Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUINDO UM SONHO: A CAMINHO DO SABER

Autor(es):
ALVES, FERNANDA LUCINEIDE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Construindo um sonho: a caminho do saber consiste em um memorial, ou seja, uma narrativa
sobre a formação acadêmica que tem como objetivo principal discutir a importância de
memórias, descrevendo vida pessoal, profissional e acadêmica, para a construção da
identidade docente. Inicialmente apresenta a história de vida pessoal, seguida da experiência
discente de cursar uma graduação pela modalidade de ensino Educação a Distância e por fim
a construção da identidade docente, sendo que a partir da autoavaliação é possível
correlacionar às vivências individuais com os saberes adquiridos por meio dos conteúdos
programáticos e as experiências adquiridas no estágio. A metodologia adotada foi a narrativa
autobiográfica que de acordo com Santos e Garms (2014) é uma pesquisa usada com o intuito
de organizar e refletir sobre as aprendizagens, valorizando as subjetividades e a análise dos
aspectos que auxiliam na construção do ser professora, promovendo uma reflexão da própria
formação e das experiências. Os autores usados como referencial teórico foram Piaget (1983),
Freire (2002), Vigotsky (1986), Pimenta e Lima (2006), Ferreiro e Teberoski (1991), Tardif
(2002), entre outros. Conclui-se que ser docente é um processo permanente, no qual o
educador precisa buscar novos conhecimentos para ressignificar sua prática de maneira
crítica, pois ser professora caminha junto com o aprender e o ensinar. A escrita das memórias
propiciou uma reflexão diante dos fatos lembrados, reescrevendo a própria historicidade com
o intuito de descobrir as marcas da infância, da educação básica e das relações humanas que
constitui ser professora a partir de um sentido pessoal, marcado pelas mudanças que sofremos
no decorrer do tempo.  
 
Palavras-chave: Memorial. Pedagogia. Identidade docente. Formação de professores.     

 

 

 

Abstract:
Construyendo un sueño: en el camino del saber consiste en un memorial, es decir, una
narrativa sobre la formación académica que tiene como objetivo principal discutir la
importancia de memorias, describiendo vida personal, profesional y académica, para la
construcción de la identidad docente. Inicialmente presenta la historia de vida personal,
seguida de la experiencia discente de cursar una graduación por la modalidad de enseñanza
Educación a Distancia y por fin a la construcción de la identidad docente, siendo que a partir
de la autoevaluación es posible correlacionar a las vivencias individuales con los saberes
adquiridos por medio de los contenidos programáticos y las experiencias adquiridas en la
etapa. La metodología adoptada fue la narrativa autobiográfica que de acuerdo con Santos y
Garms (2014) es una investigación usada con el intuito de organizar y reflexionar sobre los
aprendizajes, valorizando las subjetividades y el análisis de los aspectos que auxilian en la
construcción del ser profesora, promoviendo una reflexión de la propia formación y de las
experiencias. En el caso de los autores de la novela, los autores que se utilizaron como
referencial teórico fueron Piaget (1983), Freire (2002), Vigotsky (1986), Pimenta y Lima
(2006), Ferreiro y Teberoski (1991), Tardif (2002), entre otros. Se concluye que ser docente
es un proceso permanente, en el cual el educador necesita buscar nuevos conocimientos para
resignificar su práctica de manera crítica, pues ser profesora camina junto con el aprender y
enseñar. La escritura de las memorias propició una reflexión ante los hechos recordados,
reescribiendo la propia historicidad con el propósito de descubrir las huellas de la infancia, de
la educación básica y de las relaciones humanas que constituye ser profesora a partir de un
sentido personal, marcado por los cambios que sufrimos durante el tiempo.

 

Palabrasclave: Memorial. Pedagogía. Identidad docente. Formación de profesores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
ALVES, FERNANDA LUCINEIDE. MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUINDO UM SONHO: A CAMINHO DO SABER. 2018. 45 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 13 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1