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Título:
CURRÍCULO ECOSSISTÊMICO E MUTAÇÕES DE SISTEMAS SOCIAIS: TEOR E ALCANCE DOS CÓDIGOS SOCIAIS CURRICULARES DA ESCOLA VILA DE FORTALEZA-CE

Autor(es):
NASCIMENTO, PATRICIA LIMAVERDE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:

Referência: NASCIMENTO, Patricia Limaverde. Currículo ecossistêmico e mutações de sistemas sociais: teor e alcance dos códigos sociais curriculares da Escola VILA de Fortaleza-CE. 2014. 296 fl. Tese de doutorado (Programa de Pós- Graduação em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.

 

A tese propõe o conceito de Códigos Sociais Nucleares como o conjunto de códigos sociais compartilhados, subjacentes ao domínio linguístico e às coordenações de conduta de um determinado sistema social. Os sistemas sociais educativos possuem, para além do currículo expresso e do currículo oculto, códigos curriculares subjacentes aos cenários e aos atos de currículo que constituem o cotidiano escolar. Comungando códigos sociais nucleares, os membros de um sistema social constroem um mundo de significância compartilhado. Sistemas Sociais realizam simbiose entre si, num fluxo contínuo de informações, códigos sociais e condutas a partir do intercâmbio e da interseção de membros de diferentes sistemas. Os processos de simbiose entre sistemas sociais desencadeiam crises possibilitando novas reequilibrações e adaptações. Alguns autores apontam as crises em sistemas sociais como momentos propícios à novas adaptações que emergem. A pesquisa parte de um sistema social educativo, a Escola VILA, de Fortaleza, no Ceará, buscando compreender seus Códigos Sociais Nucleares, como eles se manifestam nas condutas de seus membros e o alcance desses códigos e condutas, para além do sistema social da escola. As ações didáticas da Escola VILA ocorrem em cenários didáticos como os Laboratórios de Pomar, Horta, Carpintaria, Curral de animais, Jardim, Tecnologias Alternativas e Manutenção e as Aulas Integradas de Corpo, Teatro, Artes, Artesanato e Música, do Infantil 1 ao 9o. ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada a partir da formação de Grupos Etnofocalizados, da realização de entrevistas etnonarradas e de questionário eletrônico, com diferentes atores da pesquisa: alunos, professores, membros da equipe técnico pedagógica e familiares de alunos. Buscou-se estabelecer uma sistemática de triangulação entre diferentes corpora. Foi utilizado o software de código aberto IRaMuTeQ para processamento das compreensões dos atores da pesquisa e geração de gráficos de Similitude, de Classificação Hierárquica Decrescente e de Análise Fatorial de Correspondências. Os resultados da pesquisa identificaram dezenove marcadores dos Códigos Sociais Nucleares da Escola VILA. Os marcadores foram encontrados nas compreensões dos atores da pesquisa a respeito de suas condutas no Sistema Social da Escola VILA e para além dele, influenciando as rotinas de seus lares, algumas condutas comuns nos condomínios onde vivem, nas casas de seus familiares mais próximos, seus locais de trabalho e até definições de opção de moradia, de tipos de profissão e de estudos de pós- graduação. Os Sistemas Sociais Educativos, por meio da simbiose social que realizam, podem ser potentes agentes de transformação de realidades socioambientais.


Abstract:
La tesis propone el concepto de Códigos Sociales Nucleares como un conjunto de códigos compartidos, subyacentes en el ámbito lingüístico y en la coordinación del comportamiento de un dado sistema social. Los Sistemas Sociales Educativos tienen, además del currículum expreso y del currículum oculto, códigos curriculares subyacentes a los escenarios y “actos de currículo” que constituyen el cotidiano escolar. Compartiendo códigos sociales nucleares comunes, los miembros de un sistema social construyen un mundo compartido de significados. Los sistemas sociales realizan simbiosis entre sí en un flujo continuo de información, códigos y comportamientos sociales desde el intercambio y de la intersección de los miembros de diferentes sistemas. Los procesos de simbiosis entre los sistemas sociales desencadenan crisis como gatillo para nuevos estados de equilibrio y nuevas adaptaciones. Algunos autores apuntan las crisis en sistemas sociales como momentos propicios para nuevas adaptaciones que emergen. La investigación parte de un sistema social educativo, la Escola VILA, en Fortaleza, Ceará, buscando comprender sus códigos nucleares sociales tal como se manifiestan en las conductas de sus miembros y el alcance de estos códigos y conductas, para más allá del sistema social de la escuela. Las acciones didácticas de la Escola VILA se producen en escenarios didácticos, tales como Laboratorios de Huerto, Huerta, Carpintería, Animales, Jardín, Mantenimiento y Tecnologías Alternativas y Clases Integradas de Cuerpo, Teatro, Arte, Artesanía y Música, para Niños de 1 año hasta el nono año de la escuela primaria. La investigación se realizó a partir de la formación de Grupos Etnofocalizados, la realización de entrevistas etnonarradas y de cuestionario electrónico, con diferentes actores de la investigación: estudiantes, profesores, miembros del personal de la enseñanza técnica y las familias de los estudiantes. Hemos tratado de establecer un sistema de triangulación entre diferentes cuerpos. Se utilizó el software de código abierto IRaMuTeQ para el procesamiento de las comprensiones de los actores de la investigación generando gráficos de Similitud, de Clasificación Jerárquica Descendente e de Análisis  Factorial de Correspondencias. Los resultados de la investigación identificaron diecinueve marcadores de Códigos Sociales Nucleares de la Escola VILA. Los marcadores fueron encontrados en las compresiones de los actores de la investigación con respecto a sus conductas en el Sistema Social de Escola VILA y mas allá, influyendo en las rutinas de sus hogares, algunos comportamientos comunes en los condominios donde viven, en las casas de sus familiares directos, su los lugares de trabajo e incluso las definiciones de sus opciones de vivienda, de tipos de profesiones y de estudios de posgrado. Los Sistemas Sociales Educativos mediante la realización de simbiosis social pueden ser poderosos agentes de transformación de realidades sociales y ambientales.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
NASCIMENTO, PATRICIA LIMAVERDE. CURRÍCULO ECOSSISTÊMICO E MUTAÇÕES DE SISTEMAS SOCIAIS: TEOR E ALCANCE DOS CÓDIGOS SOCIAIS CURRICULARES DA ESCOLA VILA DE FORTALEZA-CE . 2014. 297 f. Tese (Doutorado em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 17 de abril de 2024

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