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Repositório Institucional - UECE
Título:
A reconfiguração da função social do pedagogo no contexto da educação para todos:um estudo na perspectiva onto-histórica

Autor(es):
Freitas, Maria Cleidiane Cavalcante

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
No bojo do contexto de crise estrutural do capital o Programa de Educação Para Todos emerge como uma alternativa do Banco Mundial e seus agentes internacionais de agir nos países periféricos impondo a estes inúmeras reformas, incluindo a educação. Desse modo, o Brasil se alinhou a essa política na década de 1990 e atualmente não apresenta indícios de rupturas. Nessa tela, parte-se do pressuposto que os cursos de pedagogia e a formação do pedagogo tem apresentado em âmbito nacional nas últimas décadas do século XX e início do século XXI, uma profunda inflexão, deslocando a sua função social para o atendimento das exigências do mercado em crise, ou seja, dessa forma, os cursos de pedagogia se ajustaram a nova ordem (ou desordem) do capital em crise, provocando perdas severas de conteúdos teóricos e diretrizes sociais. Assim, buscou-se na presente pesquisa analisar, de modo geral, na perspectiva onto-histórica a função social do pedagogo no atual contexto de crise do capital, de maneira específica, resgatar, através da onto-metodologia marxiana-lukacsiana, o pensamento pedagógico universal, destacando o papel do educador no processo de reprodução/transformação social; apresentar sinteticamente a história do curso de pedagogia no Brasil e suas principais reformas curriculares; analisar as diretrizes impostas pelo Programa de Educação para Todos na organização da educação e o papel do professor-pedagogo nesse processo; e, Identificar a inflexão da profissão da função do pedagogo na atualidade. Para tanto, adotou-se como referencial teórico-metodológico as proposições metodológicas proposta por Marx e estudiosos inseridos na tradição marxista, dentre outros autores. Optou-se, portanto, pela pesquisa teórico-bibliográfica e documental como método de pesquisa. Parte-se da reforma curricular do curso de pedagogia ocorrida efetivamente em 2006 após a aprovação das suas Diretrizes Curriculares Nacionais. Deste modo, perscruta-se que este contexto de reforma educacional com desdobramento no curso de pedagogia e na formação do pedagogo guarda íntima ligação com a política de Educação Para Todos do Banco Mundial, representante dos interesses do capital em crise estrutural do capital.
Palavras-chave: Curso de pedagogia. Crise do capital. Educação Para Todos.

Abstract:
In the center of a structural crisis of capital the Education for All Program raises as an alternative of the World Bank and its international agents, in order to act on peripheral countries imposing them innumerous reforms including in the field of education. Therefore, in the 90‟s Brazil adopted its reforms, and currently there is no sign of ruptures. Hence, it is supposed that education programs as well as teacher training have presented, in national grounds since the last two decades of the 20th century and of the beginning of the 21st century, a remarkable changing which dislocates its social functions in order to adjust to the demands of the market in crisis. As consequence, education programs have adjusted themselves according to a new order (or disorder) in relation to capital in crisis, which provokes theoretical content and social guidelines losses. For this reason, in this dissertation it is aimed at analyzing the social function of educators who work in the context of the crisis of capital through an onto-historical perspective, however, in a more specific way it is also intended to discuss throughout onto-methodology based on readings which rely on Marx and Luckács‟ studies on the universal pedagogical thought, highlighting the role of teachers regarding the process of social transformation/reproduction; besides, it is proposed to present, briefly, the history of education programs in Brazil and its main curricular reforms, to analyze the guidelines imposed by Education for All Program in reference of the organization of education curricula, and the role of teachers in such process; finally, it aims at identifying what has changed concerning the profession and function of educators nowadays. For so, it was used as theoretical and methodological source Marx‟s procedural propositions, and scholars‟ studies which rely on Marxism tradition, among others. This is a theoretical and bibliographical research which resorts to the use of documents as a means of methodology. From the curricular reform referring to education program in 2006, and after the approval of its Diretrizes Curriculares Nacionais, it can be stated that this context of reforming maintains a close relationship with the politics of the World Bank‟s Education for All Program.
Key-words: Education Program. Crisis of Capital. Educação Para Todos.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Freitas, Maria Cleidiane Cavalcante. A reconfiguração da função social do pedagogo no contexto da educação para todos:um estudo na perspectiva onto-histórica. 2015. 116 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

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