CURRÍCULO ECOSSISTÊMICO E MUTAÇÕES DE SISTEMAS SOCIAIS: TEOR E ALCANCE DOS CÓDIGOS SOCIAIS CURRICULARES
DA ESCOLA VILA DE FORTALEZA-CE
Autor(es):
NASCIMENTO, PATRICIA LIMAVERDE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2014
Resumo:
Referência: NASCIMENTO, Patricia Limaverde. Currículo ecossistêmico e mutações de sistemas sociais: teor e
alcance dos códigos sociais curriculares da Escola
VILA de Fortaleza-CE. 2014. 296 fl. Tese de doutorado (Programa de Pós-Graduação
em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
A tese propõe o conceito de Códigos Sociais Nucleares como
o conjunto de códigos sociais compartilhados, subjacentes ao domínio
linguístico e às coordenações de conduta de um determinado sistema social. Os
sistemas sociais educativos possuem, para além do currículo expresso e do
currículo oculto, códigos curriculares subjacentes aos cenários e aos atos de
currículo que constituem o cotidiano escolar. Comungando códigos sociais
nucleares, os membros de um sistema social constroem um mundo de significância compartilhado.
Sistemas Sociaisrealizam simbiose
entre si, num fluxo contínuo de informações, códigos sociais e condutas a partir do intercâmbio e da interseção de
membros de diferentes sistemas. Os processos de simbiose entre sistemas sociais
desencadeiam crises possibilitando novas reequilibrações e adaptações. Alguns
autores apontam as crises em sistemas sociais como momentos propícios à novas
adaptações que emergem. A pesquisa parte de um sistema social educativo, a
Escola VILA, de Fortaleza, no Ceará, buscando compreender seus Códigos Sociais
Nucleares, como eles se manifestam nas
condutas de seus membros e o alcance desses códigos e condutas, para além do
sistema social da escola. As ações didáticas da Escola VILA ocorrem em cenários
didáticos como os Laboratórios de Pomar, Horta, Carpintaria, Curral de animais,
Jardim, Tecnologias Alternativas e Manutenção e as Aulas Integradas de Corpo,
Teatro, Artes, Artesanato e Música, do Infantil 1 ao 9o. ano do Ensino Fundamental. A
pesquisa foi realizada a partir da formação de Grupos Etnofocalizados, da
realização de entrevistas etnonarradas e de questionário eletrônico, com
diferentes atores da pesquisa: alunos, professores, membros da equipe técnico
pedagógica e familiares de alunos. Buscou-se estabelecer uma sistemática de triangulação entre
diferentes corpora. Foi utilizado o software de código aberto IRaMuTeQ para
processamento das compreensões dos atores da pesquisa e geração de gráficos de
Similitude, de Classificação Hierárquica Decrescente e de Análise Fatorial de
Correspondências. Os resultados da pesquisa identificaram dezenove marcadores
dos Códigos Sociais Nucleares da Escola VILA.
Os marcadores foram encontrados nas compreensões dos atores da pesquisa
a respeito de suas condutas no Sistema Social da Escola VILA e para além dele, influenciando as rotinas de seus
lares, algumas condutas comuns nos condomínios onde vivem, nas casas de seus
familiares mais próximos, seus locais de trabalho e até definições de opção de
moradia, de tipos de profissão e de estudos de pós- graduação. Os Sistemas
Sociais Educativos, por meio da simbiose social que realizam, podem ser
potentes agentes de transformação de realidades socioambientais.
Abstract:
La tesis propone el concepto de
Códigos Sociales Nucleares como un conjunto de códigos compartidos, subyacentes
en el ámbito lingüístico y en la coordinación del
comportamiento de un dado sistema social. Los Sistemas Sociales Educativos
tienen, además del currículum expreso y del currículum oculto, códigos
curriculares subyacentes a los escenarios y “actos de currículo” que
constituyen el cotidiano escolar. Compartiendo códigos sociales nucleares
comunes, los miembros de un sistema social construyen un mundo compartido de
significados. Los sistemas sociales realizan simbiosis entre sí en un flujo
continuo de información, códigos y comportamientos sociales desde el
intercambio y de la intersección de los miembros de diferentes sistemas. Los
procesos de simbiosis entre los sistemas sociales desencadenan crisis como
gatillo para nuevos estados de equilibrio y nuevas adaptaciones. Algunos
autores apuntan las crisis en sistemas sociales comomomentos propicios
para nuevas adaptaciones que emergen. La investigación parte de un sistema
social educativo, la Escola VILA, en Fortaleza, Ceará, buscando comprender sus
códigos nucleares sociales tal como se manifiestan en las conductas de sus miembros y el alcance de estos códigos y
conductas, para más allá del sistema social de la escuela. Las acciones
didácticas de la Escola VILA se producen en escenarios didácticos, tales como
Laboratorios de Huerto, Huerta, Carpintería, Animales, Jardín, Mantenimiento y
Tecnologías Alternativas y Clases Integradas de Cuerpo, Teatro, Arte, Artesanía
y Música, para Niños de 1 año hasta el nono año de la escuela primaria. La
investigación se realizó a partir de la formación
de Grupos Etnofocalizados, la realización de entrevistas etnonarradas y de cuestionario electrónico, con
diferentes actores de la investigación: estudiantes, profesores, miembros del
personal de la enseñanza técnica y las familias de los estudiantes. Hemos
tratado de establecer un sistema de triangulación entre diferentes cuerpos. Se utilizó el software de
código abierto IRaMuTeQ para el procesamiento de las comprensiones de los
actores de la investigación generando gráficos de Similitud, de Clasificación
Jerárquica Descendente e de AnálisisFactorial de Correspondencias. Los resultados de la investigación
identificaron diecinueve marcadores de Códigos Sociales Nucleares de la Escola
VILA. Los marcadores fueron
encontrados en las compresiones de los actores de la investigación con respecto a sus conductas en el Sistema
Social de Escola VILA y mas allá, influyendo en las rutinas de sus hogares,
algunos comportamientos comunes en los condominios donde viven, en las casas de
sus familiares directos, su los lugares de trabajo e incluso las definiciones
de sus opciones de vivienda, de tipos de profesiones y de estudios de posgrado.
Los Sistemas Sociales Educativos mediante la realización de simbiosis social
pueden ser poderosos agentes de transformación de realidades sociales yambientales.
Tipo do Trabalho:
Tese
Referência:
NASCIMENTO, PATRICIA LIMAVERDE. CURRÍCULO ECOSSISTÊMICO E MUTAÇÕES DE SISTEMAS SOCIAIS: TEOR E ALCANCE DOS CÓDIGOS SOCIAIS CURRICULARES
DA ESCOLA VILA DE FORTALEZA-CE
. 2014. 297 f. Tese (Doutorado em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 17 de abril de 2024
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