Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PESQUISA E REFLEXÃO

Autor(es):
AQUINO, ALESSANDRA ALEXANDRINO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
O desenvolvimento da ciência nas últimas décadas proporcionou avanços em uma área do
conhecimento que modificou a escala a partir da qual percebemos o mundo, esta área denominase
Nanociência. De natureza interdisciplinar, caracteriza-se por gerar opiniões divergentes quanto
aos benefícios e os riscos das suas aplicações. Diante da relevância do tema, surgiu o desafio de
promover um trabalho de divulgação científica do tema, Nanociência e Nanotecnologia, nas
escolas. O trabalho almeja contribuir com o debate sobre alguns tópicos de Física Contemporânea
em sala de aula. Para isso, procurou-se trabalhar, através de atividades complementares, a
introdução dos conceitos básicos e das aplicações do tema Nanociência e Nanotecnologia, de
modo a tornar esses temas dotados de significados para o aluno e a promover dessa forma uma
alfabetização científica. Inicialmente foi realizado um estudo de caso com o objetivo de avaliar o
conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. A análise quantitativa das respostas obtidas no
estudo de caso indicou a falta de conhecimento dos alunos sobre o tema, tornando evidente a
necessidade da realização de atividades complementares as de sala de aula para divulgar o tema
Nanociência e Nanotecnologia. A metodologia consistiu inicialmente na elaboração da cartilha
“Compreendendo o mundo nano: o que é Nanociência e Nanotecnologia? ”, como produto
educacional do MNPEF. Em seguida, o projeto teve como culminância a apresentação do produto
aos alunos, na visualização de vídeos e na aplicação dos questionários pré-produto e pós-produto.
A análise comparativa dos resultados estatísticos referentes aos questionários aplicados antes e
depois da leitura da cartilha, indicou que os alunos ampliaram seus conhecimentos sobre o tema e
reconheceram a presença da Nanotecnologia em seu dia-a-dia, o que permite concluir que as
atividades de divulgação do tema contribuíram significativamente para o desenvolvimento
cognitivo dos discentes, resultando na obtenção de conhecimento sobre as aplicações e
implicações da Nanotecnologia no desenvolvimento de novas tecnologias.
Palavras-chave: Nanociência. Nanotecnologia. Ensino Médio.

Abstract:
The development of science in recent decades has provided advances in an area of knowledge
that changed the scale from which we perceived the world. This particular area is called
Nanoscience. The interdisciplinary nature characterized as generating diverging opinions on
the benefits and risks of their applications. It is known as nanotechnology as well. It is also
given the relevance of this subject, coming as a challenge of popularizing this science study
theme, such as the Nanoscience and the Nanotechnology in High Schools. The study aims to
contribute to the debate on some topics in Contemporary Physics with the students in High
Schools. Therefore, we tried to work through-out the complementary activities, the
introduction of the basic concepts and the theme applications of Nanoscience and
Nanotechnology as well, in order to make these aforesaid subjects endowed with a meaning
for the students, thus, promoting scientific literacy. Hence, a case study was initially carried
out in order to evaluate the prior knowledge of students in these aforementioned special
subjects. The quantitative analysis of the responses duly obtained in the case studies, indicated
the lack of knowledge in students on the above subject matters, making clear the need to carry
out further activities in the High School classrooms with the purpose to promote the themes of
Nanoscience and Nanotechnology. The methodology consisted initially in the preparation of a
booklet "Understanding the nanoworld: What is nanoscience and nanotechnology?", as an
Educational MNPEF product. Thereafter, the end result of this project was to become the
culmination to be presented for the students in order to view the videos and questionnaires
before and after the implementation of the said product. The comparative analysis in the
statistical results of the questionnaires, before and after the reading, indicated that students
expanded their knowledge on the subjects and acknowledged the presence of Nanotechnology
in their day to day affairs. Therefore, this leads to the conclusion that the theme of these
outreaches activities, contributed significantly to the cognitive development of students,
resulting in the knowledge about the applications and implications of the nanotechnology in
the development of new technologies.
Key-words: Nanoscience. Nanotechnology. High school.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
AQUINO, ALESSANDRA ALEXANDRINO. NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PESQUISA E REFLEXÃO. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1