DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA
SOBRE CÂNCER INFANTOJUVENIL
Autor(es):
OLIVEIRA, ROSELENE SOARES DE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2016
Resumo:
As tecnologias educativas constituem instrumento facilitador do processo ensinoaprendizagem, promovendo o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para o cuidado. Objetivou-se desenvolver e validar uma cartilha educativa sobre câncer infantojuvenil. Trata-se de um estudo metodológico ancorado nos pressupostos adaptados de Echer (2005). O estudo foi desenvolvido em três etapas. Na primeira etapa, foram realizadas quatro estratégias participativas (oficinas) para o conhecimento das demandas educacionais do público-alvo. Na sequência, foi realizado um levantamento bibliográfico, onde foram selecionadas 13 publicações sobre câncer do Ministério da Saúde do Brasil, bem como de outras relacionadas ao tema. Na segunda etapa, procedeu-se à elaboração textual da cartilha. A terceira etapa consistiu da validação de conteúdo e aparência junto a 23 juízes especialistas, sendo 11 de conteúdo, sete técnicos e cinco da área de design e marketing. O material ainda foi submetido a uma análise semântica com seis representantes do público-alvo, antes de partir para a validação final com 11 cuidadores. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), sob Parecer n.º 1.356.107. A cartilha intitulada “Como cuidar de crianças e adolescentes com câncer” foi elaborada de acordo com as recomendações de Doak, Doak e Root (1996), sendo dividida em 10 domínios. A versão preliminar da cartilha foi composta por 32 páginas e a final por 36 páginas. O Índice de Validade de Conteúdo (IVC) global da cartilha foi de 96,6% entre juízes de conteúdo e juízes técnicos. Entre os especialistas de design e marketing, a tecnologia educativa foi considerada como material superior (93,8%) e entre o público-alvo alcançou 100% como nível de concordância entre os cuidadores. Desse modo, conclui-se que a cartilha educativa constitui um material válido e confiável, com uma linguagem clara e objetiva, o qual pode ser utilizado como ferramenta na educação em saúde por qualquer profissional da equipe multiprofissional, podendo servir como fonte de apoio para os cuidadores para a resolução de dúvidas e aumento do conhecimento sobre a doença, favorecendo o empoderamento desses indivíduos e a adesão ao tratamento do câncer infantojuvenil. Descritores: Neoplasia. Educação em Saúde. Tecnologia Educacional.
Abstract:
Educational technologies are an instrument to facilitate the teaching-learning process, promoting the development of knowledge and care skills. The objective was to develop and validate an educational booklet about childhood cancers. This is a methodological study adapted based in assumptions Echer (2005). The study was developed in three stages. In the first stage, four participatory strategies (workshops) were performed to the knowledge of the educational demands of the target audience. Following, we conducted a literature survey, which were selected 13 publications on cancer of the Health Ministry of Brazil, as well as other related topic. In the second stage, it proceeded to the textual elaboration of guidelines. The third step was the validation of content and appearance with 23 expert judges, 11 content, seven technicians and five in the design and marketing. The material was also subjected to a semantic analysis with six representatives of the target audience, before the final validation with 11 caregivers. The project was approved by the Research Ethics Committee of the Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) under Opinion n.º 1.356.107. The booklet entitled "How to take care of children and adolescents with cancer" was prepared following Doak, Doak and Root (1996) recommendations, being divided into 10 domains. The initial primer consisted of 32 pages and the final by 36 pages. The overall Content Validity Index (CVI) of educational technology was 96.6% between content judges and technical judges. Among the design and marketing experts, educational technology was considered superior material (93.8%) and among the target audience reached 100% as agreement level among caregivers. Thus, it is concluded that the educational booklet is a valid and reliable material, with a clear and objective language, which can be used as a tool in health education for any professional multidisciplinary team and can serve as a source of support for the caregivers to solve doubts and increase knowledge about the disease, promoting the development of these individuals and adherence to treatment of the childhood cancer. Descriptors: Neoplasms. Health Education. Educational Technology.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
OLIVEIRA, ROSELENE SOARES DE. DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA
SOBRE CÂNCER INFANTOJUVENIL. 2016. 163 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1