Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
SIMULANDO CIRCUITOS ELÉTRICOS COM O SOFTWARE PHET COMO FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autor(es):
SENA, JOSÉ FERREIRA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Neste trabalho apresentamos um produto educacional, desde sua elaboração, sua aplicação e avaliação para um grupo total de 30 alunos de ensino médio na modalidade supletiva, encontrados em cinco CEJAS distintos na cidade de Fortaleza, Ceará. Observou-se a aceitação dos novos conceitos avaliativos propostos, os ganhos que estes conceitos proporcionam bem como a viabilidade de aplicação do produto educacional neste segmento da rede pública do Estado do Ceará. O referido produto educacional contempla conceitos elementares de circuitos elétricos e propõe a utilização do simulador de circuitos elétricos PHET, para que o aluno se envolva no processo prático de montagem e, assim, perceba quais componentes são necessários, sua utilidade e como mensurá-los. O trabalho é orientado na perspectiva de Marco Antônio Moreira e Paulo Freire adaptada à realidade tecnológica atual em que os estudantes se encontram. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram a viabilidade de aplicação deste produto educacional.
Palavras-chave: Ensino de Física. Educação de Adultos. Phet. Circuitos Elétricos.

Abstract:
In this work we present an educational product, from its elaboration, its application and evaluation to a total group of 30 high school students in the supplementary modality, found in five distinct CEJAS in the city of Fortaleza, Ceará. The acceptance of the proposed new evaluation concepts. The gains that these concepts provide as well as the feasibility of applying the educational product in this segment of the public network of the State of Ceará. The said educational product contemplates elementary concepts of electrical circuits and proposes the use of the PHET electric circuit simulator, so that the student gets involved in the practical process of assembly and, thus, to know what components are necessary, their usefulness and how to measure them. The work is oriented in the perspective of Marco Antônio Moreira and Paulo Freire adapted to the current technological reality in which the students meet. The results obtained in this study demonstrate the viability of applying this educational product.
Keywords: Physics Teaching. Adult Education. Phet. Electric circuits.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SENA, JOSÉ FERREIRA DE. SIMULANDO CIRCUITOS ELÉTRICOS COM O SOFTWARE PHET COMO FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1