception associated only the practical part of the course, with the specific purpose of learning how to teach, reduced to the technical dimension of education. This finding points to the need for a broader discussion about the influence that the receiving school of the trainees have in training future teachers. Keywords: Teacher Training. Curricular Supervised Training. Teaching Practice. Knowledge Teachers.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
EUGÊNIO, KÍLVIA SOARES DE OLIVEIRA. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL: OS LAÇOS FORMATIVOS ENTRE ESTAGIÁRIO E ESCOLA. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1