Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ESTILOS DE LIDERANÇAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA PROFESSOR GUTENBERG BARBOSA SILVA

Autor(es):
OLIVEIRA, NATÁLIA GISDAYANE DIOGENES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
O tema liderança tem sido muito discutido nas últimas décadas entre estudiosos, instituições de ensino e organizações empresariais. Todos os meses são publicados artigos e livros, e ofertados seminários, palestras e conferências sobre o tema. Desse modo, a liderança se mostra como elemento de muita importância no mundo dos negócios e na vida de cada pessoa. Diante do exposto, emergiu o seguinte questionamento: qual os estilo de liderança é mais usado na escola EEF Professor Gutenberg Barbosa Silva. O presente estudo justificou-se devido à importância da liderança nas organizações públicas, pois a forma como é liderada uma organização interfere diretamente na vida da sociedade, dos liderados, e da própria organização. Trata-se de um estudo de caso de liderança desenvolvida na escola EEF Professor Gutenberg Barbosa Silva, o qual permite avaliar os estilos de lideranças que proporcionam os melhores resultados para a gestão da escola; verificar os processos de comunicação nos estilos de lideranças; e identificar o papel do líder no que se refere à liderança. Para a realização do estudo foi aplicado um questionário contendo vinte (20) perguntas de multipa escolha a todos os professores da escola, onde para tratamento e validação do questionário foram desconsiderados os respondidos incompletos ou com mais de uma resposta. A pergunta questão do estudo foi respondida no momento em que os professores afirmaram que os estilos de lideranças existentes na concepção deles seriam o democrático e o autocrático. Através da análise foi possivel rematar que a maioria dos participantes preferem o estilo de liderança democrático. Perfazendo o alcance da avaliação dos estilos de liderança; verificação do processo de comunicação e identificação do papel do líder. Mas, pesar do estudo, ainda não é possível responder a pergunta de campo, pois os estilos de lideranças estão em constantes mudanças, não existindo, portanto, uma única e melhor forma de liderar e sim formas variadas para determinadas situações. Portanto, faz-se necessário esta sempre buscando nossas experiências, pesquisas e estudos sobre o tema.
Palavras-Chave: Liderança. Organizações. Escola. Administração Pública.

Abstract:
ABSTRACT
The topic of leadership has been much discussed in recent decades among scholars, educational institutions and business organizations. Every month articles and books are published, and seminars, lectures and conferences on the subject are offered. In this way, leadership is a very important element in the business world and in the life of each person. In view of the above, the following question emerged: what leadership style is most used in the EEF school Teacher Gutenberg Barbosa Silva. This study was justified because of the importance of leadership in public organizations, because the way an organization is led directly interferes with the life of the society, the leaders, and the organization itself. It is a case study of leadership developed at the EEF Teacher Gutenberg Barbosa Silva School, which allows to evaluate the leadership styles that provide the best results for the management of the school; verifying communication processes in leadership styles; and identify the leader's role in leadership. To carry out the study, a questionnaire containing twenty (20) multi-choice questions was applied to all teachers at the school, where incomplete or more than one responses were considered for treatment and validation of the questionnaire. The question question of the study was answered at a time when teachers stated that the styles of leadership existing in their conception would be democratic and autocratic. Through the analysis it was possible to conclude that the majority of participants prefer the style of democratic leadership. Accomplishing the scope of leadership style assessment; verification of the communication process and identification of the leader's role. But despite the study, it is still not possible to answer the field question, since leadership styles are constantly changing, so there is no single and better way to lead, but different forms for certain situations. Therefore, it is necessary to always seek our experiences, research and studies on the subject.
Keywords: Leadership. Organizations. School. Public administration.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
OLIVEIRA, NATÁLIA GISDAYANE DIOGENES. ESTILOS DE LIDERANÇAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA PROFESSOR GUTENBERG BARBOSA SILVA. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2018) – Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1