Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE QUÍMICA DA UECE: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autor(es):
BATISTA, GISELE GOMES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
A monitoria acadêmica desempenha um papel primordial na formação complementar dos graduandos, sendo um dos seus objetivos iniciais, contribuir com a melhoria do ensino por intermédio do aluno-monitor, que media a relação professor-aluno e participa de planejamentos e atividades que viabilizam novas estratégias e metodologias. Com a compreensão de que monitor necessita de assistência para que possa vivenciar verdadeiramente o exercício da docência e assim cooperar diretamente no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, o presente estudo tem como objetivo avaliar a participação dos discentes-monitores do curso de Licenciatura em Química na Universidade Estadual do Ceará a respeito da colaboração na aprendizagem dos alunos. Com tal finalidade, adotou-se a pesquisa descritiva exploratória, que teve, como instrumento de coleta de dados, formulários eletrônicos destinados a monitores, professores e estudantes atendidos pelas monitorias. Os dados coletados foram submetidos a análises, e seus resultados evidenciaram algumas insatisfações por parte dos alunos, que sugeriram que os monitores fossem mais acessíveis e que a atuação destes não se limitasse somente em atividades no laboratório. Constatou-se, que mesmo com tais insatisfações, prevaleceu a percepção de que a monitoria acadêmica é uma ferramenta fortalecedora do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Concluiu-se que a participação dos monitores se deu de forma satisfatória.
Palavras-chave: Monitoria. Melhoria do ensino. Assistência ao discente. Ensino e aprendizagem.

Abstract:
Academic monitoring plays a major role in the complementary formation of undergraduate students. One of its initial objectives is to contribute to the improvement of teaching through the student-monitor, which mediates the teacher-student relationship and participates in planning and activities that enable new strategies. And methodologies. With the understanding that the monitor needs assistance so that it can truly experience teaching and thus cooperate directly in the teaching and learning process of students, this study aims to evaluate the participation of student-monitors of the Degree in Chemistry course. At the State University of Ceará regarding collaboration in student learning. For this purpose, an exploratory descriptive research was adopted, which had, as a data collection instrument, electronic forms for monitors, teachers and students attended by the monitors. The collected data were subjected to analysis, and their results showed some dissatisfaction on the part of the students, which suggested that the monitors were more accessible and that their performance was not limited only to laboratory activities. It was found that even with such dissatisfactions, the perception prevailed that academic monitoring is a strengthening tool of the teaching and learning process of students. It was concluded that the participation of the monitors was satisfactory.
Keywords: Monitoring. Improvement of teaching. Assistance to the student. Teaching and learning.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
BATISTA, GISELE GOMES. AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE QUÍMICA DA UECE: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2019) – Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1