MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUINDO UM SONHO: A CAMINHO DO SABER
Autor(es):
ALVES, FERNANDA LUCINEIDE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
Construindo um sonho: a caminho do saber consiste em um memorial, ou seja, uma narrativa sobre a formação acadêmica que tem como objetivo principal discutir a importância de memórias, descrevendo vida pessoal, profissional e acadêmica, para a construção da identidade docente. Inicialmente apresenta a história de vida pessoal, seguida da experiência discente de cursar uma graduação pela modalidade de ensino Educação a Distância e por fim a construção da identidade docente, sendo que a partir da autoavaliação é possível correlacionar às vivências individuais com os saberes adquiridos por meio dos conteúdos programáticos e as experiências adquiridas no estágio. A metodologia adotada foi a narrativa autobiográfica que de acordo com Santos e Garms (2014) é uma pesquisa usada com o intuito de organizar e refletir sobre as aprendizagens, valorizando as subjetividades e a análise dos aspectos que auxiliam na construção do ser professora, promovendo uma reflexão da própria formação e das experiências. Os autores usados como referencial teórico foram Piaget (1983), Freire (2002), Vigotsky (1986), Pimenta e Lima (2006), Ferreiro e Teberoski (1991), Tardif (2002), entre outros. Conclui-se que ser docente é um processo permanente, no qual o educador precisa buscar novos conhecimentos para ressignificar sua prática de maneira crítica, pois ser professora caminha junto com o aprender e o ensinar. A escrita das memórias propiciou uma reflexão diante dos fatos lembrados, reescrevendo a própria historicidade com o intuito de descobrir as marcas da infância, da educação básica e das relações humanas que constitui ser professora a partir de um sentido pessoal, marcado pelas mudanças que sofremos no decorrer do tempo.
Palavras-chave: Memorial. Pedagogia. Identidade docente. Formação de professores.
Abstract:
Construyendo un sueño: en el camino del saber consiste en un memorial, es decir, una narrativa sobre la formación académica que tiene como objetivo principal discutir la importancia de memorias, describiendo vida personal, profesional y académica, para la construcción de la identidad docente. Inicialmente presenta la historia de vida personal, seguida de la experiencia discente de cursar una graduación por la modalidad de enseñanza Educación a Distancia y por fin a la construcción de la identidad docente, siendo que a partir de la autoevaluación es posible correlacionar a las vivencias individuales con los saberes adquiridos por medio de los contenidos programáticos y las experiencias adquiridas en la etapa. La metodología adoptada fue la narrativa autobiográfica que de acuerdo con Santos y Garms (2014) es una investigación usada con el intuito de organizar y reflexionar sobre los aprendizajes, valorizando las subjetividades y el análisis de los aspectos que auxilian en la construcción del ser profesora, promoviendo una reflexión de la propia formación y de las experiencias. En el caso de los autores de la novela, los autores que se utilizaron como referencial teórico fueron Piaget (1983), Freire (2002), Vigotsky (1986), Pimenta y Lima (2006), Ferreiro y Teberoski (1991), Tardif (2002), entre otros. Se concluye que ser docente es un proceso permanente, en el cual el educador necesita buscar nuevos conocimientos para resignificar su práctica de manera crítica, pues ser profesora camina junto con el aprender y enseñar. La escritura de las memorias propició una reflexión ante los hechos recordados, reescribiendo la propia historicidad con el propósito de descubrir las huellas de la infancia, de la educación básica y de las relaciones humanas que constituye ser profesora a partir de un sentido personal, marcado por los cambios que sufrimos durante el tiempo.
Palabrasclave: Memorial. Pedagogía. Identidad docente. Formación de profesores.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
ALVES, FERNANDA LUCINEIDE. MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUINDO UM SONHO: A CAMINHO DO SABER. 2018. 45 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 13 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1