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Repositório Institucional - UECE
Título:
INSTITUTO BOM PASTOR – FORTALEZA/CEARÁ: heterotopia, educação corretiva, autobiografia e memória

Autor(es):
VASCONCELOS, ANA LÚCIA DA SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
Esta tese buscou compreender mediante a perspectiva da heterotopia e da educação corretiva,
como foi configurada a prática educativa, realizada através de correção e moralização
apreendidas pelas moças-mães solteiras, na cidade de Fortaleza, quando recolhidas à instituição
criada para este fim denominada Instituto Bom Pastor. Essa entidade realizava trabalhos
filantrópicos e era dirigida pelas religiosas da Congregação de Nossa Senhora da Caridade do
Bom Pastor. Tinha como missão abrigar jovens solteiras que incorriam no ato de engravidar
sem o casamento. Pela carência de fontes escritas, recorremos às narrativas de Francisca Maria
dos Santos (Dona Chiquinha) sobre o período que fora interna e cozinheira na referida
instituição. A sua história de vida é considerada nesta pesquisa a principal fonte de investigação
sobre o Instituto Bom Pastor. Os termos “correção e moralização” são entendidos neste estudo
como o aprendido que visa a ser praticado, e que é inculcado no comportamento das pessoas. A
ideia do poder sobre si exercido a partir do interior é importante para a compreensão das
práticas educativas, iniciadas em Fortaleza, a partir da segunda metade do século XIX e que, de
certa forma, em muitas dessas instituições, perduraria após a II Guerra Mundial. É por isso que
considero o Instituto Bom Pastor como lugar onde se desenvolve uma Heterotopia (aglutinação
de hetero = outro + topia = espaço). Foucault usa o termo heterotopia para descrever espaços
que têm múltiplas camadas de significação ou de relações a outros lugares e cuja complexidade
não pode ser vista imediatamente. Neste caso, utilizo o conceito de heterotopia de desvio e de
purificação, entendida como espaço que estão isolados e impenetráveis ao público sem
permissão, usados para a purificação, seja por motivos religiosos, corretivos ou higiênicos.

Abstract:
This thesis seeks to understand through the perspective of heterotopia and remedial education,
as set educational practice, performed by correcting and moralizing seized by single
women-mothers, in Fortaleza, collected when the institution created for this purpose called
Good Institute pastor. This entity performed charity work and was directed by the religious of
the Congregation of Our Lady of Charity of the Good Shepherd. Mission was to house single
young people that bore the act of getting pregnant without marriage. By the lack of written
sources, resort to narratives of Maria Francisca Santos (Dona Chiquinha) over the period out
internal and cook in that institution. His life story is considered in this research the main source
of research on the Good Shepherd Institute. The terms "correction and moralization" are
understood as learned in this study that aims to be practiced, and that is instilled in people's
behavior. The idea of power exercised over themselves from the inside is important for the
understanding of educational practices, initiated in Fortaleza, from the second half of the
nineteenth century and, in some ways, in many of these institutions would endure after World
War II . That is why I consider the Good Shepherd Institute as a place where one develops a
heterotopia (agglutination hetero = other + topia = space). Foucault uses the term heterotopia to
describe spaces that have multiple layers of meaning or relationships to other places and whose
complexity can not be seen immediately. In this case, I use the concept of heterotopia of
deviance and purification, understood as a space that is isolated and impenetrable to the public
without permission, used for purification, whether for religious, remedial or hygienic reasons.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
VASCONCELOS, ANA LÚCIA DA SILVA. INSTITUTO BOM PASTOR – FORTALEZA/CEARÁ: heterotopia, educação corretiva, autobiografia e memória. 2014. 154 f. Tese (Doutorado em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

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