Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA SOBRE CÂNCER INFANTOJUVENIL

Autor(es):
OLIVEIRA, ROSELENE SOARES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
As tecnologias educativas constituem instrumento facilitador do processo ensinoaprendizagem,
promovendo o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades
para o cuidado. Objetivou-se desenvolver e validar uma cartilha educativa sobre
câncer infantojuvenil. Trata-se de um estudo metodológico ancorado nos
pressupostos adaptados de Echer (2005). O estudo foi desenvolvido em três etapas.
Na primeira etapa, foram realizadas quatro estratégias participativas (oficinas) para o
conhecimento das demandas educacionais do público-alvo. Na sequência, foi
realizado um levantamento bibliográfico, onde foram selecionadas 13 publicações
sobre câncer do Ministério da Saúde do Brasil, bem como de outras relacionadas ao
tema. Na segunda etapa, procedeu-se à elaboração textual da cartilha. A terceira
etapa consistiu da validação de conteúdo e aparência junto a 23 juízes especialistas,
sendo 11 de conteúdo, sete técnicos e cinco da área de design e marketing. O
material ainda foi submetido a uma análise semântica com seis representantes do
público-alvo, antes de partir para a validação final com 11 cuidadores. O projeto foi
aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS),
sob Parecer n.º 1.356.107. A cartilha intitulada “Como cuidar de crianças e
adolescentes com câncer” foi elaborada de acordo com as recomendações de Doak,
Doak e Root (1996), sendo dividida em 10 domínios. A versão preliminar da cartilha
foi composta por 32 páginas e a final por 36 páginas. O Índice de Validade de
Conteúdo (IVC) global da cartilha foi de 96,6% entre juízes de conteúdo e juízes
técnicos. Entre os especialistas de design e marketing, a tecnologia educativa foi
considerada como material superior (93,8%) e entre o público-alvo alcançou 100%
como nível de concordância entre os cuidadores. Desse modo, conclui-se que a
cartilha educativa constitui um material válido e confiável, com uma linguagem clara
e objetiva, o qual pode ser utilizado como ferramenta na educação em saúde por
qualquer profissional da equipe multiprofissional, podendo servir como fonte de
apoio para os cuidadores para a resolução de dúvidas e aumento do conhecimento
sobre a doença, favorecendo o empoderamento desses indivíduos e a adesão ao
tratamento do câncer infantojuvenil.
Descritores: Neoplasia. Educação em Saúde. Tecnologia Educacional.

Abstract:
Educational technologies are an instrument to facilitate the teaching-learning
process, promoting the development of knowledge and care skills. The objective was
to develop and validate an educational booklet about childhood cancers. This is a
methodological study adapted based in assumptions Echer (2005). The study was
developed in three stages. In the first stage, four participatory strategies (workshops)
were performed to the knowledge of the educational demands of the target audience.
Following, we conducted a literature survey, which were selected 13 publications on
cancer of the Health Ministry of Brazil, as well as other related topic. In the second
stage, it proceeded to the textual elaboration of guidelines. The third step was the
validation of content and appearance with 23 expert judges, 11 content, seven
technicians and five in the design and marketing. The material was also subjected to
a semantic analysis with six representatives of the target audience, before the final
validation with 11 caregivers. The project was approved by the Research Ethics
Committee of the Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) under Opinion n.º 1.356.107.
The booklet entitled "How to take care of children and adolescents with cancer" was
prepared following Doak, Doak and Root (1996) recommendations, being divided into
10 domains. The initial primer consisted of 32 pages and the final by 36 pages. The
overall Content Validity Index (CVI) of educational technology was 96.6% between
content judges and technical judges. Among the design and marketing experts,
educational technology was considered superior material (93.8%) and among the
target audience reached 100% as agreement level among caregivers. Thus, it is
concluded that the educational booklet is a valid and reliable material, with a clear
and objective language, which can be used as a tool in health education for any
professional multidisciplinary team and can serve as a source of support for the
caregivers to solve doubts and increase knowledge about the disease, promoting the
development of these individuals and adherence to treatment of the childhood
cancer.
Descriptors: Neoplasms. Health Education. Educational Technology.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
OLIVEIRA, ROSELENE SOARES DE. DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA SOBRE CÂNCER INFANTOJUVENIL. 2016. 163 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1